terça-feira, 3 de março de 2020

Vamos falar de "Livros Jogo"?

Olá, Pessoal!
Já terminei a leitura ao livro do mês de Janeiro do Projeto Literário 2020 - Uma Volta ao Mundo em 12 Livros (clique no nome do projeto para ver a lista de livros escolhidos) "O Jogo do Mundo (Rayuela)" de Julio Cortázar.
O livro pode ser lido de duas formas (ou mais). A primeira é lida na forma natural com que lemos os livros, terminando no capítulo 56. A segunda forma começa pelo capítulo 73 e vamos seguindo uma sequência irregular de capítulos.

Capa do livro. Créditos: Wook


Acaba por ser uma forma interessante de leitura. Ver as diferentes formas de ler um livro e o que contém dentro dele.
Era para fazer uma resenha, porém, tendo em conta que se encontram duas (ou mais) histórias neste livro, decidi antes fazer este post sobre Livros Jogo.
Este livro fala sobre a vida do argentino Horacio Oliveira. Lido de várias formas podemos conhecer a viagem dele até Paris, em que se apaixona por uma uruguaia, ou o regresso dele até Buenos Aires.

Por ter lido este livro, acabei por pesquisar mais livros jogo, livros que se podem ler de várias formas ou em sequências irregulares de capítulos.

Existem alguns exemplos:
- A série de livros "Aventuras Fantásticas";
- O Mistério da Vila da Neblina de Marcelo Paschoalin;
- Como Ficar com Rick de Julie Fison (penso que só estará à venda no Brasil).

Curiosidades:
- Nos anos 80 existia a série de livros "Escolha a sua Aventura" da editora Ediouro (Brasil) em que o leitor ia escolhendo o rumo da história e vários finais.
- Na década de 80 os fãs da DC foram habilitados em votar para matar o segundo Robin.
- Em alguns livros jogo também são usados dados ou fichas dos personagens.

Fica, então, aqui a minha "resenha" ao livro lido em Janeiro.

E vocês? Gostam de "livros jogo"? Já leram? Gostavam de ler?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.