terça-feira, 29 de novembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Fase 2 (Resultados)

 Olá, Pessoal!

 E cá estão os resultados da Fase 2.


 Terminei com 6 livros lusófonos e 3 livros estrangeiros. *

 * Não contando com os empates (que eram uma escolha).

 Fase 2:
 25/11: Qatar - Senegal
 (1-3 - Vence)
 Livro Lusófono.

A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis


 Sinopse: Romance considerado por muitos críticos literários como o mais bem conseguido de Júlio Dinis, foi publicado em 1868. Na figura do protagonista, Henrique de Souselas, a obra ilustra uma das teses favoritas do autor: o efeito regenerador da vida rústica sobre um organismo moralmente deprimido pela vida urbana. Madalena, a Morgadinha, e a sua prima Cristina alargam a galeria dinisina de mulheres fortes, femininas e virtuosas, dispostas a contornar as barreiras sociais por amor, como acontece com Madalena em relação a Augusto. Está também presente, neste terceiro romance de Júlio Dinis, uma forte componente de crítica social, que visa o fanatismo religioso e o clericalismo hipócrita.

 Opinião: É uma obra incrível. Um dos clássicos portugueses.

 25/11: Países Baixos - Equador
 (1-1 - Empate)
 Livro Escolhido: Estrangeiro

Marcada, de P.C. Cast e Kristin Cast


 Sinopse: Marcada é o primeiro livro da série "House Of Night" (traduzindo: Casa da Noite).
Os livros narram a estória de Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos que é marcada pela deusa Nyx (a personificação da noite) e tem que se mudar para House Of Night, onde deve enfrentar o período de transformação. Ela deixa para trás os amigos, o namorado e a família, que inclui um padrasto hipócrita, uma mãe submissa e dois irmãos problemáticos. Lá ela terá um treinamento necessário para a sua vida adulta como vampira. Passará por várias transformações, que podem torná-la vampira, ou matá-la, caso o seu corpo rejeite a mudança.

 Opinião: Foi um livro que eu não gostei. Detestei a personagem principal, algo raro, e preferi as secundárias. O enredo não me cativou.

 25/11: País de Gales - Irão
 (0-2 - Perde)
 Livro Estrangeiro.

O Contágio, de Megan Abbott


 Sinopse: O pânico lançado por um misterioso contágio ameaça destruir amizades e famílias num subúrbio idílico.
 A família Nash é muito unida. Tom é um professor bastante popular, pai de dois adolescentes: Eli, uma estrela de hóquei adorado por todas as raparigas, e a sua irmã Deenie, uma estudante exemplar. Mas a estabilidade que os rodeia é despedaçada quando a melhor amiga de Deenie é possuída por convulsões na escola. Rumores de uma epidemia incendeiam-se como um rastilho de pólvora pela comunidade. O pior de todos virá ao de cima… e nada mais será igual.
 À medida que cresce a histeria e o contágio se propaga, emerge uma série de segredos profundos que ameaça destruir amizades, famílias e a própria segurança da pacata cidade. Deixe-se contagiar pelo talento de Megan Abbott, uma das vozes mais originais da sua geração, numa história tenebrosa sobre culpa... segredos de família... e o poder letal do desejo.

 Opinião: É interessante. Plot twist triste, onde é fácil se descobrir o que aconteceu, mas interessante.

 25/11: Inglaterra - USA
 (1-1 - Empate)
 Livro Escolhido: Lusófono

Perfurocortante, de Fernando Medici

 Sinopse: Aqui temos um homem e uma mulher sem nome. O homem é um sociopata que aparentemente é apaixonado por punhais, e a mulher é a sua vítima. Ele, ela e um punhal, sozinhos. Onde isso levará, só ele sabe.

 Opinião: Achei o conto uma boa crítica social. Tem o sociopata bem desenvolvido.

 26/11: Polónia - Arábia Saudita
 (2-0 -  Vence)
 Livro Lusófono.

