quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Como escrever uma boa sinopse?

 Olá, Pessoal!

 Hoje trago uma nova dica.


 Se é escritor - seja amador ou profissional - a esta altura sabe da importância de fazer uma boa sinopse para atrair leitores, despertar interesse e mesmo manter-se fiel ao próprio plot. Então, deixo abaixo algumas dicas sobre como escrevê-la.

 1. Jogue com palavras e imagens chave
 Pegue papel e caneta e comece um brainstorm sobre os principais temas da sua narrativa. Depois que tiver pelo menos dez palavras, selecione três como as principais para o andamento do enredo. Então, faça um vision board - seja de papel ou no We Heart It - com imagens que te remetam instantaneamente à sua história e também às palavras que selecionou. Agora tem palavras que devem estar incluídas na sua sinopse e imagens que te inspiraram o suficiente para inserir o clima do seu trabalho nesse pequeno texto. 

 2. Compreenda o clima da sua História
 O que eu chamo de "clima" da história também pode ser chamado de "aesthetic", no entanto, considero algo além disso. Enquanto aesthetic é um conjunto de padrões que são agradáveis aos olhos, o clima envolve muitas sensações e nele reside muitas vezes o apego do leitor à história. Muito mais que resumir, a sinopse deve dar uma amostra grátis das sensações que o leitor terá durante a história. Isso está inerente também ao género da sua história.

 3. Reflita sobre o público alvo
 O ideal é que se pense sobre o público alvo antes mesmo de começar a escrever a sua história, uma vez que isso deve estar aparente no seu conjunto textual como um todo.  Na sua sinopse, é exatamente com o seu público que deve falar.

 4. Escreva mais de uma sinopse
 É possível apresentar uma história de mil maneiras possíveis, portanto, sinta-se a vontade para fazer quantas desejar. Fazer uma sinopse não é nenhum bicho de sete cabeças a partir do momento que a história está bem enraizada. 

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    A escrita da sinopse é algo no qual eu realmente tenho dificuldade, assim como eu tenho na escrita de contos. Eu e meus velhos problemas com os textos curtos. Embora eu me dê muito bem com os microcontos. E é exatamente o fato de poder escrever uma sinopse de 'mil maneiras' ou mais de uma sinopse sobre a mesma história que me pega.
    Vou tentar colocar as suas dicas em prática para ver se eu melhoro nesse ponto.

    Boa quinta-feira! 🌸🌸🌸

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.