quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Técnica Pomodoro

 Olá, Pessoal! 

 Hoje falo-vos sobre a técnica Pomodoro.


  Esta técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980 como um método de gerenciamento de tempo. O objetivo é estabelecer um foco na tarefa a ser executada, evitando distrações e aumentando a produtividade. Junto a isso, a ideia de que pausas frequentes no processo criativo podem aumentar a agilidade mental. O nome da técnica vem da palavra tomate em italiano (pomodoro) e surgiu quando Cirillo utilizou pela primeira vez um daqueles cronómetros de cozinha em formato de tomate.

 Para fazer uso da Técnica Pomodoro deve providenciar um cronómetro. Com ele em mãos, comece:
 
– Irá trabalhar em ciclos de 25 minutos cada, os chamados “pomodoros”.
 – Acerte o cronómetro para o primeiro ciclo e foque no texto. Durante esse tempo não é permitido fazer nada que não seja escrever a sua história.
 – Se se lembrar de algo importante, anote num papel para fazer após o término do ciclo.
 – Ao final do primeiro pomodoro terá cinco minutos de descanso para realizar alguma atividade que ajude a espairecer a mente.
 – Terminado o intervalo de cinco minutos, acerte o cronómetro e inicie um novo ciclo de 25 minutos. Lembre-se que pomodoros são unidades indivisíveis, não há meio pomodoro, são sempre 25 minutos que devem ser cumpridos ininterruptamente.
 – Ao final de quatro pomodoros terá um descanso maior, desta vez de meia hora, para que a mente recomponha as energias. É aconselhável ter algum papel por perto para ir anotando os pomodoros finalizados.
 – Além de controlar os pomodoros e os intervalos, as anotações servem para que consiga perceber quantos pomodoros são necessários para realizar determinadas tarefas e o quanto produziu naquele espaço de tempo, melhorando o seu processo criativo.

 Aconselha-se que, ao utilizar a Técnica Pomodoro, nos intervalos sejam realizadas, de preferência, atividades físicas. Desta forma estará a dar de facto uma folga para a sua mente, para que ela possa voltar à carga total no próximo ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.