domingo, 17 de maio de 2020

17 de Maio de 2009

Olá, Pessoal!
O dia 17 de Maio de 2009 foi o começo de tudo isto. Foi o começo deste blogue, desta "experiência" que hoje completa 11 anos.

Tudo começou pela minha professora de Educação Visual do 8º ano, Maria João (penso eu que esse foi o ano, o nome da professora eu lembro-me com toda a certeza e a disciplina também). Começar a conhecer o Blogger foi uma experiência bastante enriquecedora, embora, na época, tenha criado um blog com assuntos sobre História e não sobre o que eu escrevia a papel e caneta.

Antes de 2009 eu escrevia unicamente a papel e caneta e passava depois tudo a computador, lembro-me do cansaço que tinha em passar todas aquelas páginas a computador. Mas enfim... não é a minha forma de escrever que estou a festejar neste dia.

Os primeiros comentários foram de colegas de turma. Os seguintes, foram de amigos de colegas, colegas de colegas e por aí adiante.
2009 foi o ano da descoberta, conhecia pessoalmente todas as pessoas que comentavam no blogue, eu própria tentava mexer como deve de ser, procurar como cativar os leitores.

Terminei "Uma Vida de Sombra" neste primeiro ano, sem saber o que me esperava.
O ano de 2010 foi muito bom. Novas pessoas surgiam e os primeiros leitores vindos do Brasil também, ou seja, de outro país. Ainda hoje mantenho contacto com alguns leitores desta época e é muito bom saber que ainda hoje consigo relembrar estes bons momentos da época de ouro do Blogger.

Não nego que em 11 anos de blogue não existiram momentos difíceis. A melhor época deste blogue foi durante o momento em que as histórias "A Escola do Terror" e "Encontro com o 666" andavam a ser postadas, entre 2010 e 2012.
Em 2013 com o novo projeto "O Colégio Interno" os leitores começaram a desaparecer. O final do ano foi a primeira quebra, a primeira queda.
Em 2014 com o projeto "Uma Vida Eterna" consegui alguns novos leitores, os antigos começaram um pouco a desaparecer. Houve uma mudança no blogue. Mas com um novo projeto as coisas acabaram por ruir novamente. Houve uma segunda quebra no fim deste ano.
2015 foi o ano mais feio para mim numa forma pessoal. A inspiração estava muito em baixo e isso acabou por se revelar no blogue. A boa notícia foi o lançamento do primeiro livro.
2016 foi um ano de trabalho e indecisões.
2017 já foi um ano de aprendizagem. Um ano bom.
2018 e 2019 foram anos bonitos, calmos para o blogue. Devo dizer que consegui uma nova leitora, Rose Gleize. E aproveito para agradecer o facto de se manter presente.
2020 não sei o que me espera, mas até agora está a ser bonito. Um post está com bastantes visualizações e alguns comentários. Um ano em que tenho escrito bastante, não sei se é algo mais dramático devido ao que estamos a viver, mas é um ano de muita escrita.

Em 11 anos o blogue passou por muitas mudanças. Passou por altos (2010 - 2012), passou por baixos (2013 - 2014), eu própria influenciei o blogue com o meu estado de espírito (2015). Já pensei em excluí-lo, mas tenho tanta coisa aqui, tanto trabalho construído, tanta coisa criada, tanta memória.

Não sei até quando eu irei mantê-lo, mas enquanto ainda me sentir bem, ele aqui estará.

Hoje celebro o aniversário deste lugar. Obrigado a vocês por o manterem vivo!

Termino este post com um pequeno texto que vi há dias divulgado no Facebook da Rose Gleize, a pessoa que conheci há bastante pouco tempo, mas que está presente por aqui. Este texto é do autor Raul Drewnick.

Passo a citar:
"Alimentar um blog por muitos anos é como manter um cachorro. No início, o blogueiro e os leitores se encantam com o filhote alegre e com suas travessuras. Depois a repetição vai se tornando monótona e os latidos começam a incomodar. Na penúltima fase, o cão, o blogueiro e os leitores já mal se podem ver. E, no fim, os leitores julgam que já demonstraram suficiente piedade pelo cachorro e pelo blogueiro, os dois agora doentes, e esquecem-se educadamente de ambos, deixando que morram anonimamente, um entregue às pulgas, outro às moscas."
Blogue do autor: Raul Drewnick Blogue.

Concordo completamente com este pequeno texto. Este texto é exatamente o que tem acontecido com o meu blogue e, igual a um cão que amamos, mantê-lo-ei até... sei lá... algum dia.


Música que ouço no momento: Rascal Flatts - Bless The Broken Road (sim, country, também ouço em momentos em que preciso de escrever!)

1 comentário:

  1. Olá, Diana! 🌹

    Embora 2018 e 2019 não tenham sido bons anos para mim, talvez os dois piores anos da minha vida... acho que a única coisa boa ou a melhor coisa que me aconteceu, foi conhecer você e o seu blog, onde eu pude me apegar um pouquinho. E agradeço pelas duas citações na postagem em questão da minha simples pessoa. Acho que eu nem merecia ser citada num texto comemorativo de algo seu, do seu blog, pois acho que esse momento é só seu. Mas me sinto honrada por ter sido citada e agradeço de coração.
    Me manterei aqui presente enquanto eu puder, enquanto eu tiver um computador ou aparelho qualquer de acesso à internet e internet, enquanto seu blog existir e enquanto você me aturar por aqui. Às vezes eu erro nas palavras escritas, mas tento acertar e agregar valores em cada comentário feito nas postagens publicadas aqui.
    Desejo que seu blog leve muitos anos aqui ainda. É o seu portfólio, assim como tento fazer do meu blog o meu portfólio. E acho que onze anos é só o começo daquilo que já se passou. Vêm muitos mais anos e novas décadas pela frente ainda de muito sucesso! 😉
    De qualquer forma, te parabenizo por esses onze anos de blog! Admiro você por ter chegado até aqui com ele. É de certa forma uma inspiração e referência para mim com o meu blog.
    Apesar do que estamos a viver e enfrentar nesse ano, desejo que seja um ano de muita produtividade para nós que escrevemos, para mim e para você também. Que possamos ter mais força para superarmos essa fase e irmos além.
    Enfim, é isso. Passei para te desejar um feliz aniversário de blog!
    Feliz blogversário!!! 🎂🍹🎁🎈

    Beijos e abraços,
    ~Cartas da Gleize. 🖂

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.