sábado, 13 de março de 2021

Mercado Literário + Novo projeto

 Olá, Pessoal!

 No dia 22 de Fevereiro, eu lancei um episódio no podcast Chá de Dezembro (do projeto Fábrica de Histórias) com a minha colega Michele Bran chamado de mercado editorial.

 No momento da gravação lembro-me de ter falado que seria um tema impossível de trazer polémica, mas não me quis alongar. Sou autora publicada e questões destas podem me levar a processos. Não sou louca, sei quando posso trazer um pouco de polémica e também sei quem ficará ofendido.


 Comecei a entender o mundo literário em 2009. Inicialmente, o mundo literário online. Descobri o lado bom, o lado dos escritores que se apoiavam mutuamente, o lado dos comentários bem dispostos, dos gostos, das divulgações. Mas também descobri o lado mau, o lado do bullying, o lado do preconceito literário, o lado dos comentários negativos e das divulgações a denegrir a mente dos escritores.

 Em 2015 conheci o mundo editorial. E não poderia ter ficado ainda mais desagradada com o lado mau. A competitividade é ainda maior. Não é uma briga de crianças, isso é o mundo literário online onde escritores competem pelo número de visualizações e comentários, no mundo editorial temos autores publicados, pessoal com idade a tentar subir degraus nem que para isso tenham que atropelar outros pelo caminho.

 Decidi que o lado mau não era para mim. Não tenho personalidade para estar a aguentar o autor arrogante que pensa que escreve que nem um Fernando Pessoa. E não me vou alongar com as editoras. Há quem diga e divulgue mentiras dizendo que não existe ficção jovem de qualidade. Existir existe, mas essas editoras não divulgam. Mas, felizmente, não são todas as editoras a dizerem isto. Contudo, são os grandes selos e têm o peso que têm.

 A minha "fama" de autora de bebe um chazinho com o "amigo vermelho" não é lá grandiosa. Ela não me permite ter a coragem de falar alto e causar polémica com "gente grande". Fico-me com os meus confrontos com os autores que apoiam esse tipo de mercado literário. Porque, no fundo, se não existirem apoios, não há como manter o mesmo nível de pensamento, certo?

 Se deveria fazer uma parte 2 sobre o mercado literário? Sim, deveria. Há coragem? Sim, mas o resto falta.

 Após entender todo o outro lado, decidi participar e criar projetos para ajudar autores pouco reconhecidos. A Fábrica de Histórias é um deles. Tive a parte do trabalho de divulgar as regras de parceria do projeto para autores. E bati de frente com alguns desses autores. Tenho algumas histórias desagradáveis que poderia partilhar em menos de um ano de projeto. Autores arrogantes, que acham que o seu livro deve ser criticado/resenhado por projetos grandes. O nível de arrogância é tal que tive vontade de transparecer claramente a fama que tenho, mas me contive. No futuro espero que algum projeto não lhes feche portas, quando precisarem de divulgação. Se algum deles estiver a ler isto, que eu acredito que alguns estejam, sinta-se "homenageado".

 Em breve criarei um novo projeto. Um projeto que será parceiro da Fábrica de Histórias. O objetivo é apoiar escritores profissionais ou amadores que tenham o gosto pela escrita. Apenas quererei escritores humildes, que saibam exatamente do que se trata a literatura. Por enquanto, estou a ter um resultado positivo.

 E quanto à parte 2 do mercado editorial? Não sei se terá a Michele, mas podem esperar alguma coisa sobre o mercado literário no seu todo, com situações especificas que aconteceram dentro do projeto Fábrica de Histórias.

4 comentários:

  1. Boa noite, Diana. Aproveitando essa postagem, você poderia me dar algumas informações, por gentileza?
    Como funciona o projeto de parcerias no grupo Fábrica de Histórias? O que o escritor parceiro precisa fazer em retorno? Fazem resenhas de contos avulsos ou só de livros? Há alguma página onde eu possa ler essas informações ou respostas para as minhas perguntas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rose!
      As regras de parceria com o projeto são seguir as redes sociais (a gente retribui), enviar o e-book para resenha e divulgar o projeto e a resenha assim que sair. Há como opção o envio de livro físico para sorteio. Fazemos resenha a livros e livros de contos. Aceitamos todos os géneros literários. Somos cinco, a gente vai dividindo os livros entre géneros. Há quem aprecie mais policial, outros gostam mais de fantasia, outros de romance.
      No post com os serviços, aqui no blog, está tudo explicado. Abaixo dos serviços disponibilizados. Aqui do lado direito, abaixo dos seguidores :)
      Não temos informações diretas sobre parceria com autores, apenas os serviços que o projeto disponibiliza. O autor que deseje parceria pode enviar e-mail para saber como funciona, caso esteja interessado.
      No caso das parcerias é tudo gratuito, o autor apenas troca divulgação. Os serviços já são pagos, dependendo do que o autor precise.
      Obrigada pelo interesse.

      Bom resto de fim de semana!

      Eliminar
    2. Obrigada pelo retorno e pelas respostas. Indiquei o trabalho de parceria de vocês a um escritor que veio de outro grupo falar comigo por causa do post de divulgação de escritores que fiz em minhas redes sociais. Indicando o trabalho de vocês a ele, eu acabei me interessando para uma possível futura parceria :). E o convite a você para comentar com os títulos dos seus livros na postagem que eu fiz continua aberto, se você quiser. ;)
      Bom início de semana!

      Eliminar
    3. Obrigada pela divulgação :)

      Vou lá tentar comentar novamente.

      Boa semana!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.