domingo, 14 de agosto de 2022

"Afim" ou "A fim de"

 Olá, Pessoal! 

 Os escritores brasileiros costumam usar muito a palavra "afim", no entanto alguns erram ao tentar empregar a palavra.


 "Afim" é uma palavra que significa afinidade.

 Exemplos: "Eu estou afim dela" - Ele gosta de uma jovem por amor. ; "Eles convidaram os amigos, parentes e afins".

 No entanto, a palavra também pode designar algo próximo. "A Maria e a Luísa são pessoas muito afim de ir ao cinema" - Querem/desejam ir ao cinema juntas.

  "A fim" já é uma palavra que significa uma ação por parte de alguém, uma intenção de que quer fazer algo.

 Exemplo: "Estou a fim de ir às compras" - Ela deseja ir às compras.

 Espero que tenham entendido. Em breve, outras dicas.

1 comentário:

  1. Oi, Diana.
    Parônimas e homônimas foram algo com o qual eu tive bastante dificuldade durante o começo da revisão do meu primeiro livro; então tive que estudar essa parte da nossa Gramática para aprender e usar certinho no livro que eu estava revisando, nos próximos que eu revisaria e nos próximos que eu escreveria, e eu aprendi muito! Foi cansativo, mas também bem legal, bem divertido estudar essa parte do nosso idioma.
    Falando nisso, você trouxe ótimas dicas nessa postagem. Me fez relembrar também uma época maravilhosa da minha vida e da qual eu tenho/sinto certa saudade. 💕
    Tudo de bom para você! 💐🎈
    Beijo! 💋
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.