quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Resenhistas e autores

 


 Tive uma conversa com uma colega resenhista e decidi ocultar a sua identidade e a da obra em questão.
Temos críticos literários que simplesmente fazem resenhas bonitinhas apenas porque foram pagos e esquecem-se do que sentiram ao ler o livro. Perderam-se no meio da análise. Talvez possa se chamar de "vendidos" (o nome parece ofensivo).

 Depois há outros que têm medo de fazer análises negativas porque o autor vai saber.

 Mas eu pergunto: A resenha é para o autor? A resenha é vista como um presente? Algo para "afagar o ego" de quem escreveu?

 Pelo que sei, uma análise crítica é para o público alvo, para o leitor, para o potencial conhecedor da obra, para "chamar" público, para dar a conhecer. Se fosse para o autor, teríamos dado feedback como leitores, e não seríamos pagos para divulgar uma análise sobre personagens, enredo, diálogos e afins.

 Esta minha colega resenhista teve a identidade ocultada, não porque ela veio dizer que foi paga e teve algum receio de publicar uma análise negativa, mas porque ela faz parte do grupo de profissionais que ao serem pagos sentem-se com pouco "sangue frio" de anunciarem algo negativo.

 E se a autora em questão sentir-se ofendida com alguma frase da resenha, a treta literária vem e a obra será divulgada algures... Porque isso sempre acontece. Era só mais uma "bruxa a queimar na fogueira"... É o que dizem.

Indo para outro assunto dentro deste tema: Tenho colegas críticos literários que deixam avaliação negativa em livros de autores independentes na Amazon.

 Não, não estou chocada. Sei que tenho coleguinhas que influenciam esta "savana" chamada mundo literário. Avaliação negativa não derruba ranking. O que sobe um livro é venda, leitura e download. Obviamente, tenho coleguinhas que se dizem críticos literários, mas que não sabem escrever nem um prefácio e saem por aí na Amazon a atirarem notas 1 em vários livros. Eu durante 13 anos enquanto crítica literária nunca avaliei um livro na Amazon.

 Primeiro façam uma crítica de jeito e depois falamos, colegas! As vossas "análises" não valem um centavo. E parem de ser seletivos com o amiguinho que lançou livro há pouco tempo e têm que falar bem, mas tem um enredo pobre. Ou se foram pagos para isso. Mas desta última parte nem vou falar, porque devem saber o nível baixo com que são vistos.

 Eu posso ter um milhão de defeitos, mas durante 13 anos em que estou a "trabalhar" como crítica literária algo que sempre tentei ser foi ser respeitosa com a obra, o que é o MÍNIMO para quem quer escrever resenhas.

 Tenham respeito pelos livros, se realmente gostam de livros.

 O meio literário é uma savana! E tem quem consegue fugir pelos pingos da chuva... Ou não.

 "Ah, vou afastar-me do meio literário, as pessoas são más neste meio" - Disse a plagiadora opressora há um mês. Hoje há mais uma virgem e mais um CEO. Quem copiou agora? A Maria da esquina? "Se der problema, coloco a culpa nos críticos literários".

 Hipocrisia!

 "A Diana Pinto vai se achar agora no Facebook só porque um crítico literário foi lá arranjar treta literária. Deve achar que é amiga de escritor, mas só é resenhista".

 Colegas, eu escrevo desde 2006, mas o povo conhece-me como crítica literária desde 2009 devido a uma crítica negativa que fiz ao primeiro livro da Saga Crepúsculo. Publiquei dois livros e o último foi em 2017. Faz 5 anos neste 2022. Hoje já nem se lembram que eu escrevo. Mas acham que eu estou preocupada?

 Se eu quiser ser paga por algum escritor para fazer alguma análise literária, eu sei que serei paga porque gosta do meu trabalho. Pelo menos, eu posso dizer que passo confiança, algo que com alguns dos meus colegas que se dizem críticos literários, o envio de um PDF é do autor perder o coração. O povo percebe que algumas vezes são os resenhistas quem passam livros em PDF em grupos na Internet. Até parece que ninguém sabe...

 Estou bem, não se preocupem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.