sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Balanço de leituras de 2021

 Olá, Pessoal!

 Chegámos ao fim do ano e deixo-vos o balanço das minhas leituras de 2021.

 Aproveito antes para dizer que a meta de deixei no início do ano eram de 15/20 livros, ou seja, com toda a certeza eu ultrapassei esse número. Devo dizer que fui muito modesta em lançar esse número, até porque muito raramente eu apenas leio 20 livros, na verdade faz muito tempo desde que deixei de ler apenas 20 livros.

 Aproveito ainda para dizer algumas palavras sobre como me senti ao longo dos meses.



 Janeiro:

 - Seis livros: Uma ficção cientifica, um romance, um drama, um paranormal e dois policiais.

 Neste mês pude conhecer mais de perto a escrita de Annalu Braga, uma escritora que admiro não só pelo que ela escreve, mas também a forma como escreve. Annalu Braga é uma das poucas autoras que escreve vários géneros literários e se sente bem em escrevê-los. São raros os escritores que se sentem bem em escrever diferentes géneros. A maioria tem uma "zona de conforto".

 G. J. Moreira e Débora de Mello escreveram um policial juntas passado no Rio de Janeiro e foi uma leitura bastante agradável. Todos os leitores estrangeiros puderam embarcar na aventura e conhecer mais da cidade brasileira.

 O livro de Margarete Brito foi mais "suave", comparando com as leituras anteriores. É uma obra mais leve, que fala sobre música e os "podres" neste ramo.

 A obra que foi uma das vencedoras dos Prémios Wattys 2020 foi a última leitura do mês e posso dizer que foi pesada. Esta obra tem fortes referências à série Supernatural.

 Fevereiro:

 - 0 livros.

 Este foi o mês menos produtivo. E nada mais tenho a dizer.

 Março:

 - 5 livros: Dois de fantasia, um de contos, um de drama, uma novela.

 Neste mês pude fazer resenha de duas obras de fantasia: "As Aventuras de uma Forasteira", de K. Muniz e "Outro Mundo: O Lobo", de Sarah Giane. Duas obras muito interessantes, cada uma com as suas particularidades.

 O livro de Pietro Universo (antes, Silva) foi uma outra obra lida neste mês. E, mais uma vez, o autor nos presenteia com um livro incrível.

 "A Revolta do Cajuzinho", de Michelle Paranhos foi uma obra leve e divertida.

 E "Laurita", de Cecília Lorca termina a lista de leituras deste mês. Esta obra de romance histórico foi uma das poucas obras deste género que eu pude ter o prazer de resenhar. 

 Abril:

 - 6 livros: Um policial, dois de fantasia, um infantil, um de poesia e um de drama.
 - 4 contos curtos.

 Neste mês li a obra de fantasia sombria de Mylena Araújo, "Calêndula". Foi uma leitura deliciosa.

 Também li o livro Lobotomia, bem pesado, mas incrível.

 Li três contos curtos de J. C. Gray, uma autora que quase dispensa apresentações por aqui, com tanto livro já lido dela.

 Reli o livro Heidi, de Joana Spyri.

 Pude conhecer a escrita dos autores Rúben Marques e Sandra Alves.

 Terminei o mês com a leitura do conto "Sapatinhos Vermelhos".

 Maio:

 - 13 livros: Três romances, dois de fantasia, um de terror, um de suspense, três de policial, um clássico, um de horror e uma obra de ficção portuguesa.
 - 3 contos curtos.

 Este foi o mês em que quase entrei em burnout, no entanto talvez a lista de livros tenha sido interessante. Li dois contos de J. C. Gray, uma outra obra de Sandra Alves, conheci a escrita de Vaneza Lopes e de Arthur S., fiz resenha de duas obras do Wattpad vencedoras dos Prémios Wattys 2020, pude ler a história Bad Blood no Blogger, li dois livros de Tati Eleoterio, reli a obra sobre Inês de Castro e também da autora Ana Maria Magalhães, também reli Vampire Academy, Vidas Trocadas e termino com o conto de Sarah Giane.

 Foi um mês longo!

 Junho:

 - 4 livros: Um de poesia, dois de ficção cientifica, um de fantasia.
 - 5 contos curtos.

 Neste mês li alguns contos gore, um livro de fantasia de Giu Pereira, duas obras de ficção cientifica de Mylena Araújo e Fabiana Souza e mais uns contos curtinhos.

Julho:

 - 1 livro: Um livro de suspense.
 - 4 contos curtos.

 Este mês foi um pouco mais curto em leituras. Apenas 4 contos e 1 livro de Jeff Abbott.

 Agosto:

 - 5 livros: Dois livros de contos, Um romance, um de ficção científica, um de terror.
 - 12 contos curtos.

 Neste mês foi interessante. Coloquei a lista de contos em dia e ainda pude resenhar alguns livros. Li obras de Humberto Lima, J. C. Gray, Cristiana Teodoro, Pierre Richard Gerisma e Josivaldo Fernandez.

 Setembro:

 - 4 livros: Um livro de terror, um romance, um romance erótico, e um livro de fantasia.
 - 14 contos curtos.

 Este mês foi interessante porque conhecia a escrita de Lucas Cassule.

 Outubro:

 - 21 livros: Três de romance policial, seis de fantasia, dez de romance, um infantil, um de terror.
 - 8 contos curtos.

 Neste mês li muitas obras e não esperava ler tantos livros de fantasia, mas fi-lo.

 Novembro:

 - 25 livros: Dois de fantasia, onze de romance policial, cinco de contos, quatro de romance, um de terror, um de poesia, um de drama.
 - 1 conto curto.

 Este mês li demasiado, porém não tão a ponto de entrar burnout. A diferença é que neste mês li por prazer, não por obrigação de fazer resenha. Não era tudo por trabalho.

 Dezembro:

 - 36 livros: Seis de romance, três de policial, dois de fantasia, dois de terror, 23 dos prémios Wattys 2021.
 - 1 conto curto.

 Este mês foi lucrativo e li bastante, e muito por lazer, o que foi bom!


***

 Faço o balanço destas leituras de 2021 de 126 livros e 52 contos curtos. Já ultrapassei claramente a meta do início do ano, o que é ótimo!

 Quanto a resenhas, escrevi 67.

 Feliz 2022 a todos!

1 comentário:

  1. Oi, Diana.
    Feliz 2022! 🎈
    E parabéns pela extensa lista de livros lidos no ano passado! Isso é realmente muito bom! É ótimo! E que você continue assim e se mantenha por todo esse ano que acaba de começar! 🙂🌻

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.