sábado, 7 de outubro de 2023

Edgar Allan Poe e o Conto

 Olá, Pessoal!

 Hoje decidi falar sobre o incrível autor Edgar Allan Poe.

 O norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), além de autor e editor, foi também crítico literário e fez parte do movimento romântico. Ficou mundialmente conhecido pelas suas histórias povoadas de mistério e elementos macabros, mas também dedicou-se à ficção policial e à ficção científica. É considerado um dos precursores do conto – ficando conhecido a partir de “O Corvo”, lançado em 1845 – e o seu envolvimento com o género não se limitou à escrita mas, também, à análise. Daí acabou por desenvolver a primeira teoria do género.

 Além de ser um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas, com contos como “O gato preto” mergulhando fundo na psique humana, Edgar Allan Poe também é tido como um dos primeiros a escrever contos policiais, com obras como “Os crimes da rua Morgue” figurando entre as primeiras obras reconhecidas do género. É reconhecida a influência que exerceu sobre a obra de Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes), no século XIX, e sobre os romances de Agatha Christie (conhecida como Rainha do Crime). Os seus estudos sobre as narrativas breves levaram-no a desenvolver aquela que é considerada a primeira teoria do conto, e que contribuiu para a consolidação deste enquanto género de ficção. Poe via a narrativa curta como o meio mais apropriado para o artista expressar na totalidade o seu talento, opinião que ia contra a tradição literária da época.

 Poe argumentava que o conto traz vantagens peculiares sobre o romance, é mais refinado que o ensaio e em alguns pontos é superior à poesia. O autor defendia que, enquanto a Beleza é o objetivo da poesia, a Verdade é o objetivo do conto.

 O que acham deste autor?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.