segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Classificação de livros

 Olá, Pessoal!
 Hoje venho falar-vos sobre a classificação de livros.


 Géneros literários e classificação catalogada do livro, são dois assuntos extremamente importantes para a vida de um escritor. Entender o funcionamento técnico por trás dos elementos textuais que envolvem o seu enredo, ajudará a chegar nos seus leitores mais depressa. Muitos escritores escrevem horror, mas classificam a sua obra como terror na hora da publicação, por exemplo, e isso confunde o seu público. Apesar de extenso, o método de classificação oficial é o ponto de partida que tomarei.

 Chamado de Dewey Decimal Classification (DDC) e Classificação Decimal de Dewey (CDD) na sua tradução, esse é o sistema de classificação literária mais utilizado e o primeiro criado para as grandes bibliotecas. O seu objetivo era reunir os livros por esferas de conteúdo, levando em consideração as ramificações das principais esferas, porque, dessa forma, as bibliotecas ficariam melhor catalogadas, facilitando a chegada dos leitores aos títulos. Foi criada em 2011 e possui um funcionamento por centena. Ou seja, os números ajudam a direcionar as obras dentro das esferas de conteúdo. Sendo assim, existem 10 principais classes, sendo elas Generalidades (000), Filosofia (100), Religião (200), Ciências Sociais (300), Línguas (400), Ciências Puras (500), Ciências Aplicadas (600), Artes (700), Literatura (800) e História e Geografia (900). Dessa maneira, as centenas representam a esfera principal, enquanto a dezena representa a subclassificação, que possui uma lista bem mais específica e extensa, e a unidade, é mais específica ainda. Por exemplo, 862, é uma obra de literatura portuguesa de livro. Partindo desse pressuposto, as esferas atualmente usadas para englobar os livros foram criadas. Entretanto, uma obra pode ser uma ficção fantástica sombria e ficção científica, por exemplo. Essa flexibilidade é que confunde, mas podemos simplificá-la.

 Os livros são classificados de acordo com o seu conteúdo e boa parte desse conteúdo possui elementos específicos de cada esfera de classificação. Diferente das obras tradicionais, as ficções literárias podem variar e possuir mais de uma esfera na mesma história. Para chegar à conclusão certeira de qual estilo e esfera o seu livro se encaixa, siga este passo a passo:

 1. Identifique os elementos marcantes do seu enredo;

 2. Destaque-os numa lista;

 3. Confira se esses elementos são os mesmos usados por autores de obras já devidamente classificadas (escolha livros de autores experientes e de editoras).

 Espero ter ajudado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.