segunda-feira, 6 de maio de 2019

Especial 10 Anos: 2009

Olá, Pessoal!
É já no dia 17 de Maio que o blogue completa 10 anos e, por esse motivo, decidi fazer uma grande retrospectiva sobre tudo o que se passou em cada um dos 10 anos.
Fiquem por aí a relembrar comigo tudo o que aconteceu!



2009

Projetos já escritos: História de uma Adolescente (2007) e Uma Vida de Sombra (2008).
- Uma Vida de Sombra foi postada no blogue entre os meses de Agosto a Dezembro (22 de Agosto a 24 de Dezembro).
Projetos: A Escola do Terror - Parte 1 e À Busca de um Sonho I.

Tudo começou no dia 17 de Maio de 2009, inspirada pela minha professora de Educação Visual, Maria João, do 8º ano (penso eu). Não sei se cheguei a contar isto alguma vez, mas foram criados blogs em Formação Cívica, disciplina dada por essa professora, para que conseguíssemos melhorar as nossas notas. Atualizando os blogs, conseguíamos obter uma maior informação e, de forma divertida, percebíamos que, afinal, as matérias não eram tão difíceis quanto aparentavam.
Foi engraçado porque eu comecei a gostar de História, pelo menos naquela época. Lembro-me que o blogue era meio verde, bem... na verdade, acho que ainda sei qual é o link do blogue.

Evolução

Afinal o blogue era azul, ou acabou ficando azul, embora me lembre que, inicialmente, era de uma cor verde (a minha antiga colega Mariana, provavelmente, poderá ajudar-me, já que já não mantenho contacto com a Letícia).
Aliás, os nomes das personagens de "Uma Vida de Sombra" eram as dos meus colegas de turma do 8º ano, não sei se entenderam.

Enfim... após saber mexer bem no Blogger, decidi criar o blog e, basicamente, foi aí que tudo começou.
O primeiro comentário que eu recebi foi precisamente do blogue de Geografia, de uma colega de turma que já tinha lido o projeto "História de uma Adolescente".

Balanço de comentários e visualizações em posts de 2009:

O maior número de visualizações encontra-se no primeiro post de todos, onde divulgo a sinopse de "História de uma Adolescente". 254 visualizações.

Clique na imagem para a ver em tamanho maior

Já o maior número de comentários encontra-se no post com o Capítulo 3 de "Uma Vida de Sombra". 12 comentários no total.

Clique na imagem para a ver em tamanho maior

O Capítulo 3 de "Uma Vida de Sombra" revela que as colegas da personagem Susana também já cometeram crimes (quem leu na época irá lembrar-se).

Devo dizer que eu comecei a postar este projeto já eu estava a escrever a primeira parte de "A Escola do Terror". Mal eu sabia o que iria acontecer no ano seguinte.

Ainda hoje me perguntam por que não postei "História de uma Adolescente" primeiro. A razão é simples: Queria criar um segundo blogue apenas com projetos de outros géneros. Na verdade, acabei por criar em 2010, mas falarei disso mais à frente (no próximo ano). Este blogue era, inicialmente, deixado apenas para os géneros de mistério/suspense, terror e policial.

E falando de outro assunto: Quem se lembra dos questionários no fim dos capítulos? Neste ano com "Uma Vida de Sombra" a ser postada, os questionários pareciam testamentos. Não podiam deixar apenas um "posta logo", tinham que responder às perguntas. E algumas eram bem loucas, confessem!

E, no ano que começou, penso que foi apenas isto o que aconteceu. 30 posts, alguns comentários, um projeto postado até ao fim. Foi um bom começo. Foi um bom ano.

Alguns comentários dos leitores:

Para este ano, deixo apenas o primeiro comentário que o blogue recebeu. Foi de uma antiga colega de turma:

Clique na imagem para a ver em tamanho maior


Amanhã voltarei aqui para relembrarmos o ano de 2010, o ano em que o blogue conseguiu receber os primeiros leitores do Brasil, o ano do começo de "A Escola do Terror", um projeto que tornou o blogue conhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.