segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

As mudanças em 2022

 Olá, Pessoal!

 Hoje trago-vos as mudanças que irão ocorrer nos meus projetos pessoais e em parceria em 2022.

 O meio literário:

 Bem... eu deixarei de escrever. Todos os textos inacabados ficarão inacabados, todos os projetos inacabados ficarão inacabados. A publicação do terceiro livro não irá ocorrer.
 Deixarei também de fazer resenhas em 2022 e tornar-me apenas leitora. Depois de 12 anos a fazer análises críticas, talvez os primeiros meses sejam meio vazios, mas esta mudança terá que ser feita.

 Revista Perpétua:

 Não tenho nada pendente por lá, poderia até me retirar hoje, porém, por consideração pelos Idealizadores Elisa e Felipe, eu ainda ficarei até que todos os meus projetos estejam em boas mãos e encerrados em bem. Além disso, tenho resenhas minhas pendentes, ainda sem terem sido divulgadas, então ainda irão ler algo meu por lá em 2022.

 Revista Rabisca:

 A razão pela qual a revista irá encerrar não tem ligação direta à minha decisão de me afastar do meio literário/editorial. A revista é dependente dos autores, sem os autores não tem conteúdo, portanto não pode ser publicada.
 Com todo o prazer deixaria a revista nas mãos da minha colega Elisa, porém a falta de conteúdo faz com que a revista não tenha muitos mais meses.
 Esta situação deixa-me um sentimento de derrota e de abandono. Tenho a confirmação de que sou a única a lutar por um objetivo em específico de unir e expandir a literatura escrita em Língua Portuguesa.
 Encerrar parceria com editoras será a minha mais complicada tarefa de todas as que irei fazer. As pessoas que as administram são ótimas profissionais, que fizeram tudo para fazer prevalecer esta parceria e lutaram um pouco para que a literatura escrita em Língua Portuguesa se unisse e expandisse.
 Até ao mês de Fevereiro, estarei na revista. Temos duas edições pela frente com o projeto especial "Wattys sob Lupa", envolvendo autores e resenhistas lusófonos. Espero terminar tudo em pleno. Para mim, se é para terminar, que seja em grande.

 Fábrica de Histórias:

 A saída deste projeto vai me custar muito, porque tenho muito mais tempo e trabalho investido aqui. Tenho várias tarefas que tenho que cessar e entregar para os meus colegas do staff.
 Terei que cessar o meu trabalho como podcaster, como colonista e como resenhista. Deixarei de anotar as sugestões dos ouvintes, deixarei de pensar em temas para o podcast Chá de Dezembro, deixarei de gravar a minha voz. Confesso que era algo que me dava algum prazer, mas também é trabalhoso demais para não ter grande retorno.
 Deixarei de escrever artigos para a Fábrica e isso é algo que até me deixa aliviada, confesso. Alguns artigos precisam de pesquisa e eu passava algum tempo a escrevê-los, antes de publicar na data do calendário.
 Quanto às resenhas na Fábrica, confesso que terei alguma saudade, porque é um formato totalmente diferente do que eu já alguma vez tinha feito. Gostei de gravar a minha voz enquanto fazia a minha resenha.
 Mas confesso que nada disso que falei antes me vai custar tanto de abandonar quanto a minha tarefa de falar com autores e editoras parceiras da Fábrica. Se há algo que me dá um prazer imenso é conversar com autores parceiros, autores que transpiram literatura, que são profissionais, que são atenciosos, que sempre querem saber alguma coisa, que apenas falam sobre literatura.
 Além dos autores, também foi um prazer conhecer os administradores das editoras parceiras. Pessoas profissionais, que olhavam para os autores, que queriam fazer as obras crescerem.


 Aos poucos irei repassando tarefas minhas a outras pessoas, irei agradecer e despedir-me de autores e editoras parceiras e deixar um novo contacto para eles continuarem nesta jornada literária e irei despedir-me do meio literário/editorial.



 Obrigada a todos pelo apoio e atenção!

3 comentários:

  1. Oi, Diana.
    Que triste. Está todo mundo deixando o mundo literário. Semanas atrás eu falei no blog, e você ficou sabendo, sobre a Ana Beatriz Brandão, que estava se despedindo do meio, e agora eu fico sabendo que você também sairá.
    Não dá para deixar os projetos de resenhas, podcasts e tudo o mais de lado e continuar, se dedicar mais e melhor à escrita (de textos, histórias e livros)?
    Você sairá do mundo do Blogger também? Eu espero que não. Eu espero que não. Você tem sido quem mais me ajuda com meu blog, com visitas e comentários até aqui nesses três anos que nos conhecemos. Mas se até do blog você se desfizer quero dizer que eu vou ficar muito sentida, mas entenderei que será por um bem maior, que é a sua sanidade mental. Sanidade mental é algo que está decaindo de um modo extremamente absurdo nos últimos tempos, então realmente é algo pelo qual devemos prezar e cuidar.
    Fica bem. Eu espero que você esteja bem.
    Com carinho,
    ~Cartas da Gleize. 🎀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      Infelizmente, o meio literário e editorial no geral é algo tóxico e fui resiliente durante 12 anos, mas acho que chegou o momento de dar atenção à minha saúde mental, por esse motivo vou me ausentar em 2022.

      Não sairei do mundo do Blogger, quer dizer, deixarei de postar no blogue, mas estarei ativa a ler e a comentar posts de blogs que sigo :)

      Ainda vou me manter atualizada e a seguir outros blogues, o seu incluído <3

      Feliz Natal e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
    2. Tudo bem.
      Feliz Natal! 🎀🎁🎈🎄

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.