domingo, 14 de agosto de 2022

Autor completo = Bom/grande autor?

Olá, Pessoal! Termino a "saga" do autor completo.

 O autor tem que escrever o que ele quiser escrever, não é obrigado a escrever para todos os públicos. O autor merece ser original e a sua originalidade tem público. Pode não se identificar, mas o trabalho do escritor toca as pessoas. Se vier da alma. O escritor só precisa de ouvir o seu público, não importa o número. Podem ser 10, 20, ou 1 pessoa, mas o público tem as suas necessidades e se o escritor ouvi-lo, vai ter sucesso. Uma das coisas mais bonitas da arte é aliviar dores, portanto ouvir é importante.

 A imagem que dá do autor completo também pode levar as pessoas de certa forma a definirem talento e profissionalismo. Por um lado é bom, mas se for feito de forma saudável. O autor tem que se tratar como profissional, senão ninguém o trata. Tem que mostrar potencial, senão ninguém vai notá-lo. E o sucesso não é ganhar dinheiro, o sucesso não é ser divulgado e conhecido, o sucesso está na realização da própria pessoa e aqui reside a humildade, que é algo que quem acredita no autor completo tende a esquecer.

 "Ah, o autor completo é que é um grande/bom autor". Mas um bom autor só é bom se for completo? Ele tem que aprender tudo, conhecer tudo, chegar a todos os públicos para ser bom?

 Vamos para uma pequena explicação: Quando se trata de funções artísticas, a dimensão do teu trabalho quem dá é o público. Não se ensina a como ser "bom", não se ensina a como ser "grande". O público é o soberano. Aliás, estamos na época dos cancelamentos. O público é que sabe!

 Outra coisa que leva ao público são as redes sociais. São os locais onde o público mais chega até ao autor. Há quem fica triste com perda de seguidores, mas nem ligam. Há aqueles que respondem a cada seguidor com o maior respeito. E há aqueles que, mesmo com poucos seguidores, chegam até a receber um textão a dizer que se inspiram. Eu acho isso mais importante do que qualquer outra coisa. E faz da pessoa uma boa autora.

 O talento também é outra coisa interessante. Temos muita gente talentosa. São bons autores? Provavelmente sim, porque têm o talento. Mas, e tudo tem um mas, será que o talento não pode ser desenvolvido? Se uma pessoa tem talento, mas não o desenvolve, ela vai ficar parada. É tudo mais o fazer do que o talento, porque se a pessoa fazer, vai desenvolver a sua arte. Só o talento parado não vai valer de nada. Um bom autor pode não ter exatamente o talento, mas desenvolve a sua arte todos os dias. E isso faz a diferença.

2 comentários:

  1. Oi, Diana!
    Nossa!!! Você postou tanta coisa hoje (13 postagens!)! Depois eu passo aqui para ler com calma e comentar em cada uma delas. Principalmente nas de Gramática e com dicas de Gramática!
    Bom final de domingo!
    Aqui ainda é tarde, são 04:00 da tarde, quase 05:00. Está um lindo e quente dia de Sol com céu todo azul! Dia quente e ensolarado em pleno Inverno! :) Mas quem disse ou estabeleceu que os dias de Inverno precisam ser sempre nublados, tristes e frios? :)
    Até mais! 💌💕

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rose!
    Tinha aquelas dicas já em rascunho há algum tempo, decidi publicar tudo de uma vez.
    Eu prefiro dias mais frios, com um sol curtinho. Não gosto muito de calor. E quando chove escrevo mais.
    Boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.