domingo, 1 de dezembro de 2019

Como voltar a ter inspiração (Relação habilidade-percepção)

Olá, Pessoal!
Como sou moderadora do grupo da página Fábrica de Histórias, algumas vezes vão surgir uns posts informativos meus com dicas.
Hoje venho vos dar algumas dicas sobre como voltar a ter inspiração, mas primeiro vou falar um pouco sobre a relação habilidade-percepção.


A relação habilidade-percepção, muitas vezes é confundida com inspiração.
Quando a habilidade do autor está alta, ele consegue escrever (e, muitas vezes, isso é confundido com inspiração). Mas quando a percepção está mais alta que a habilidade, surgem os famosos "bloqueios", porque nada satisfaz o autor.
A inspiração é apenas a forma como se consegue reter conhecimento, ou cultura para poder escrever. Para conseguir inspiração, o autor lê livros, vê filmes, sai à rua, bebe um café, etc...

No grupo onde eu postei a versão mais curta, apenas com as dicas, sugeriram que o título pudesse ser algo parecido com "Como tornar o trabalho de escrita mais benéfico" porque se a gente juntar inspiração com uma boa relação habilidade-percepção os bons textos começam a surgir. E, pelas dicas que eu mencionei, junta tanto dicas de inspiração como as dicas para o autor ter uma boa relação habilidade-percepção.
Até porque dicas para se ter inspiração são um pouco difíceis de se darem. As pessoas escrevem sobre influências que tiveram e vão misturando com outros assuntos que sabem, ou ouviram, ou leram. É muito difícil encontrar algo que seja totalmente inédito, principalmente porque até os enredos são finitos.

Há também uma ligação entre a inspiração e a relação habilidade-percepção. Se o autor tiver num momento uma má relação habilidade-percepção, a inspiração, mesmo estando em "alta", não vai ser colocada na prática. Mas, mesmo não havendo inspiração, com uma boa relação habilidade-percepção o autor consegue escrever um texto.
Se o autor conseguir ter uma boa relação habilidade-percepção, a inspiração acaba por ocorrer.

E com esta breve explicação, deixo as dicas para se voltar a ter inspiração, como consequência de dar dicas para se ter uma boa relação habilidade-percepção.

  • Disciplina: Tente escrever todos os dias para manter um hábito de escrita. Nem que seja por poucos minutos.
  • Limitação: Escrever tem a ver com trabalho, persistência e resultados. Ao escrever, programe um tempo e pare quando o tempo terminar. Quando a escrita corre bem, somos capazes de passar meia hora a escrever, mas, quando não temos inspiração, podemos ficar um minuto a olhar para uma folha, ou para um documento Word em branco e desistimos. Não force, mas também não desista. Escreva sobre outro assunto.
  • Risco: Arrisque escrever outros géneros, ou alguma cena que nunca tentou escrever e tenha vontade. Quando há uma mudança, conseguimos chegar a novos “lugares”.
  • Afastamento: Afaste-se da história que está a escrever no momento e só volte a reler mais tarde o que escreveu. Deixe a história “respirar”.
  • Mudança de hábitos: Se costumava escrever no quarto, vá para a sala. Se costumava escrever no café, vá para casa. Se costumava escrever no computador, tente escrever com caneta e papel. Se deseja ouvir música enquanto escreve, faça isso. Saia do lugar onde costuma escrever. Mude os lugares onde escreve e tente de novo.
  • Dedicação: Se escreve algo que não gosta, obviamente que não vai ter vontade de escrever, então escreva só sobre algo que deseja falar.
  • Autoconfiança: Lembre-se que não é apenas por ter escrito um texto maravilhoso, ou uma história até ao fim que teve um bom resultado. Se escreveu alguma coisa nova, que alargou as suas capacidades de escrita, isso também é importante e motivo de orgulho. Se conseguiu aprender algo com a mudança, isso é que é escrever. Isso é que é o verdadeiro significado de escrever.
Boa escrita!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.