sexta-feira, 22 de julho de 2022

O (mito do) autor completo

 Olá, Pessoal!

 Hoje trago uma pequena reflexão sobre algo que ultimamente me vi envolvida.

 O (mito do) autor completo é algo que vai surgindo de tempos em tempos em sites literários. Normalmente, entre Junho - Agosto este nome é mais vezes falado. Temos os autores a escreverem entre estes meses para terem as suas novas obras publicadas em Setembro - Novembro.

 Antes de mais, para quem é afastado das redes sociais ou do meio literário, devo definir o que é um autor completo. Um autor completo é aquele profissional que escreve todos os géneros literários, que usa e abusa de modo quase perfeito todas as estruturas literárias (se não fizer de modo quase perfeito, tem facilidade com todas elas), que tem conhecimento de vários assuntos e usa-os de forma sábia. Isto é basicamente o autor completo.

 Será que existe este autor completo? No meio de tanta gente que conheço no meio literário, ainda não conheci um, mas isso é a minha visão. Faço parte do grupo de pessoas que acha um mito (embora alguns acreditem que se trata de um nome criado pelo meio elitista, mas eu não quero ir por aí, há tretas literárias em que eu não me intrometo).

 Aliás, eu acho impossível que alguém, se existir, consiga ser totalmente feliz por ser um autor completo. Não vale a pena fazer algo que não é da tua alma. Há quem prefira um género literário em especifico, existem vários públicos. O autor não deve se sentir bem a escrever tudo quanto é género. Sem contar que a escrita é uma nudez de alma. Mas essa, mais uma vez, é a minha visão.

 Eu acredito que a gente não pode (e não deve) ser uma máquina, dependente de público, dependente de comércio. Eu penso que o autor completo agrada alguém, mas nunca a si mesmo. Ele sempre se compara "Ah, o fulano fez isto e isto e tem sucesso, eu tenho que fazer o mesmo". Esta fórmula de sucesso é algo que eu também discordo totalmente, mas falarei/escreverei sobre isso mais tarde. Até porque esta fórmula também tem quem concorde e tem quem não concorde.

 Outra coisa que entra em discórdia é o gostar da ideia e não desenvolvê-la. Por exemplo, por várias vezes, tive pessoas a dizerem que gostariam de resenhar. Na verdade, gostam da ideia, mas não há curiosidade de chegar lá, de aprender. Só pensam no último passo.

 E isto leva-me à razão pela qual eu acredito que o autor completo não existe: Querer. Querer toda a gente quer. Querer é um lugar de vaidade. "Eu quero o sucesso de fulano, quero aprender a escrever X, quero estudar Y". Querer é diferente de precisar. Quando o querer passa a "eu preciso de estudar isto", então já chegou o primeiro passo. Precisar já é algo que nos leva para a nossa saúde mental. Pode dar preguiça de chegar ao resultado final, mas é prazeroso.

 As fórmulas do sucesso ainda virão para outro texto porque entra em mais questões sobre autores completos.

 O que acham? Acreditam em autores completos?

4 comentários:

  1. Oi, Diana.
    Bom, já vi autores que se aventuraram a escrever diversos gêneros literários; bom, talvez não todos os gêneros, mas alguns. Eu não consigo e nem gostaria mesmo, já que eu tenho um gênero favorito, que é o romance, embora aprecie também infanto-juvenis, contos e novelas; mas para por aí, eu acho. Agora quanto a acreditar na existência de autores completos aí eu já não sei... não sei se acredito.
    Gostei da tranquilidade com que o texto foi escrito ou pelo menos da calmaria que ele está transmitindo.
    Só não entendi por que - junho, julho e agosto - estes são os meses mais falados sobre isso. Mas tudo bem.
    Bom fim de semana! 🎈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relendo, eu acho que entendi por que estes são os meses mais falados sobre o assunto. Mas, só pelo fato de escritores escreverem sobre o tema nessa temporada, nessa temporada é quando mais se fala sobre isso também? É nesse raciocínio que eu me perdi e estou perdida. 😂😂😂 E por que, também, publicar entre setembro e novembro?

      Ser considerado autor completo só por ser escritor de diversos gêneros?
      Seria isso mesmo que definiria ou classificaria alguém como um autor completo?

      Eliminar
    2. Oi, Rose!
      Obrigada pelo comentário.

      Normalmente, os autores aproveitam estes meses de Junho - Agosto para revisões e para prepararem as obras para serem publicadas durante Setembro - Novembro porque Dezembro é o mês do Natal e há muita mais procura de obras para oferecer a familiares e amigos. É uma boa estratégia de marketing publicar algum tempo antes. Uns 2/3 meses antes do Natal, então neste momento muito autor fala de ser "completo", que precisa de escrever isto e aquilo e desta ou daquela forma, a usar várias estruturas para chegar a diversos públicos, ou a todos.

      Essas suas últimas questões também me fizeram pensar. Há escritor que se considera completo apenas por isso, mas há quem vá além na definição. Se for isso, não acredito que existam.

      Bom Fim de Semana!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.