segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Projeto Literário 2020 - Uma Volta ao Mundo em 12 Livros

Olá, Pessoal!
Decidi envolver-me num novo Projeto Literário chamado "Uma Volta ao Mundo em 12 Livros". A ideia é escolhermos 12 países e 12 livros de diferentes autores para tentarmos conhecer mais sobre outras culturas, outras formas de escrever e contar histórias.

O objetivo é tentarmos sair da nossa zona de conforto e aventurarmo-nos por outros horizontes, conhecermos outras formas de interpretarmos o mundo e a realidade ao nosso redor.

Vi este projeto no blog Aventura Literária (clique no nome para ver o post original).

Eu optei por alterar os países e os livros que a dona do blog decidiu trazer para chegar exatamente ao objetivo (ou seja, sair da minha zona de conforto).
Além disso, tendo em conta que na minha lista de metas disse que quereria ler este ano 12 livros, um por mês, este projeto veio na melhor altura.
Depois de lermos os livros temos que deixar uma resenha/crítica. Esta também é outra das regras.

Imagem retirada do post do blogue Aventura Literária

Deixo, então, aqui a minha lista:

Janeiro (Argentina): O Jogo do Mundo (Rayuela) - Júlio Cortazar

O mês de Janeiro já terminou e, por isso, decidi deixar aqui o livro que estou a terminar de momento. É um livro-jogo e estou a terminar a segunda forma de leitura. Em breve deixarei a resenha/crítica (que eu ainda terei de pensar como a vou fazer já que no seu interior estão, pelo menos, duas histórias).

Fevereiro (Itália): Terapia do Mexerico - Luisa Cuini & Elena Mora

Em vez de comprar livros novos (porque a probabilidade do projeto não vir a ser concretizado poderia acontecer) decidi ir à estante de livros comprados há anos que nunca li. Este livro estava lá. As primeiras folhas já revelam aquelas manchas acastanhadas que revelam o quanto o livro é antigo (ou então pouco cuidado). Na época deve ter sido comprado porque na minha mente de pré-adolescente via um título interessante. Devo ter crescido e não o cheguei a ler. Chegou o momento certo de pegar realmente neste livro.

Março (Inglaterra): Louca Paixão - Charlotte Lamb

Em Portugal, Março é considerado o mês das flores, então nada melhor do que ler um romance de cordel. Mais um livro que deixei na estante de livros comprados que nunca li, porém este já veio da época da minha mãe e está escrito em Português do Brasil. Provavelmente foi comprado na década de 80.

Abril (Estados Unidos): O Último Solteiro - Jay Mclnerney

Mais um livro perdido na lista de livros comprados que nunca li. Este foi comprado mais recentemente. Acho que em 2012 ou 2013.

Maio (Suécia): O Executor - Lars Kepler

Policiais nórdicos é o maior género que possuo na minha estante, até porque é o meu género favorito. Vindo da Suécia poderia escolher vários nomes. Porém, tendo em conta que a Alexandra Ahndoril (um dos autores do livro) é filha de uma portuguesa, decidi optar por este.

Junho (França): Bailarina Estrela - Claude Bessy

Mais um livro perdido. Este também foi da minha mãe. Nunca o li, talvez porque nunca me interessei por ballet. Espero poder lê-lo agora com este projeto.

Julho (Portugal): Psicopatas Portugueses - Joana Amaral Dias

Acho que este é o único livro comprado recentemente da lista que escolhi para concretizar o projeto. Comprei-o perto do Natal.

Agosto (Noruega): Baratas - Jo Nesbø

Este é um autor em que eu li um livro e não gostei, mas como já tinha comprado este livro há um tempo, decidi deixá-lo na lista.

Setembro (Brasil): Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes - Augusto Cury

Em Portugal, Setembro é o começo do ano escolar e por isso nada melhor do que ler um livro com um título assim. Não sei como ainda não tive oportunidade de ler este livro.

