quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Hífen, Travessão ou Traço?

 Olá, Pessoal! Neste post trago-vos outra dica.

 Será que conhecem todos os "traços"?


 Vamos começar com o Hífen! (-).
 O Hífen é o simples traço. Na escola, aprendemos que esse sinal é usado para ligar elementos de palavras compostas: Couve-flor, ex-professor e etcs.

 Também é usado para unir pronomes átonos¹ a verbos: Ofereceram-me, vê-lo-ei.

 Também, aprendemos na escola que podemos usá-lo para translinear e separar as palavras quando chegamos ao fim da linha.

 O hífen não é o mesmo que a meia-risca, nem que o travessão, nem que a subtração.

 A meia‐risca, maior, serve para ligar elementos em série (ex.: 1997 – 2006, ou A – Z, ou Lisboa – Porto).

 O travessão, muito maior, serve para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou expressões.

 O sinal de menos, menor, é usado na matemática para indicar a subtração de determinado número.

 Agora vamos falar sobre o Traço, (–) ou meia-risca. O traço é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números (1–10), letras (A–Z) ou outras, indicando ausência de intervalos na enumeração.

 Serve igualmente para unir palavras que tenham um nexo lógico (ex.: a viagem Lisboa–Porto). Esta opção é particularmente útil quando uma das palavras é composta e já tem hífens (ex.: Linda-a-Velha–Lisboa).

 E por fim, o Travessão. (—) O travessão é um sinal de pontuação utilizado para indicar o início de frases ou interlocuções. Dos sinais de pontuação é um dos mais utilizados, justamente pelo facto de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Dependendo da intenção de uso, o travessão pode ser usado para substituir outros sinais de pontuação, como parênteses, vírgulas e dois-pontos.

*

 ¹: Os pronomes pessoais átonos são também denominados de clíticos. As formas átonas do pronome pessoal ocorrem adjacentes ao verbo, podendo ocorrer em três posições: à esquerda do verbo (próclise), à direita do verbo (ênclise) ou no interior da forma verbal (mesóclise). As formas dos pronomes átonos são: me, te, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as, se. Os pronomes pessoais tónicos são os restantes: eu, tu, ele/ela, nós, vós, vocês, eles/elas; mim, ti, si.

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    Por aqui no Brasil nem tudo a gente aprende na escola. Nós é que temos que buscar aprender mais, tanto enquanto ainda estudamos, quanto depois que nos formamos. Mas também é um pouco compreensível que não aprendamos tudo na escola, porque não dá tempo de aprender tudo. Mas maior valor a conteúdos como esse deveria ser dado no lugar de nos ensinarem matérias que não terão tanto valor assim e de nada ou quase nada nos servirão no futuro. Aprendi sobre os sinais hífen, travessão e subtração. Mas o de meia-risca eu não aprendi. Outro que eu não sei muito bem como usar é o underline, mas esse parece ser um sinal mais de "última geração" ou que deve ser aprendido em aulas de Informática, por se tratar de um sinal mais usado no meio eletrônico.
    Eu pensava que era tudo a mesma coisa, a mesma medida de traço: hífen, subtração e meia-risca.
    Suas dicas foram ótimas, me ajudaram e vão me ajudar muito de agora em diante. Valeram muito. 💌💕

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.