quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Grupos de Escritores (Divulgação)

Olá, Pessoal!
Vim trazer um tema de conversa que é um pouco controverso, pelo menos no mundo do Facebook e os seus grupos.

Faço parte de vários grupos de escritores no Facebook. Gosto de manter algum convívio virtual com outros escritores porque acho que é bom para mim, para a minha escrita e para saber mais coisas sobre esta arte que é escrever.
Contudo, vejo que os grupos hoje em dia têm se tornado mais usados para divulgar as histórias dos escritores do que conviver, falar sobre escrita e partilhar conhecimentos. Isto é algo que me aborrece. Não só o facto de alguns escritores, muitas vezes só irem aos grupos para divulgar, como também fazem uma divulgação chata das suas histórias. Uma divulgação repetitiva, quase a "tocar" no spam.

Não me importo de ver os posts dos colegas a divulgarem histórias, desde que não sejam repetitivos.
Além disso, dá a sensação que as pessoas só fazem parte dos grupos para se divulgarem. Não é algo que me deixe feliz.

Eu faço parte de grupos para conviver, partilhar conhecimentos e só depois conhecer as histórias dos colegas. Não me importo de divulgar a história de um colega, desde que ele faça uma divulgação boa, não aborreça e não venha cobrar um comentário, ou que me leve a comprar o (novo) livro dele por obrigação.

Qual é a vossa opinião?
Comentem.

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    Eu, pessoalmente, acho errada a forma com que certos autores utilizam para divulgar suas obras e seu trabalho inclusive dentro dos grupos, mas também in box, em se tratando de redes sociais. Muitas vezes a impressão que fica para mim é a do desespero, escritores desesperados; parecem deixar de lado ou esquecerem-se do profissionalismo que precisa haver com relação a isso e partem para uma divulgação desesperada, chegando a quase obrigar mesmo outras pessoas a comprarem seus livros. Fica até uma situação chata, porém o "filme" dessas pessoas vai ficando queimado e elas vão ficando conhecidas no meio por agirem assim.
    Já me ocorreram algumas coisas. Já fui bloqueada no Facebook por um escritor de poesias porque depois de ser abordada por ele e depois de certa insistência dele, eu disse e repeti que não ia poder comprar o livro que ele queria me vender...
    Ao invés de eu bloqueá-lo pela importunação, ele que me bloqueou porque eu não ia poder ajudá-lo!
    Acho que nós autores precisamos ter paciência, profissionalismo e estratégias de marketing. Sem isso, seria melhor nem nos arriscarmos na carreira de escritores!
    Nos grupos, eu acho que é uma questão de regras, tanto dos criadores dos grupos estabelecerem regras sobre divulgações e serem rigorosos no "policiamento" quanto dos membros respeitarem as regras; quem não respeita as regras impostas nos grupos, não deve fazer parte deles. Eu respeito as regras dos grupos que participo e acho que não precisa haver desespero dentro deles quando o que não falta na internet é espaço para divulgar!
    Tem um grupo que só é permitido divulgar a cada 60 dias e só depois de ter participado, interagido e ajudado nas dúvidas dos outros membros nos últimos 15 dias antes da postagem autodivulgativa e eu acho isso ótimo! Satisfatório!
    Sou observadora e como aspirante à escritora que sou, aprendo a não ser como esses escritores são.

    Bom dia!
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.