quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Como enviar originais para editoras?

 Olá, Pessoal!
 Hoje trago mais uma dica: Como enviar originais para editoras?



 Vamos imaginar um cenário: O escritor terminou finalmente a sua obra, passou meses  ou talvez até anos a escrevê-la.
 Então, depois de muita pesquisa, escrita e reescrita, já com o produto final, decide enviar para uma editora.

 Mas agora vem a questão? Para qual?

 Bem, antes de qualquer coisa, eu aconselho a registar a sua obra. No Brasil é na Biblioteca Nacional e em Portugal no IGAC.

 Depois disso feito, talvez um dos passos seja pesquisar as livrarias, pesquisar as editoras, basicamente tentar ver quais são as editoras que se encaixam no género do seu livro. Informe-se, anote e pesquise. E sim, vai ter que pesquisar muito após a escrita do livro. É necessário para escolher a editora para esse livro.

 Procure saber como a editora recebe os originais. Isto é importante.

 É certo que se encontram muitos feedbacks de inúmeras editoras nas redes sociais, mas é preciso pesquisa. Cada editora tem o seu modo de analisar um original. Aqui, o livro não é o seu filho, é um produto.

 Há algumas editoras que não aceitam livros. Há quem só aceite autores estrangeiros ou consagrados. Isso é verdade, mas não desanime. Vários autores consagrados foram recusados por algumas editoras, mas foram de cabeça erguida. Por exemplo, Agatha Christie e J. K. Rowling.

 A dica é acreditar, acreditar no potencial do seu livro e nunca desistir! Porém, não acredite tanto a ponto de deixar a humildade de lado. Manter os pés assentes na terra é essencial também. 

 Há vários tipos de editoras, mas isso deixarei para um outro post!

 No fim, tenha cuidado! Publicar o livro qualquer editora pode publicar, mas precisa de ver como será a divulgação.

 Boa escrita e Boa sorte!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Diana.
    Em 2019 ou 20 eu ouvi rumores de que os registros de originais passariam a ser realizados pela CBL, a Câmara Brasileira do Livro. Só não sei se (também) além da Biblioteca Nacional ou se em lugar dela.
    Eu acho que deve valer a pena uma tentativa por esse novo meio, porque a Biblioteca Nacional não me pareceu nada confiável; já houve registros (ou rumores) de que originais de autores sumiram dentro da Biblioteca, após o serviço de entrega dos Correios. Num escritório da Biblioteca Nacional que opera da mesma forma aqui em Brasília, no DF, ocorreu a mesma queixa, da qual eu tenho uma reportagem de um jornal impresso falando a respeito (se aqui nos comentários aceitasse arquivos de imagens eu compartilharia a imagem da reportagem aqui).

    Vou deixar aqui um link de uma matéria já passada, datada do ano de 2020, do site PublishNews, que explica que os registros de livros começaram a ser feitos pela CBL.:
    https://publishnews.com.br/materias/2020/05/24/cbl-lanca-servicos-de-registros-de-direitos-autorais-e-de-contratos

    Enfim. Achei a sua postagem bem motivacional, nos coloca para cima, gostei bastante.
    Bom sábado! 💌💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      Não sabia disso. Interessante saber!
      Obrigada por avisar :)

      Boa semana!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. É muito bom partilhar informações, passar informações adiante e fazê-las "andar", circular.
      Eu trocaria a palavra 'rumores' entre parênteses no meu comentário acima pela palavra 'relatos'.

      Segue abaixo o link da matéria que eu passei acima, porque acho que pelo link que eu passei não está indo; abre a página geral do site, mas não a página específica da reportagem.:
      https://pubn.ws/xpBnc
      Ou se não conseguir abrir por esse link também, é só ir ao site e jogar no campo de pesquisas dele o título: 'CBL lança serviços de registros de Direitos Autorais e de contratos'.

      Boa semana! 💌💕💐🎈

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.