Olá, Pessoal!
Hoje trago uma nova dica.
Se é escritor - seja amador ou profissional - a esta altura sabe da importância de fazer uma boa sinopse para atrair leitores, despertar interesse e mesmo manter-se fiel ao próprio plot. Então, deixo abaixo algumas dicas sobre como escrevê-la.
1. Jogue com palavras e imagens chave
Pegue papel e caneta e comece um brainstorm sobre os principais temas da sua narrativa. Depois que tiver pelo menos dez palavras, selecione três como as principais para o andamento do enredo. Então, faça um vision board - seja de papel ou no We Heart It - com imagens que te remetam instantaneamente à sua história e também às palavras que selecionou. Agora tem palavras que devem estar incluídas na sua sinopse e imagens que te inspiraram o suficiente para inserir o clima do seu trabalho nesse pequeno texto.
2. Compreenda o clima da sua História
O que eu chamo de "clima" da história também pode ser chamado de "aesthetic", no entanto, considero algo além disso. Enquanto aesthetic é um conjunto de padrões que são agradáveis aos olhos, o clima envolve muitas sensações e nele reside muitas vezes o apego do leitor à história. Muito mais que resumir, a sinopse deve dar uma amostra grátis das sensações que o leitor terá durante a história. Isso está inerente também ao género da sua história.
3. Reflita sobre o público alvo
O ideal é que se pense sobre o público alvo antes mesmo de começar a escrever a sua história, uma vez que isso deve estar aparente no seu conjunto textual como um todo. Na sua sinopse, é exatamente com o seu público que deve falar.
4. Escreva mais de uma sinopse
É possível apresentar uma história de mil maneiras possíveis, portanto, sinta-se a vontade para fazer quantas desejar. Fazer uma sinopse não é nenhum bicho de sete cabeças a partir do momento que a história está bem enraizada.
Oi, Diana!
ResponderEliminarA escrita da sinopse é algo no qual eu realmente tenho dificuldade, assim como eu tenho na escrita de contos. Eu e meus velhos problemas com os textos curtos. Embora eu me dê muito bem com os microcontos. E é exatamente o fato de poder escrever uma sinopse de 'mil maneiras' ou mais de uma sinopse sobre a mesma história que me pega.
Vou tentar colocar as suas dicas em prática para ver se eu melhoro nesse ponto.
Boa quinta-feira! 🌸🌸🌸