segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Opinião: Poeta De Um Só Argumento, de Joana Ferrarini

 Olá, Pessoal!

 Posto mais uma nova opinião a um livro.

 Aviso - Pode conter spoiler.

Capa do livro


Informações:

Título: Poeta De Um Só Argumento
Autora: Joana Ferrarini
Ano de Publicação: 2022
Número de Páginas: 88

Sinopse:

 Poeta de um só Argumento é um livro de poesia que explora de forma poética e sarcástica as dificuldades de ser mulher no século XXI. Os temas abordados são variados e passam por questões físicas, biológicas, sociais, psicológicas e outras. Apesar de apresentar diferentes tipos de sofrimentos, a intenção do livro não é fazer reviver a dor. É reconhecer que ela existe e que deve ser enfrentada. Também não busca apontar culpados e nem trazer respostas corretas. Contém gatilhos.

Opinião/Resenha:

 Poeta de um só Argumento não é um livro para ser lido por todos os leitores, mas é francamente vestido de sentimento, arrancando sensações a quem se atreve à leitura.

 A obra inicia com a nota da autora que refere que nem todos os poemas escritos refletem uma realidade sua, mas todos eles foram inspirados pela dor de uma mulher. "E essa dor pode ter vindo de uma questão social, econômica, hormonal ou emocional, mas que sempre desagua em uma tristeza e num sofrimento invisível que nos acostumamos a encarar como algo normal".

 A autora inicia-nos para poemas depressivos, sinceros, vindos da ansiedade e do pânico. A nota é crua e consciente sobre a saúde mental.

 Os poemas falam exatamente de saúde mental: falam da dor, da tristeza, da melancolia, da depressão, cita Cecília Meireles e Álvaro de Campos, inspira-se no poema A Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade, fala da maternidade, do puerpério, da menopausa, fala da mãe, da dona de casa, da mulher.

 É um livro pesado em sentimento e não aconselhável para quem se sente numa fase de recuperação da sua saúde mental, no entanto, quem se arrisca tem uma obra cheia de verdade sobre a mulher e as suas lutas internas.

 O posfácio foi escrito por Elisa Fonseca, editora da Revista Perpétua. Muito bem feito, após a leitura dos poemas.

 Ponto Forte:
 - Descrição e sensação de sentimentos bem demarcados para o leitor

 Ponto Fraco:
 - (...)

Nota (0 a 5 Estrelas):

⭐⭐⭐⭐⭐


 P.S - Esta opinião é apenas de uma leitora, assim como a nota de 0 a 5 estrelas que eu dou. Outros leitores poderão ter uma opinião diferente.

 Link - Amazon.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.