domingo, 14 de agosto de 2022

Erros de português mais comuns

 Olá, Pessoal!

 Vou deixar aqui alguns erros de português mais comuns.


 Mal e Mau

 Indo para exemplos, mal é uma pessoa que não está bem, é o antónimo de "bem". Já mau é uma pessoa que não é boa, uma pessoa malvada. É muito comum ver este erro, principalmente para quem é do Brasil devido ao sotaque, já que as duas palavras soam muito semelhantes ao ouvido, diferente dos sotaques portugueses e angolanos, mas cada vez mais é necessário mudar isto.

 Mim e Eu

 É muito comum as pessoas trocarem o "mim" pelo "eu". Este é um erro grave. O mim não pratica ação, pois não é um sujeito.

 Exemplo incorreto: "Não tem nada que mim possa fazer."

 O correto seria: "Não há nada que eu possa fazer."

 Há e Atrás

 As duas palavras significam a mesma coisa, no entanto é comum ler frases que comecem assim: "Há alguns anos atrás..."

 O correto seria: "Há alguns anos...". Até porque há já significa passado.

 Há e À

 "Há" é uma palavra que significa existir/estar algo. "À" significa ir a algum lado.

 Mas e Mais

 A palavra mais significa quantidade, a palavra mas é um sinónimo de porém.

 "am" e "ão"

 Muitas pessoas trocam o "am" pelo "ão" na hora de escrever os verbos. O "am" é usado no pretérito, enquanto o "ão" é utilizado para representar o futuro.


 Espero ter ajudado. Até a um próximo post.

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    Sobre os vocábulos MAL e MAU, eu só não entendi se é mais comum ver o erro da troca entre as duas palavras vindas dos brasileiros ou dos portugueses e angolanos.

    Sobre o MIM, eu aprendi numa aula de Português em um curso que eu fiz anos atrás depois da escola que ele é corretamente usado no final da frase, por exemplo: "Traga aquela garrafa para mim.". No começo, no meio ou perto do fim antes da vírgula: "Traga aquela garrafa para mim, por favor.", "Para mim, ele é o culpado.". Eu quero dizer que não está errado utilizar o MIM em algumas frases, como algumas pessoas pensam, como a minha irmã mais velha mesmo, que disse que uma professora dela disse, lá em meados dos anos 90, que 'MIM está errado' e que "Mim não se escreve.", mas nem sempre está errado. :)

    Sobre HÁ e ATRÁS, também estaria correto dizer: "Alguns anos atrás.". Só que ou usa um termo (há alguns anos) ou usa outro (alguns anos atrás), os dois realmente não dá.

    E sobre o HÁ e o À. Tenho uma queixa não sobre essas duas palavrinhas monossílabas propriamente, mas entre a confusão que as pessoas fazem entre o Há, que indica tempo passado, e o A, que indica tempo futuro. É bem semelhante, mas não é a mesma coisa e até vi um post no facebook dias atrás numa página bem popular dedicada a ensinar português a respeito e repostei na minha linha do tempo com a legenda: "Para quem confunde Há com A vai essa dica!
    Esse erro envolvendo o HÁ, me lembra de outro erro envolvendo o verbo HAVER, que algumas pessoas quando querem dizer: "Nada a ver", acabam por escrever errado empregando o verbo haver nessa frase, ficando: "Nada haver".

    Quanto às outras duas últimas dicas, vejo pessoas também confundindo o uso entre as palavras dos dois casos, mas não tenho nada em especial para dizer em particular sobre elas.

    Vendo você postar essas dicas de escrita, de Gramática e etc, me deu uma saudade da época em que, lá no comecinho do meu blog, entre o primeiro e segundo ano dele, eu postava as minhas dicas de Gramática e de escrita... e parei de fazer, porque alguém criticou, dizendo que era indireta, porque eu havia apontado uns erros nuns textos dela, só que antes de conhecer essa pessoa eu já postava tais dicas no blog e até anunciei/divulguei que faria num grupo de escritores, entretanto, eu consegui provar pra ela que não foi indireta, mostrando os prints da divulgação que eu fiz no grupo e então parou de dizer isso, mas a mágoa por ter tirado conclusão precipitada sobre mim ficou; mas era bem desgastante também me dedicar a essa atividade. Quero voltar a fazer isso, tenho dois blogs criados pra postar esse conteúdo, mas com pouco tempo pra mexer na internet e tendo outros blogs e afazeres pra me dedicar esse desejo vai ficando parado, de lado.

    Obrigada pelas dicas.
    Um abraço. 💌💕

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.