O Síndroma de Babel, de Victor Mesquita


 Sinopse: Eu fazia aquilo todas as noites, querido irmão, não falhava uma: pornografia caseira, espectáculos de variedades, noticiários de guerra com os mais sangrentos flashes que possas imaginar, circo, jogos de computador com resposta integrada, caça aos Pop-Divers em directo nos canais da Babel 5 com os cães-bicéfalos da polícia a esfacelar em vôo os pobres marginais que fugiam no vento. Todo o género de filmes que a televisão ou o vídeo proporcionassem no seu desfile luminoso, obsceno e terrível, eu devorava. Era uma obsessão insaciável, mano. De onde é que me vinha essa necessidade predadora, essa tão grande fome de imagens que mais parecia uma doença do olhar?

 Opinião: Além de escritor, também é um dos mais importantes criadores de banda desenhada em Portugal. Um artista. Sem palavras.

 26/11: Argentina - México
 (2-0 - Vence)
 Livro Lusófono.

Um Crime, de António Xavier


 Sinopse: Estenderam o pano ao cadáver, após terem afastado todo o lixo. A senhora que conduzia o carro Starlet, de matrícula AA:05:07, saiu do local a chorar, entrou no carro e fechou a porta. 
Instantes depois, surgiu bruscamente um homem na frente do carro, com o objectivo de interceptá-la. Julgou que fosse um bandido, acelerou na tentativa de o atropelar e desapareceu, deixando apenas uma forte poeira.

 Opinião: Fico feliz em ver bons livros deste género bem escritos. Gostei deste livro!

 26/11: Tunísia - Austrália
 (0-1 - Vence)
 Livro Lusófono

A Menina e a Banheira, de Canhestro

 Sinopse: Samantha é uma criança curiosa, como todas as outras, mas muito solitária. Filha de pais ricos, que só ligam para a aparência e bens materiais, para eles tudo pode ser comprado, mas não é bem assim. O amor e o carinho são coisas que não se compram, e é exatamente disso que Samantha sente falta. Na sua nova casa, existem muitos quartos que estão há tempos intocados, e isso atiça a curiosidade da menina, principalmente a de uma porta em particular, que ela acha muito bonita e, devido a isso, passa grande parte dos seus dias somente admirando-a, até descobrir a sua verdadeira história.

 Opinião: Um conto bem surreal, bom.

 26/11: França - Dinamarca
 (2-1 - Vence)
 Livro Lusófono.

Um Trono para Dois Irmãos, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


 Sinopse: Os príncipes D. Pedro e D. Miguel são irmãos e disputam o trono de Portugal. 
A cidade do Porto é fiel a D. Pedro mas encontra-se cercada pelas tropas de D. Miguel. Ninguém entra, ninguém sai, as lutas prolongam-se sem vencidos nem vencedores. E a morte espreita mesmo fora dos campos de batalha porque faltam mantimentos. Em certas zonas já há quem coma ratos e outros bichos nojentos. No entanto, os homens não se rendem.
 Ana, Orlando e João caem da máquina do tempo numa zona onde a guerra está ao rubro... Para escapar às balas juntam-se a um médico que anda a recolher feridos na sua charrete. Assim, são obrigadas a tomar partido.

 Opinião: Acho que foi um dos livros que mais gostei de ler enquanto estive na escola.

 27/11: Japão - Costa Rica
 (0-1; Perde)
 Livro Estrangeiro.

A Lista da Morte, de Julie Garwood


 Sinopse: Regan Hamilton Madison enredou-se numa questão potencialmente mortífera: recebeu por e-mail uma fotografia com a cena explícita de um assassínio - e a vítima não é nenhum desconhecido. O problema começou quando concordou em ajudar uma jornalista amiga a denunciar um guru de auto-ajuda de reputação duvidosa, o untuoso Dr. Shields. Na esperança de descobrir alguma prova incriminatória, Regan vai a um seminário promovido por Shields, durante o qual este convence os seus convidados a elaborarem uma lista com as pessoas que os magoaram ao longo dos anos, e faz uma pergunta: «O vosso mundo seria um lugar melhor se essas pessoas deixassem de existir? Regan entra no jogo, e esquece o assunto... até a primeira pessoa da sua lista aparecer morta.

 Opinião: É horrível quando pensas que vai sair um policial e afinal começas a ler um romance de cordel. Terminei de ler com mau gosto. Não recomendo aos que gostam de policial.

