segunda-feira, 5 de abril de 2021

Sobre ser INTJ - 16 Tipos de Personalidade

 Olá, Pessoal!

 Hoje venho falar sobre os 16 tipos de personalidade. Existem alguns sites que fazem este teste. Aquele onde eu fiz foi o 16 Personalities, mas também existe o Inspiira, o  Personality test based on C. Jung and I. Briggs Myers type theory (o mais fiável), o Free Jung Personality Test (similar to MBTI / Myers Briggs) e ainda o MBTI / Jung Personality Test - Psych Central.

 Estes sites fazem perguntas que se baseiam na filosofia de Jung, psiquiatra e psicoterapeuta que deu início à psicologia analítica, propondo a ideia de que cada individuo no mundo cai no conceito de introversão ou extroversão (introvertido é aquele que tira a sua própria energia do "mundo" interno, extrovertido do "mundo" externo), além das funções cognitivas e do sistema de definição da personalidade MBTI, criado por Katharine Cook Briggs com a ajuda da sua filha.

 Então, eu revolvi fazer o teste, fiz algumas vezes. Sempre deu o tipo Arquiteto, porém com algumas mudanças.

 Recentemente, tenho este resultado:

Clique na imagem para ver em tamanho maior

 Em INTJ-T, a primeira letra é a mente, responsável pelo modo como lidamos com outras pessoas, sendo I definido como introvertido (preferem atividades solitárias, pensam antes de falar, ficam exaustos com interação social); a segunda, N, corresponde a energia, o modo como vemos o mundo e nos adaptamos às informações, sendo essa intuitiva (são criativos, confiam na sua intuição, são cheios de ideias, focam no que poderá acontecer); o primeiro T representa a natureza, como lidamos com emoções e tomamos decisões, que no meu caso é pensante (fortes, seguem a sua mente, focam na objetividade e racionalidade); o J faz parte das táticas, sendo essas do tipo julgadoras (decisivos, preferem regras claras e orientações, veem prazos como sagrados); e o último T, por fim, é a identidade, em que faço parte dos cautelosos (inibidos, preocupam-se com a sua imagem, procuram o sucesso, são perfeccionistas). 

 Indo para algo com mais pormenor, concordo com o resultado. Os 44% que sou de extrovertida é apenas no momento em que tenho de falar para uma multidão, em tudo o resto prefiro isolar-me.
 Os 84% de intuição é também uma realidade. Sou mais criativa. Detesto assuntos práticos.
 Quanto à natureza mais pensante também é uma realidade. Não sou uma pessoa sensível, sou pouco empática, prefiro seguir a mente do que o coração (e isso é algo que tem me dado problemas no meu lado profissional, porque muitas vezes me "maltrato" a mim mesma fazendo algo que não gosto apenas porque o "ter dinheiro" é melhor do que fazer algo "que se gosta"). Sem falar que se um colega/amigo precisar de um ombro para chorar, eu sou daquelas que nem sabe como reagir. Prefiro dar sugestões para ultrapassar o problema, do que ver alguém a chorar à minha frente. Eu fico apática, poucas vezes tenho reação, ou sei o que dizer.
 Quanto á tática, infelizmente não sou grande improvisadora. prefiro ter regras claras, com prazos certos.
 Quanto a ser cautelosa... bem... não sou calma, sou bastante stressada, porém os 46% de assertividade deverão ser apenas porque não sou perfeccionista haha!

 O resumo da minha personalidade é:


 "Esse tipo de personalidade abrange racionalidade e imparcialidade, sobressaindo-se em debates intelectuais e científicos ou em campos tecnológicos. Eles são fortemente independentes, com mente aberta, enérgicos e imaginativos, abordando muitas coisas de uma perspectiva utilitária, e se interessando muito mais no que funciona do que no que satisfaz a todos. Essas características tornam os Analistas ótimos pensadores estratégicos, mas o que também causa dificuldades quando se trata de buscas sociais ou românticas."

 "Os do tipo Melhoria Constante são pessoas quietas e individualistas. Eles tendem a ser perfeccionistas e são conduzidos pelo sucesso, muitas vezes gastando muito tempo e esforço para ter certeza de que o resultado do seu trabalho está o melhor possível. Como pode ser visto no seu nome, o tipo Melhoria Constante é formado de indivíduos de alto desempenho que se dedicam ao seu trabalho – porém, também tendem a se preocupar muito com seu desempenho."

 "Com uma sede natural por conhecimento que aparece cedo nas suas vidas, os INTJs normalmente são rotulados como "ratos de biblioteca" quando crianças. Enquanto isso tenha a intenção de ser uma ofensa, eles se identificam com o título e sentem orgulho dele, aproveitando a sua grande gama de conhecimentos. Os INTJs gostam de partilhar o que sabem, confiantes no domínio do assunto escolhido."

 "O tipo de personalidade INTJ é um dos tipos mais raros e mais interessantes – compõem apenas 1-2% da população, os INTJs são geralmente vistos como altamente inteligentes e perplexamente misteriosos. Eles irradiam autoconfiança, confiando no seu enorme arquivo de conhecimento abrangendo diversos temas.

 Pontos Fortes de um INTJ


 - Forte autoconfiança. (Quanto a mim, depende do que estamos a falar)
 - Mente rápida e versátil.
 - Independente e decidido. (Sou um pouco indecisa).
 - Trabalhador e determinado.
 - Imaginativo e estratégico.
 - Honesto e direto. (Um dos meus maiores problemas... Visto pelas outras pessoas, basta ouvirem os episódios dos podcasts da Fábrica de Histórias).
 - Mente aberta.

 Pontos Fracos de um INTJ


 - Arrogante. (Depende do que estamos a falar, se é literatura, dependendo do subtema, sim, talvez faça um certo sentido)
 - Perfeccionista. (Hum... não).
 - É provável que analise tudo demasiadamente.
 - Gosta de julgar. (Há quem diga que sim, caso ouça os podcasts).
 - Pode ser insensível. (Com certeza que sou, este é um defeito claro em mim)
 - Geralmente não sabem como agir quando se trata de relacionamentos românticos. (Exatamente!)
 - Detesta ambientes altamente estruturados. (eu acho que tenho enoclofobia, ou seja fobia de multidões)

 Aproveitem para fazer também e deixem nos comentários!

 Boa Semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.