segunda-feira, 19 de setembro de 2022

O que aconteceu comigo...

 Olá, Pessoal!

 Tal como falei no Facebook, eu fiquei doente e fui parar às urgências do hospital. Tenho uma hepatite e encontro-me em recuperação.

 Aqui neste post, para questões informativas e para ajudar quem pode em breve passar por uma hepatite, deixo-vos o que aconteceu comigo, os meus sintomas, e como é que fui internada.

 Alguns dos sintomas de uma hepatite são: pele e olhos amarelados, urina escura, dor e inchaço na região superior direita da barriga, febre baixa constante, perda de apetite, enjoos e cansaço. Eu posso revelar que apenas não tive a dor e nem o inchaço.

 Tudo começou na terça-feira, dia 6 de Setembro. Comecei a sentir-me um pouco esquisita durante a tarde, mas nada que me deixasse preocupada. De noite, ao jantar, comi uma sopa e vomitei-a. Na verdade, senti que não tinha fome. Penso até que, durante a tarde, fiquei um pouco nauseada. A urina estava escura, mas nada que achasse estranho, já que tinha bebido pouca água nesse dia. Nessa mesma noite, ainda vomitei uma segunda vez, e mal consegui dormir. Até posso revelar que sonhei com a minha morte. Foi assustador no momento, mas hoje, relembrando o que aconteceu, percebi que o meu subconsciente estava a dar-me sinais de que eu não estava bem.

 No entanto, ao que tudo indicava naquele momento, tinha sido algo que tinha comido que me tinha feito mal.

 No dia seguinte, os vómitos aumentaram. O meu pai e a minha avó, que vivem comigo, notaram-me com a pele e os olhos amarelados. Eu não tinha reparado nisso, exceto pela minha visão que parecia muito mais amarelada ao olhar para uma luz de lâmpada. Não consegui tomar o pequeno almoço, vomitei uma canja, que comi a pensar que seria algo do estômago, e comecei a ter vómitos secos porque cheguei a um momento em que nada tinha mais no estômago para poder vomitar. Os meus vómitos chegaram a ter uma coloração mais esverdeada. Comecei a vomitar realmente verde.

 Tudo piorou no começo da tarde de quarta-feira. Os vómitos e o mal estar intensificaram-se a ponto de estar às 15 horas de joelhos no chão da casa de banho/do banheiro, agarrada à sanita/ao vaso. Não conseguia parar de vomitar. Cansei-me. A garganta já me tinha o gosto a sangue, mas nunca cheguei a vomitar sangue. Nessa mesma hora, tenho o meu pai à entrada da casa de banho/do banheiro a perguntar "Queres ir ao médico?" e eu simplesmente responder "Sim, já não aguento mais". E, realmente, já não aguentava.

 No entanto, nesse momento, quando fui ao hospital, ainda não tinha sido diagnosticada com uma hepatite. A médica que me atendeu mandou-me a uma ginecologista por causa da pílula. Ou seja, voltei para casa, com um soro tomado, um pouco melhor dos vómitos num primeiro momento, mas ainda um pouco nauseada. E a ter que marcar uma consulta de ginecologia.

 Escusado será dizer que passei uma má noite, com vómitos, novamente. Aguentei dois dias assim, até porque a médica disse que iria demorar um pouco a passar. Foram nesses dois dias que percebi que tinha febre baixa constante. Senti-me febril. Ou seja, um outro sintoma de hepatite tinha-me surgido.

 Voltei ao hospital no sábado. Estava amarela, com vómitos, a sentir-me cansada... basicamente péssima. O médico que me atendeu pediu que fizesse também análises à urina. Foram nessas análises que foi reparado que os meus níveis do fígado ultrapassavam os 2000 (o máximo é 55).

