Olá, Pessoal! Aqui têm mais uma dica.
Muitas vezes vocês necessitam em certos momentos da vossa história de construir uma notícia dada por algum jornalista ou colocada num jornal. Geralmente os escritores de policial necessitam disso para fazer algum suspense, mas, muitas vezes, a notícia não sai como desejada.
Uma maneira muito simples de escrever uma notícia é responder às seguintes perguntas:
O quê?
Quem?
Quando?
Como?
Onde?
Porquê?
Estas são as perguntas fundamentais para uma notícia.
Vamos a um exemplo:
O quê? (o que aconteceu) "Uma mulher morta devido a violência doméstica".
Quem? "Sofia Alexandra, uma mulher de 27 anos".
Quando? "Dia vinte de Março, às vinte e duas horas e três minutos".
Como? Não deve ser dado no primeiro parágrafo (se estiver num jornal) ou em primeiro lugar num canal de notícias. (Por isso mesmo alguns escritores "esquecem" desta questão para provocar mais suspense no leitor).
Onde? "Em casa do casal, na cidade de Y, na rua X".
Porquê? "Porque o companheiro estava embriagado".
Depois de dado o exemplo, vamos juntar as respostas para formar o primeiro parágrafo da notícia, escrito no jornal ou falado pelo jornalista. "Houve mais uma vitima de violência doméstica no passado dia vinte de Março, por volta das vinte e duas horas e três minutos. Sofia Alexandra, de 27 anos, foi encontrada morta na casa que partilhava com o companheiro na cidade de Y, na rua X. Ao que tudo indica, o companheiro estava embriagado."
O seguinte parágrafo conta todos os detalhes do que aconteceu e possíveis declarações dos vizinhos do casal (geralmente nas histórias este segundo parágrafo não é revelado no momento, pois desvenda os pormenores do caso).
No final, é só encontrar um título criativo e original para a notícia. Precisa de chamar a atenção das pessoas. Após feito isto, a notícia estará completa!
Mais dicas em breve.
Oi, Diana.
ResponderEliminarNotícias são algo que eu estou sempre retransmitindo em meu blog, e tento imitar a forma como os telejornais e os jornais impressos fazem, e utilizando palavras que os jornalistas e o pessoal da tevê em geral, atores/atrizes, apresentadores e etc, costumam usar. Até porque, Comunicação Social é uma faculdade que um dia eu gostaria de ter em meu currículo. Então já vou treinando e tentando ser uma boa comunicadora desde agora. Não que eu queira ser uma jornalista exatamente. Não quero, não. Pretendia me habilitar em Audiovisual (Cinema/Rádio e TV) ou em Publicidade e Propaganda. Sendo a última a mais provável.
Valeu pela postagem! 😉
💌💕