quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Como não perder ideias

Olá, Pessoal!
Deixo aqui mais uma maior versão a um post informativo que deixei no Grupo do Facebook Fábrica de Histórias, onde sou moderadora.

Como ter perder ideias



  • Se faz parte da lista de autores que escreve sem listar cenas e que depois se perde no meio do enredo, liste as cenas já escritas e o que vai escrever mais tarde. Essa lista vai ajudá-lo a resumir o que está para trás, ou seja o que já escreveu, e o que vai escrever depois.
  • Escreva sempre ideias novas que tenha e que não dá para aquela história. Mais tarde pode ser útil. Como, por exemplo, para uma nova história, ou conto.
  • Pense nos próximos capítulos. Escreva sobre eles de uma forma simples, se tiver que abandonar a história por alguns dias, saberá como continuar. Uma lista dos próximos capítulos ajuda a programar e as ideias ficam seguras, além de ajudar a memória do autor. Mais tarde, quando voltar à história e tiver tempo para escrever, já terá alguma coisa de novo e não precisará de reler tudo o que já escreveu.
  • Todos têm ideias, mas concretizar é um problema. Começamos a escrever logo que temos uma ideia, mas não conseguimos separar a ideia da sua concretização para o papel, ou computador. É difícil encontrar um livro que seja uma má ideia, mas é fácil encontrar um livro com uma ideia mal concretizada. Faça uma lista de personagens, lugares, frases... Tudo muito simples, sem ter aqueles “tiques de artista” que podem mais tarde irritá-lo porque já “cresceu” na forma de escrever (se for escrever acrescentando algo “complexo” o mais provável é deixar uma ideia incrível perdida). Quando for começar a escrever, vai saber como iniciar. É sempre triste quando abandonamos uma ideia pelo simples facto de não conseguirmos concretizá-la por algum motivo. Essa dica pode ajudar a não perdermos as nossas brilhantes ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.