sábado, 3 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Fase 3 (Resultados)

 Olá, Pessoal!

 E cá estão os resultados da Fase 3.

 Foi um pouco mais complicado, mas a lista de livros está escolhida.


 Terminei com 8 livros lusófonos e 6 livros estrangeiros. *

 * Não contando com os empates (que eram uma escolha).

 Fase 3:
 29/11: Países Baixos - Qatar
 (2-0 - Vence)
 Livro Lusófono.

A Filha dos Mundos, de Inês Botelho


 Sinopse: A infância de Ailura foi repleta de histórias de fadas, elfos e duendes. Porém, como acontece com todas as crianças, Ailura cresceu, e aos poucos foi-se esquecendo do mundo encantado dos seus primeiros anos. Já adulta, um estranho acontecimento leva-a a um mundo no qual é confrontada com uma outra realidade bem diferente daquela que sempre conheceu. É então que percebe que a distância que a separa do mundo dos sonhos e do maravilhoso é mais ténue do que o ar que nos envolve.

 Opinião: O género do livro é algo que eu não gostei (ofereceram-me o livro), mas a escritora escreve bem.

 29/11: Equador - Senegal
 (1-2 - Perde)   
 Livro Estrangeiro.

A Carícia do Assassino, de A.J. Rich


 Sinopse: Quando a jovem Morgan Prager regressa casa após um dia de trabalho e encontra a porta de casa entreaberta, fica apreensiva. Ela é uma profiler reputada, está prestes a terminar a tese sobre "psicologia da vítima", vive sozinha em Nova Iorque. Dificilmente se deixará surpreender, pensa. Mas quando entra no apartamento, percebe o quão enganada estava. Espera-a um cenário dantesco: um rasto de sangue; o seu noivo sem vida, com o corpo dilacerado pelos seus três cães de estimação. É-lhe difícil acreditar que os cães, meigos e treinados, pudessem cometer um crime tão hediondo, mas as provas são irrefutáveis. Destroçada, Morgan tenta localizar os pais do noivo. O que acontece a seguir vai abalar ainda mais as suas convicções: os futuros sogros não existem, a identidade do homem por quem se apaixonara é um enigma, e ela estava longe de ser a única mulher na sua vida. Para alguém que se dedica a estudar perfis de criminosos e vítimas, a ironia é demolidora. A sua investigação, inicialmente motivada pela curiosidade e o orgulho ferido, ganha uma nova urgência quando se apercebe de que corre perigo de vida. E não é a única…

 Opinião: Li o livro a pensar que seria uma coisa e foi outra. Enfim...

 29/11: País de Gales - Inglaterra
 (0-3 - Vence)   
 Livro Lusófono.

A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen


 Sinopse: A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.
 Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

 Opinião: É o meu livro favorito desta autora.

 29/11: Irão - USA
 (0-1 - Vence)  
 Livro Lusófono.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett


 Sinopse:  Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa.
 O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina.
 Na célebre memória "Ao Conservatório Real" que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado "excitar fortemente o terror e a piedade", usando de contenção e simplicidade.

 Opinião: É uma história (estória) bonita e lê-se de forma rápida, embora na escola não tenha gostado.

 30/11: Polónia - Argentina
 (0-2 - Vence)  
 Livro Lusófono.

Curso de Escrita Criativa I, de Pedro Sena Lino


 Sinopse: Tem ideias mas não sabe como passá-las ao papel? Sente-se a bloquear sempre que tenta iniciar um texto? Saiba que está a um passo de se libertar destas inquietações! Alicerçado em dez anos de experiência do autor, em que mais de cinco centenas de alunos frequentaram os seus cursos, este livro divide-se em dezoito ferramentas, exemplos literários, exercícios simples testados por quem já os realizou e conclusões assentes na prática da escrita.
 O Curso de Escrita Criativa I - Criative-se: usar em caso de escrita é um manual que pretende abolir para sempre a tortura da página em branco, ou o refrão aprisionante: "Eu não tenho imaginação".
Tornar-se-á decerto o melhor amigo da sua escrita: para começar, traçar percursos, ir mais longe - e recomeçar.
 Cativante e criativo, este livro surpreendente ajudá-lo-á a soltar as amarras da sua criatividade e a estimular o grande escritor que há em si!

 Opinião: Este livro é bom para outros escritores iniciantes, ou não. Aconselho!

