quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Como escrever diálogos para crianças

 Olá, Pessoal!

 Houve uma época em que eu pesquisei sobre isto: Como escrever diálogos para crianças. Quis aventurar-me nas histórias infantis e não sabia exatamente por onde começar. No meio da minha pesquisa, consegui receber algumas dicas e ainda fiz uma primeira tentativa, mas realmente histórias infantis não são o meu forte. No entanto, decidi deixar estas dicas aqui, para quem quiser aventurar-se.

 1. Ouça como as crianças ao seu redor falam: as coisas que as interessam, como pontuam as frases com movimento. Outra boa forma de captar a essência dos diálogos para crianças é ver desenhos ou filmes e prestar atenção a como os personagens se manifestam.

 2. Acostume-se a cortar palavras e frases desnecessárias. Diálogos para crianças devem fluir livremente, sem soar forçado.

 3. Leia em voz alta os diálogos que escreveu, só assim perceberá se estão a funcionar ou não. Melhor ainda: leia-os para uma criança e pergunte como ela se sentiu em relação a eles.

 4. Pontue os diálogos corretamente. Diálogos precisam de estar corretamente marcados e pontuados ao longo da narrativa, senão perdem completamente a sua força.

 5. Não explique demais em torno do diálogo.

 6. Não coloque nos diálogos algum adulto a falar à criança sobre os méritos ou consequências do seu comportamento. As crianças já recebem lições de moral suficientes na vida real e irão largar um livro que queira fazer a mesma coisa em vez de diverti-la.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Diana!
    Ótimas dicas!
    Escrever para crianças é bem difícil. Eu já tentei e não consegui. A primeira história para livro que eu comecei a escrever, lááá em junho de 2013, era uma história infantil, mas desisti dela, porque eu não estava conseguindo escrever e acredito que porque era um livro infantil, eu não sabia como escrever para crianças (eu li que livros para crianças não podem ter uma linguagem infantil demais, bobinha demais, porque as crianças não são bobas), não sabia muito bem que linguagem usar, embora o livro não fosse direcionado, destinado, apenas para crianças, eu não sabia como continuar na escrita e desisti, mas tenho a pretensão de retornar a ela um dia e prosseguir, enquanto isso vou me preparando, estudando, me aperfeiçoando, enquanto escrevo livros de outros gêneros, como o romance jovem-adulto, que eu amo e é meu gênero favorito de escrever!
    Quando precisar, eu vou lembrar das suas dicas e voltarei aqui para consultá-las.
    Boa quinta! 🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora me toquei que eu cometi um erro aqui. Desejei boa quinta-feira no fim do meu comentário acima, porque amanheci hoje achando que era quinta-feira, mas hoje foi quarta-feira. Então, agora, bom final de quarta-feira para você! 🌸🌸🌸

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.