sábado, 30 de dezembro de 2023

Retrospectiva 2023

  Olá, Pessoal! 

 Hoje é dia de publicar a Retrospectiva 2022 e acredito que muita coisa aconteceu neste ano.

 Vejam:


Janeiro
 - Primeiro texto de 2023.
 - Leituras de Janeiro.

 Janeiro foi um mês de mudanças. Foi um mês de renovação. Foi um mês com uma nova edição da Revista Rabisca e divulgação de textos soltos.

Fevereiro

 - Opinião: A Vala de Sangue, de Lucas Cassule e Nadavy.

 Em Fevereiro fiz várias resenhas a livros de autores angolanos, uma revisão ao livro do autor angolano Mauro Campos, "Janelas da Vida", e várias leituras. Foi um mês dedicado aos autores e leitores de Angola.

 No mês de Março, tornei-me argumentista/guionista da produção luso-angolana "Onde Está Deus?", além de fazer algumas resenhas, entre elas a da obra "O Segredo Angolano", de Velho Kipacaça.
 Também estive presente no lançamento da Colectânea "Mundo(s)", a representar o autor Lucas Cassule e participei da rubrica "Meu Primeiro Livro", da editora angolana Ideias de Ouro, S.A.
 Ainda na sessão de lançamento, conheci o autor Gociante Patissa, apresentado por Fernanda Bandos, que me ofereceu o seu livro "O Homem que Plantava Aves". A obra recebeu resenha no mês seguinte.

 Em Abril foi divulgado o trailer de "Onde Está Deus?", além de ter sido divulgada a resenha da obra de Gociante Patissa, "O Homem Que Plantava Aves". Foi um mês mais dedicado ao roteiro/guião, do que a resenha e leitura de obras.

 No mês de Maio comemorei os 2 anos da Revista Rabisca e os 14 anos do blogue, escrevi um texto para o dia 14 e um prefácio para o conto de Lucas Cassule e de Diego, "A Mukila de Ngoji". Foi um mês de leitura, escrita e comemoração.

 Em Junho participei de uma live no Instagram sobre literatura com o autor Lucas Cassule, escrevi mais resenhas, um texto sobre o secundário e ainda um prefácio para a obra "7 Princípios Básicos Para Materializar Um Sonho", do autor angolano Hélio das Neves.
 
 O mês de Julho foi um mês calmo. Não tive tantas resenhas, nem tantas leituras. Talvez tenha sido o mês com menos produção.

 Em Agosto fui jurada em dois desafios de resenhas criados pelo escritor Lucas Cassule, além de ter feito a resenha do livro da autora ítalo-brasileira Joana Ferrarini e ter lido alguma coisa.

Setembro

 - O filme "Onde Está Deus?", com estreia adiada para Dezembro; Making Of de "Onde Está Deus?".

 Em Setembro foi divulgado o Making Of do filme "Onde Está Deus?", além de ter sido divulgado que teve estreia adiada para Dezembro.
 Quanto à literatura, destaco o prefácio ao livro "O Amor e as Tradições dos Ngola", de Zeca Fiawana.
 A terminar, a equipa do filme "Onde Está Deus?" foi homenageada na Gala Premiação Huambo Cidade Vida.

Outubro


 Em Outubro, divulguei a minha participação na V Colectânea de Poesia Lusófona em Paris e ainda anunciei o lançamento do meu terceiro livro, "Um Crime em Tons de Conflito". Durante o mês fui divulgando as personagens.


Novembro

 
 Novembro foi um mês de mais divulgação de curiosidades sobre o terceiro livro, "Um Crime em Tons de Conflito". Na verdade, trabalhei mais para mim própria e fui lendo mais sobre o mercado editorial independente, fui tentar conhecer mais sobre como trabalha o autor independente.

 Dezembro



Os melhores posts da Página do Facebook:











 E foi isto que aconteceu durante o ano de 2023.

 Espero que o ano de 2024 seja bom!

1 comentário:

  1. Oi, Diana.
    Obrigada pela menção a mim e ao meu livro nesse post de retrospectiva de melhores leituras desse ano pra você.
    Um ano incrível e maravilhoso pra você na escrita, na leitura e na literatura também. Sucesso com o lançamento do seu livro! Estarei aqui para apoiar e ajudar a divulgar!
    Feliz Ano Novo! 💐🎈🍾🎉🥂🎊⭐✨

    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.