quinta-feira, 23 de julho de 2020

Longas Palavras Perdidas (Parte 15 - Final)

Olá, Pessoal!
Deixo-vos a última parte do conto Longas Palavras Perdidas.
Deixarei um resumo no final para que todos entendam o mistério.


Longas Palavras Perdidas (Parte 15 - Final)

"Eu guardo a tua foto e eu sei que ela me faz bem" - Letra da música.

Música:





– Eu vi-a novamente. – Desabafou ele.
– A rapariga?
João falava com um velho amigo da prisão.
– Ela terminou com um amigo meu. Ficou apavorada com o tiroteio que houve no bairro.
– Aquela não é a vida dela. Não é feita para estar ali.
– Eu sei. E ela deveria saber no dia em que eu decidi terminar com ela.
– Tu não terminaste com ela.
– A violação foi uma armação desse meu amigo. Foi ele quem a violou, não fui eu. Eu terminei com ela antes que a história da violação fosse confirmada.
– João, tu tens que seguir com a tua vida para a frente, não tens que olhar para trás. Estás em liberdade, tens que recomeçar a tua vida do zero.
– E vou para onde? Mal consigo trabalho. Sou um ex presidiário. Além disso tenho que ajudar a minha mãe.
– A tua mãe consegue sobreviver sozinha. Esqueceste-te que ficaste aqui cinco anos? – João ficou calado – Tens que recomeçar a tua vida, amigo. Tens que esquecer essa rapariga. Ela agora já entendeu que está a viver uma vida que não é confortável para ela.
– Mas se ela soubesse...
– Se ela soubesse o quê?
– Se ela soubesse a verdade. Se ela soubesse que não fui eu.
– E vais dizer o quê? Ela não te vai ouvir.
– Talvez pela amiga dela que me ajudou.
– Aquela que conseguiu que ficasses aqui dentro apenas cinco anos? Tu sabes que ela não é realmente amiga da rapariga, não sabes?
– Eu sei, mas eu podia tentar.
– Olha, tu é que sabes.
Esta conversa e outras entre João e um amigo da prisão foram ouvidas e assistidas pelo pai de Joana, o guarda prisional. Ele contou à filha que ficava a saber de tudo o que se passava dentro daquelas celas. Rafael soube dessas conversas. Rafael e Joana davam-se bem. Namoraram. Namoraram na época em que Mariana e João também estavam juntos.
Após a tentativa de suicídio de Mariana, João quis visitar Mariana ao hospital. Ele apenas tinha contado ao amigo da prisão que tinha intenções de matar Mariana. Estava com raiva dela o ter colocado na prisão.
Rafael voltou para casa e pegou numa foto dele com a ex namorada. Ele estava tão arrependido. Nessa noite adormeceu de cansaço.


"Não tenho inveja daquilo que não serve para nada" - Letra da música.

Música:



No dia seguinte, Rafael voltou a falar com Joana na prisão.
– Já percebi tudo. – Começou ele por dizer.
Ela sorriu.
– Já sabes?
– O André contou-me. Eu entendi. O João quis matar a Mariana e o André soube e por isso é que o matou. Mas tu tinhas todas as suspeitas a recaírem sobre ti.
– Eu sei.
– Tu tinhas inveja dela.
– Inveja dela? Eu não tenho inveja de coisas que não servem para nada. Ela era ingénua demais. Ela morreu porque era ingénua.
– O teu pai é guarda prisional. És diferente.
– Eu sei, mas ela podia ter pensado melhor nas coisas. Eu nunca tive inveja dela. Eu sempre tentei ajudá-la.
– Sempre? Tu fizeste com que a pena do João fosse reduzida.
– Mas isso foi muito antes, Rafael. Eu tentei salvar a Mariana da morte. Acabei por salvar a Mariana da morte e acabei indo presa pela morte dela. No fim, o culpado não pode fazê-lo.
– O André já o fez.
– E fez muito bem.
– Porque não apagaste as tuas digitais no quarto?
– Não iria valer de nada. – Ela fez uma pausa – Eu só queria que ela continuasse no quarto, continuasse em coma. Eu só queria que ela ficasse ali. Seria melhor do que a morte. Mas eu sei que ela iria sonhar que eu é que a mataria algum dia. Talvez por isso é que aqui estou. Mas eu estou bem. Sou a filha do guarda prisional. Nada de mal me vai acontecer.

"Tu só tens que olhar com os teus próprios olhos" - Letra da música.