 27/11: Alemanha - Espanha
 (1-1; Empate)
 Livro Escolhido: Lusófono.

O Vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan


 Sinopse: Ai, me dá vontade até de morrer. Veja a boquinha dela está pedindo beijo - beijo de virgem é mordida de bicho-cabeludo. Você grita vinte e quatro horas e desmaia feliz. É uma que molha o lábio com a ponta da língua para ficar mais excitante...

 Opinião: O vampiro de Curitiba é um livro que de vampiro não tem nada. É um livro que tem pouca história. O livro é maçante e vulgar.

 27/11: Bélgica - Marrocos
 (0-2; Perde)
 Livro Estrangeiro.

O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick


 Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar mau", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, a sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças da sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa de enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai recusando-se a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da sua internação, Pat, agora viciado em exercício físico, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar a sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
 Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

 Opinião: É um livro de drama, e trata sobre o tema problema mental. Pat tem bipolaridade e Tiffany tem depressão. A narrativa é leve.

 27/11: Croácia - Canadá
 (4-1; Vence)
 Livro Lusófono.

Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett



 Sinopse: Viagens na minha terra é um relato da viagem verídica empreendida por Almeida Garrett de Lisboa a Santarém.
 Numa prosa fluida, espontânea e aparentemente despretensiosa, que busca cooptar o leitor constantemente, fazendo uso de vocativos, Almeida Garrett comenta os lugares por onde passa e, entre uma reflexão e outra, critica o atraso tecnológico do país, a literatura que falseia a realidade, as más condições das estradas e hospedarias, a maneira dos homens públicos de governar; enfim, divaga sobre diversos temas, fazendo uso constante de ironias. Além da digressão, a obra de Garrett introduz outro recurso inédito na literatura portuguesa, a “narrativa dentro da narrativa”: no meio do relato da viagem, o narrador conta a história romanesca de Carlos, jovem liberal e progressista, e Joaninha, típica heroína romântica: íntegra, pura e fiel ao seu amor. Uma mistura de literatura de viagem, autobiografia, reportagem, crítica política e romance histórico, Viagens na minha terra é obra singular da literatura portuguesa.

 Opinião: A história fluiu. Gostei!

 28/11: Camarões - Sérvia
 (3-3; Empate)
 Livro Escolhido: Estrangeiro.

O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks



 Sinopse: "És, e sempre foste, o meu sonho."
 Um homem lê em voz alta de um caderno desbotado que segura com carinho. A sua ouvinte escuta atentamente, ansiosa por saber o desfecho da história que ele lhe conta…
 Trata-se das memórias de Noah Calhoun, acabado de regressar da Segunda Guerra. Enquanto trabalha na reconstrução de uma velha casa, a sua mente divaga, atormentada pelas recordações de Allie, o grande amor da sua vida, que há catorze anos lhe escapou por entre os dedos.
 Mas, tão subitamente como desapareceu, Allie volta a entrar na sua vida, e Noah percebe que a história está apenas no começo.

 O homem torna a fechar o caderno. Sempre a mesma história. Sempre a mesma ouvinte. Amanhã, o homem voltará a ler, bem como no dia a seguir a esse, e todos os outros em que for capaz de o fazer.   Porque acredita em milagres, e no poder do amor…
 Foi este o livro que comoveu milhões de leitores.
 Foi esta a história que fez com que o mundo se rendesse à escrita de Nicholas Sparks.

 Opinião: É um romance dramático, bom para quem aprecia.

28/11: Brasil - Suíça
 (1-0; Vence)
 Livro Lusófono.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
 



 Sinopse: A publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

 Opinião: A história é boa, mas a narrativa é entediante.

 28/11: Coreia do Sul - Gana
 (2-3; Perde)
 Livro Estrangeiro.

Nómada, de Stephenie Meyer



 Sinopse: Melanie Stryder recusa-se a desaparecer.
 O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir.
 Quando Melanie, um dos poucos Humanos «indomáveis», é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente.
 Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada - Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.

 Opinião: Achei melhor que Twilight.

 28/11: Portugal - Uruguai
 (2-0; Vence)
 Sem menção de livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.