terça-feira, 26 de julho de 2022

Dia Mundial dos Avós

 Dia dos Avós. Só há poucos anos é que descobri esta data. Nunca a tinha comemorado até 2010 e um pouco depois.


 Há quem tenha tido a possibilidade de os conhecer, há quem tenha, infelizmente, os perdido bastante cedo sem nem terem passado tempo o suficiente com eles, há quem os tenha visto vez ou outra, há quem viva com eles, há quem tenha sido criado por eles.

 Comigo aconteceu o último caso. Todos nós temos quatro avós, ou supostamente temos. E todos eles fazem parte da nossa vida de alguma forma. Alguns de uma forma mais importante do que outros. No meu caso, tive dois que me criaram. Dois que pareceram quatro. Os meus avós maternos.
Com o meu avô materno só tive a possibilidade de conviver por 14 anos, mas o que me deu fica-me na memória mais do que os meus outros dois avós.

 A minha avó materna é a única ainda viva. E é a única que me deixa com medo se algum dia a perder. Ela cuidou de mim, ao lado do meu avô, enquanto os meus pais estavam a trabalhar (e não os culpo por isso, entre ir para uma creche ou ser criada pelos meus avós até ir para a escola, sinto-me feliz por ter ficado em casa com eles).

 As memórias com o meu avô materno ficam. As cassetes antigas, o rádio, ver Mr. Bean, ensiná-lo a escrever e a ler... (mesmo que nunca tenha conseguido ensiná-lo, ficou a tentativa).
 E quanto à minha avó espero ainda que ela fique por cá uns bons longos anos.

 Enfim... hoje felicito a minha querida avó materna, e o meu avô materno, esteja onde ele estiver. E felicito todos os avós presentes na vida dos seus netos, de uma forma ou de outra. A presença dos avós na vida dos seus netos é, de certa forma, importante, e eu tive-a... e ainda tenho, felizmente.

 Feliz Dia Mundial dos Avós

1 comentário:

  1. Oi Diana.
    Primeiramente, peço desculpas.
    Não sei o motivo... Mas os meus comentários estão aparecendo só como anônimos. Não estou conseguindo comentar com meu login. Estranho.

    Mas cheguei até o seu blog, por meio de outros blogs.

    Gostei da sua memória sobre os seus avós.

    Também tenho uma gostosa memória. Só conheci meus avós maternos. Os paternos partiram antes de eu nascer.

    Na escola em que eu trabalho, fazemos um "chá dos avós" com os alunos do fundamental 1. É um momento tão gostoso.

    Abraço pra você.
    Sou a Ana Virgínia.
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.