terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Conto de Natal

 Olá, Pessoal!
 Hoje trago-vos o meu conto favorito de Natal, já que nos encontramos próximos da data.


 A Christmas Carol, de Charles Dickens, é uma história que me lembro de gostar desde sempre. A primeira vez que tive contacto com a mesma foi com o filme o Natal do Mickey, em que o Tio Patinhas encarnava a personagem de Ebenezer Scrooge, e, ao longo do anos, acabei por ver diversas adaptações da mesma até finalmente ler o livro.

 Ebenezer Scrooge odeia o Natal. Ele odeia as pessoas que cantam na rua, nunca aceita o convite do seu sobrinho para celebrar o natal com a sua família e, mesmo sendo muito rico, recusa-se a doar dinheiro para uma instituição. Para Scrooge algumas pessoas deveriam morrer para acabar com a super população. Nem mesmo a felicidade do seu empregado Bob faz com que ele se sinta bem em comemorar o Natal e, embora ache um absurdo as pessoas não trabalharem nesse dia, Scrooge deixa-o ter uma folga. Avarento, mal-humorado e sem amor, ou compaixão pelo próximo, Scrooge é um senhor aparentemente sem chances de se tornar um ser humano melhor. No fim de mais um dia de trabalho, quando regressa à sua solitária mansão, Scrooge faz as mesmas coisas de sempre, janta e vai para o seu quarto, onde se senta em frente à lareira. Mas nesse dia, um barulho estranho captou a sua atenção e quando ele menos esperava, Jacob Marley apareceu no seu quarto, o que era muito estranho porque Marley havia morrido 7 anos antes.

 O fantasma de Marley, que carrega várias correntes, diz que veio para ajudar o antigo sócio, Scrooge. Mesmo estando assustado e com medo, Scrooge ouve com atenção tudo o que o espírito tem a dizer. Marley conta que é obrigado a carregar as correntes porque quando estava vivo gastou todo o seu tempo a preocupar-se com dinheiro e nunca ajudava as pessoas ao seu redor. Ele também diz que Scrooge vai ter a chance que ele mesmo não teve e que para isso ele vai receber a visita de três espíritos em três noites, na badalada do relógio. Sendo essa a única chance de Scrooge mudar e ter o descanso que Marley não tem desde que morreu. Quando o fantasma de Marley vai embora, Scrooge toma um susto ao perceber que há vários espíritos pela cidade. Mais assustado do que antes, ele fecha a sua janela e aguarda pela visita do primeiro espírito, ou que tudo não passasse de um pesadelo.

 A história é contada em 5 partes, a aparição de Jacob Marley, de cada espírito e o fim de tudo. Foi muito bom ler algo tão natalício nesta época. Principalmente porque esta história tem muito para ensinar: como valorizar os momentos felizes da vida, os mais simples, e aproveitar o tempo com aqueles que amamos. Coisas que não fazemos no dia-a-dia, mas que podemos, pelo menos tentar, nesta data que é o Natal.

 É muito percetível a mudança do Scrooge no decorrer da história e de acordo com o que os espíritos lhe mostram. Acredito que é possível mudar quando percebemos quem nós eramos e nos perguntamos se a criança que fomos um dia teria orgulho em quem nos tornámos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.