quarta-feira, 14 de abril de 2021

Opinião: O Boneco de Neve de Jo Nesbø

 Olá, Pessoal!
 Temos mais uma opinião. Desta vez um policial nórdico.

 Aviso - Pode conter spoiler.

Capa do livro

Informações:
 Título: O Boneco de Neve
 Autora: Jo Nesbø
 Ano de Publicação: 2007
 Número de Páginas: 472

Sinopse:

 Noite escura. Lá fora começa a nevar.
 A primeira neve do ano.
 No conforto da sua casa, Jonas acorda a meio da noite, chama pela mãe, mas o único rasto que encontra são as pegadas húmidas no chão das escadas. No jardim, a mesma figura solitária que vira durante o dia: o boneco de neve, agora banhado pelo luar, com os olhos negros fixos na janela do quarto. E no pescoço um agasalho: o cachecol cor de rosa que oferecera à mãe.
Encarregado da investigação, o Inspetor Harry Hole está convencido de que existe uma ligação entre o estranho desaparecimento da mãe de Jonas e uma carta ameaçadora que recebeu alguns meses antes. Quando Harry e a sua equipa começam a analisar antigos casos por resolver, descobrem que, ao longo dos anos, no primeiro dia em que nevou, desapareceu um número alarmante de mulheres, com uma característica comum: eram todas casadas com filhos. E quando se vê confrontado com outro caso com as mesmas características, as suspeitas de Harry confirmam-se: não passa de um mero peão num jogo mortífero. Pela frente tem o primeiro assassino em série da Noruega, um assassino tão inteligente, que quase o leva à loucura.

Opinião/Resenha:

 Este policial é antecedido de outros tantos (faz parte de uma saga), porém foi neste que eu decidi parar e nem voltei atrás para ler alguns que tivesse perdido. A ideia de explorar a forma como o assassino "regressa" chega a ser bastante interessante, porém a descoberta sobre o mesmo não é chocante. À medida que os cadáveres vão surgindo e as personagens vão morrendo, ainda antes de chegar às últimas páginas, já tinha entendido quem era o culpado de tudo aquilo. É um policial envolvente, intenso, que se lê com expectativa, no entanto também é um final decepcionante.

 Pontos Fortes:
 - Mistério.
 - Uma leitura que capta o leitor logo nas primeiras páginas.

 Pontos Fracos:
 - Final desolador, decepcionante.

Nota (0 a 5 Estrelas):

⭐⭐⭐


 P.S - Esta opinião é apenas de uma leitora, assim como a nota de 0 a 5 estrelas que eu dou. Outros leitores poderão ter uma opinião diferente.

3 comentários:

  1. A inclusão da quantidade de estrelinhas que você escolheu dar ao livro deixa a resenha animada. ⭐🤩😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu aprecio, me harmonizo ou simpatizo com a sua forma de resenhar, porque as suas resenhas geralmente são curtas, rápidas, objetivas e organizadas. Eu gosto disso. Não comparando, mas me lembra um pouco de algumas resenhas nesse estilo que a Wlange Keindé escreveu no Skoob ou as resenhas que ela costuma escrever por lá. Quando eu reparei à primeira vez nas resenhas dela meses atrás fiquei maravilhada e pensei: "Olha só como ela faz..." "Então não precisamos nos alongar em um texto para se fazer uma boa resenha. Dá para sermos curtas nas resenhas e dizermos muito." Para mim, que ainda estou aprendendo a produzir resenhas, vendo como se faz, como outras pessoas fazem, é necessário observar isso. Considero isso que você e ela fazem algo muito bom. :)

      Eliminar
    2. Olá, Rose!

      Obrigada :) Eu tento escrever algo curto e rápido até porque eu própria detesto ir ler resenhas e no fim de tanto texto não entender se o livro é bom ou não. Muitas vezes o leitor procura primeiro resenhas antes de comprar o livro e pretende saber a opinião clara. Eu faço isso, pelo menos :)

      Bom Domingo!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.