Outubro (Angola): Manual Prático de Levitação - José Eduardo Angalusa

Nunca li um livro deste autor, embora já o conhecesse (de nome). Tinha o livro nos confins da minha estante, perdido (mas agora já não).

Novembro (Moçambique): Terra Sonâmbula - Mia Couto

Semelhante ao livro acima mencionado, também abandonado nos confins da minha estante.

Dezembro (Venezuela): Palavras Perdidas - Laura Chimaras

Da lista de livros escolhidos, este é o único que ainda não tenho. Laura Chimaras é uma conhecida atriz e autora. Filha do falecido ator venezuelano Yanis Chimaras. A forma como ela escreve é bastante envolvente e, embora não esteja traduzido para português, eu desejo tê-lo. Não só este, mas também os restantes livros dela. Deixo aqui o livro no último mês do ano para ter tempo para o comprar.


E é isto.
Que comece o Projeto Literário 2020 - Uma Volta do Mundo em 12 Livros para mim também!

Quem quiser também participar ainda vai a tempo, deixem a vossa lista aqui (e no blog criador do projeto também).

2 comentários:

  1. Olá Diana! Fico muito contente que você tenha gostado da ideia do Projeto e tenha aderido nessa "Aventura Literária". Foram ótimas suas escolhas de livros, alguns deles ainda não conhecia. Vou continuar acompanhando ao longo desse ano e comentando. Espero contar também com sua participação lá no blog. Muito sucesso, bjoo

    ResponderEliminar
  2. Olá, Diana! Boa tarde! 🌹
    Legal essa ideia de ler 12 livros, de 12 autores, de 12 países diferentes ao longo do ano, sendo um em cada mês.
    Da sua lista não li nenhum livro; conheço o brasileiro Augusto Cury, o moçambicano Mia Couto, acho que já ouvi falar sobre Jo Nesbø, mas seus livros ainda não li nenhum; e sobre Charlotte Lamb, eu a conheço não por esse livro da sua lista, mas por outro que já li de autoria dela, chamado 'Violência'.
    Eu estou tentando não falar muito, só para pessoas mais próximas que convivem comigo, minha família, porque temo que se alguma coisa der errada ao longo desse ano, eu talvez não consiga realizar ou completar o meu objetivo, pois a vida é imprevisível, e nem no meu blog eu falei ainda, falarei quando e se eu chegar ao meu objetivo, mas para esse ano, eu estipulei como meta ler 20 livros, entre os quais, livros que eu havia abandonado em anos anteriores, com o intuito de assim reduzir o número de livros que eu abandonei; a ideia é relê-los do início ao fim e não de onde eu teria parado (não sei se as outras pessoas quando abandonam a leitura de um livro e ao voltar a lê-los, continuam de onde pararam ou releem a história do começo, mas eu sempre releio do começo quando volto atrás, porque haverão pontos dos quais eu não me lembrarei mais, então para relembrar tudo, eu releio.). Quero realizar isso também para aumentar a minha lista de livros lidos porque eu tenho lido muito poucos livros nesses últimos anos, também para aperfeiçoar a minha escrita, aumentar o meu vocabulário e ter novas ideias até mesmo para aplicar às minhas histórias, conhecer novos autores através de sua escrita e conhecer sua escrita, seu estilo de escrita. Quero também resenhá-los depois que ler e estar assim divulgando livros e autores já esquecidos (e alguns até já falecidos) da Literatura do meu país e pouco falados por serem mais antigos e terem ficado um pouco esquecidos no tempo; o pessoal hoje em dia só quer resenhar livros lançados recentemente ou que são modinhas e mais famosos. Acho que posso atuar nessa parte de estar relembrando e trazendo à tona livros dos quais não se falam mais, até porque eu gosto de conhecer e ler os livros dos anos 1980 e 1990...
    E 20 livros estão relacionados diretamente ao ano de 2020, um para cada ano desses 20 anos que se passaram. Como uma comemoração minha e particular. Quero, depois disso e se eu conseguir, poder dizer: “Em 2020 eu li 20 livros.” 🙂 ...

    Até mais!💕
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.