 Fui internada nesse sábado e por lá fiquei até terça-feira, dia 13. Tomei dois sacos de soro. Fui acordada várias vezes durante a noite para tirar sangue, fiz mais uma análise à urina, mediram-me várias vezes a tensão/pressão e a febre. Inicialmente só conseguia beber, não conseguia comer nada sólido. Fui de bebidas, para porés e depois, finalmente, consegui comer melhor peixe e carne. O cansaço solidificou-se dentro de mim, a ponto de me levantar e caminhar devagar e ter que me sentar pouco depois.

 Ao sair do hospital, fui aconselhada a não fazer viagens e a realmente não ir a um ginecologista por causa da pílula, eu não podia tomar nada no momento. Na verdade, dentro do hospital, fui vista por uma ginecologista, até porque a minha menstruação desregulou devido a tudo isto que ocorreu com o fígado. O sangramento não me parecia normal.

 Além disso, também não posso comer nada com sal, tenho que tentar comer de forma variada e várias vezes ao dia, beber um litro e meio de água por dia, e não sobrecarregar o fígado com comprimidos, na verdade não devo tomar comprimido nenhum, nem mesmo o paracetamol para as dores.

 A recuperação total do fígado pode chegar até ao seis meses. Terei que fazer análises no começo de Outubro e no fim de Outubro terei uma consulta para saber como tudo está a correr, no entanto a situação ainda está reservada, pois posso ter uma recaída durante este meio tempo. Se voltar a ficar amarelada, com febre, ou com vómitos, terei que voltar ao hospital de urgência.

 Mas estou a tentar recuperar-me bem... E espero que essa recaída não ocorra.

 Ou seja, terminando tudo, talvez a minha paragem não tenha sido por ansiedade, mas sim devido à hepatite que estava dentro de mim.

 Voltarei aos poucos a publicar no blogue. Reparei que as 200 e poucas publicações que fiz no mês passado não dão para ser todas visualizadas e terei que republicá-las novamente. Acho que farei isso enquanto não tiver publicações novas para vos dar.

 Agradeço a todos pelo carinho e pelas mensagens!

 A Revista Rabisca irá continuar em breve com novas edições e a Fábrica de Histórias tem sido atualizada devido à Michele Bran que tem publicado as resenhas que gravei antes de ser internada.

 As resenhas das obras serão todas publicadas em breve!

 Enquanto isso, vou atualizando o blogue com republicações.

 Até breve!

6 comentários:

  1. Assustador sobretudo pelo tempo que pode levar a ser diagnosticado e estar-se tanto tempo assim. um beijnho e as melhoras

    ResponderEliminar
  2. Oi, Diana.
    Que bom ver você de volta ao blog e na ativa de novo!
    Que o seu relato sirva de ajuda e informação, um alerta, para outras pessoas que infelizmente passarão pela mesma situação.
    Desejo rápidas melhoras para você! Que você se recupere rápido e que não tenha recaídas.
    Um abraço.
    ~Cartas da Gleize. 💌💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S.: As 200 e poucas postagens que você fez no mês passado não dão para serem todas visualizadas? Como assim?
      Eu consegui ver todas, eu acho.
      Bom, espero que você as republique muito em breve, porque hoje eu quis comentar na postagem sobre a técnica Pomodoro. 🍅 Procurei por ela aqui, mas não a encontrei.
      Até mais! 🎈

      Eliminar
    2. Oi, Rose!
      Obrigada!

      Quanto às publicações, só eram visíveis no dia em que foram publicadas e no segundo dia. Depois ficavam ignoradas pelo arquivo do blogue e apenas dava para aceder pesquisando, mas como é que o leitor iria pesquisar sem conhecer a publicação?! hahaha! O Blogger e as suas piadas!

      Eu irei republicar a publicação da técnica Pomodoro :)

      Boa Quarta-Feira!

      Eliminar
    3. Obrigada!
      Estou de volta à internet e ao mundo dos blogs depois de 18 dias, desde 27 de setembro, que fiquei fora por causa de um problema com a bateria do meu celular. 💌💕

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.