Há uns dias tive uma conversa com algumas pessoas sobre a situação que está a ocorrer nos Estados Unidos sobre a morte de George Floyd. No meio da conversa fui questionada sobre a razão de não ter me pronunciado sobre isso quando várias pessoas traziam a hashtag #BlackLivesMatter. O facto de não me pronunciar nas redes sociais não quer dizer que seja racista. Prefiro atuar de forma pessoal e direta do que mostrar apenas apoio nas redes sociais.
Mas a situação que me leva a trazer este assunto para o blogue é quando essas mesmas pessoas me chamaram racista porque a única personagem negra que eu criei era homossexual e ainda morreu no fim. Ou seja, para justificarem o facto de eu não me pronunciar sobre o caso dos Estados unidos, usam o conto que escrevi.
O conto em questão é "Matando os Preconceituosos Demónios" que podem lê-lo, ou relê-lo AQUI.
Capa do conto |
O conto foi escrito em 2017 e só agora me vi questionada sobre a real crítica presente.
Para quem me conhece na forma de escrever: Sim, o título foi uma resposta, o título foi uma crítica, o título até pode ter sido uma ironia... Mas não foi para quem vocês pensam (ou algumas pessoas pensam).
O Micael é um personagem negro e homossexual e, por isso, não o coloquei num enredo perfeito.
Não sei qual será o comentário dos leitores de raça negra, mas gostaria de ter a resposta dos meus leitores e até de novos leitores. O conto está ainda lá e continuará online para que todos leiam.
Deixo-vos um pequeno excerto do conto para que entendam a quem fiz a crítica: "... Nunca deixou que o maltratassem fosse por ser homossexual, fosse por ser negro".
Leio todos os comentários.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.
Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.