 30/11: Arábia Saudita - México
 (1-2 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon), de Marion Zimmer Bradley


 Sinopse: O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
 Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera...

 Opinião: Gostei muitos desta série de livros, mesmo não sendo um género que eu aprecie.

 30/11: Tunísia - França
 (1-0 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes


 Sinopse: Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
 Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.

 Opinião: Gostei muito do enredo. Uma história (estória) muito boa. Emocionante.

 30/11: Austrália - Dinamarca
 (1-0 - Vence)
 Livro Lusófono.

Do Silêncio e Da Pele II, de Paula OZ


 Opinião: A poetiza escreve poesia erótica. Estive presente no lançamento deste livro. Tem talento e admiro quem escreve poesia, porque eu já não escrevo há anos.

 01/12: Japão - Espanha
 (2-1 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

O Despertar, de L. J. Smith


 Sinopse: Um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem conquistou uma enorme legião de leitores nos anos 1990. "O Despertar", primeiro volume da série de L. J. Smith lançado originalmente em 1991, deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson.

 Opinião: Para quem gosta de um romance fantástico, é uma ótima opção.

 01/12: Costa Rica - Alemanha
 (2-4 - Vence)
 Livro Lusófono.

A Paixão Segundo G. H, de Clarice Lispector


 Sinopse: Romance original, desprovido das características próprias do género, A paixão segundo G.H. conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades.

 Opinião: Ela usa a cena cotidiana, mas aqui ficou um pouco banal. Dos piores livros da autora, na minha opinião.

 01/12: Croácia - Bélgica
 (0-0 - Empate)
 Livro escolhido: Estrangeiro.

Marina, de Carlos Ruiz Zafón


 Sinopse: Em Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de um colégio interno, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso.

 Opinião: Eu gostei deste mistério.

 01/12: Canadá - Marrocos
 (1-2 - Vence)
 Livro Lusófono.

O Aleph, de Paulo Coelho


 Sinopse: Abençoa e serás abençoado. O Aleph marca a volta de Paulo Coelho às origens. Num relato pessoal franco e surpreendente, ele revela como uma grave crise de fé o levou a sair à procura de um caminho de renovação e crescimento espiritual.

 Opinião: Pensei que seria sobre uma coisa e saiu outra. Para mim, foi uma das piores obras.

 02/12: Camarões - Brasil
 (1-0 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

 Easy, de Tammara Webber



 Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar uma recusa no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para a sua nova realidade: ela está solteira, a frequentar uma universidade que nunca quis, ignorada pelo seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase a repetir numa disciplina. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega do seu ex. Salva por um rapaz lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o rapaz que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares.

 Opinião: Um mistério que não deu muito certo. Ou então eu procurei um livro diferente.

 02/12: Sérvia - Suíça
 (2-3 - Vence)
 Livro Lusófono.

Dahria, de Cheile Silva



 Sinopse: Os três irmãos Bigley ouviam toda noite histórias contadas por seu avô sobre grandes aventuras vividas por alguns jovens em uma terra mágica chamada Dahria. Entre os três irmãos está Catarina Bigley, uma adolescente que se tornou adulta com rapidez quando a mãe morreu, ela não tinha mais tempo para histórias bobas e considerava a rotina algo seguro.
 Com ajuda do avô, os três irmãos descobrem que Dahria existe e eles são levados à terra mágica. Uma profecia havia sido feita há centenas de anos, e os irmãos Bigley irão descobrir que estavam destinados a serem heróis e enfrentar magos perversos e poderosos e criaturas perigosas nunca imaginadas.
 Com a ajuda de Oliver e o anão Nosbor, Catarina embarcará numa aventura contra sua vontade e irá descobrir a verdadeira magia, aprenderá a acreditar em mais coisas do que seus olhos conseguem ver.

 02/12: Coreia do Sul - Portugal
 (2-1 - Perde)
 Sem menção de livro.

 02/12: Gana - Uruguai
 (0-2 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

Provocante, de Leslie Kelly


 Sinopse: Existe limite para a sensualidade? Isabella Natale leva uma vida dupla. De dia ela trabalha na confeitaria da sua família. De noite, transforma-se em Rosa Escarlate, a dançarina exótica mais sensual de Chicago, uma sereia que deixa os homens enlouquecidos com a sua máscara de veludo.

 Opinião: Não gosto deste género, mas até que gostei do enredo. Tem realmente uma história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.