Música:




Rafael sorriu para Joana.
– Obrigado.
– Não me agradeças. Eu fiz muitos erros na vida. Talvez aqui eu esteja a pagá-los, mas estou bem.
– Eu só me arrependo de não ter salvado a Mariana.
– Tu não sabias. Tu não podias fazer nada. Foste o último a saber que ela estava no hospital.
Houve uns segundos de silêncio.
– Ela realmente gostava de ti. Acredito que os sonhos que ela tinha não eram com o João.
– Como é que sabes disso?
– Vai a casa dela. Todas as meninas ricas escrevem em diários. Só tens que olhar com os teus próprios olhos. Não era pelo João que ela tinha uma paixoneta, era por ti.
– Por mim?
– Sim.
Ele despediu-se de Joana e decidiu ir a casa de Mariana. Ele acreditaria que os pais dela não lhe abrissem a porta, mas a mãe provavelmente já conhecia as palavras dentro do diário da filha e abriu-lhe a porta com gosto.
– Sê bem vindo, Rafael. Eu sabia que virias quando soubesses a verdade. A Mariana queria que eu te entregasse isto.
Ela ofereceu-lhe duas folhas do diário da filha.
– O João pode ter se tornado um bom cantor depois de morto, mas tu conseguiste o que ele sempre quis: o amor da Mariana. Fica com isso, querido.
– Obrigado.
Ele despediu-se da mãe dela e caminhou até casa, com as duas folhas. Iria lê-las e guardá-las no coração. No quarto, sentou-se na sua cama e começou a ler. Ela escreveu diretamente para ele.

"Rafael,
Provavelmente vais pensar que nunca gostei de ti e que foste trocado sempre pelo João. Provavelmente vais dizer que deste tudo de ti e eu não dei nada... que eu não te dei nada. Havia uma razão para ter terminado a relação: O João tinha saído da prisão. Não queria que nada acontecesse contigo. Eu não gostava do João. Quer dizer, até gostei, mas ele violou-me. Descobri que o João nunca gostou de mim e que só queria o meu dinheiro. Por isso é que ele saiu da prisão a querer vingança. Ele veio ter comigo dizer isso. Eu estava contigo e não podia deixar que fosses prejudicado. A situação está a deixar-me esgotada, o João quer vingar-se de qualquer maneira... Por isso é que escrevo isto. Sei que algum dia irás ler. Não sei se serei eu a entregar-te isto, ou qualquer outra pessoa, mas acredito que irás ler. O João é obcecado por mim, nem a sua fama de rapper o inibe. Sei que algum dia irás entender a minha decisão em deixar-te. Quero que saibas que te amo. Não amo o João, é a ti que amo. Irei sempre proteger-te. Fica bem, por favor, e não fiques perto do João. E, por favor, lembra-te sempre que é a ti que amo.
Beijos, meu amor,
A tua Mariana".

Na outra folha encontrava-se poemas de autores famosos, reescritos pela letra dela, que descreviam o romance dos dois. Rafael reparou no poema de Camões: "O amor é fogo que arde sem se ver...".
Os sonhos dela na cama do hospital poderiam ter sido com o João, ou com ele. Ele nunca iria ter como saber. Mas de uma coisa ele sabia: as palavras dela no diário eram verdadeiras. Poderiam apenas ser longas palavras perdidas, mas para ele significavam o mundo.


Espero que tenham gostado do conto!
Deixo o resumo: Mariana e João namoravam, Joana e Rafael também. A suposta violação ocorreu, porém não foi André, um amigo de João e Rafael, mas sim João. João acaba preso, Mariana denunciou-o. João fica cinco anos na prisão, sai com redução de pena devido a Joana, que sabia das conversas entre João e um colega da prisão com a ajuda do pai dela, guarda prisional (na época, João contava ao colega que amava Mariana, ou seja Joana quis ajudar o antigo casal a rever-se). João sai da prisão e Mariana, que namorava com Rafael naquela altura, (mas que já havia tido um romance com André) tenta o suicídio ao rever João. João vai ver Mariana ao hospital, Rafael é o último a saber da hospitalização de Mariana, a agora ex namorada. João vai falando com um amigo da prisão e o pai de Joana ouve, comentando isso com a filha. Joana acaba por saber que João quer matar Mariana no hospital para se vingar de ter estado preso e confronta-o. João, entendendo que foi descoberto, mata Mariana deixando as impressões digitais de Joana no quarto. Joana não foi inteligente ao ponto de apagar as suas impressões digitais e acaba presa pelo "suposto" homicídio de Mariana. Afinal, tinha todos os indícios de ter sido ela a assassina. Joana e Mariana não se davam bem, mesmo pertencendo à mesma classe social (o motivo da inimizade não foi contada pois foi há muitos anos). André, ao saber da morte de Mariana, entende que foi João quem a matou. Nesta altura, João já era conhecido por ser rapper. André acaba por balear João, que era seu amigo. André acaba preso pelo homicídio de João. João acaba se tornando conhecido como rapper e as suas músicas vão parar às rádios. Rafael, que realmente gostava de Mariana, não entendeu nada do que aconteceu e durante várias partes o narrador apenas surge a falar pela "mente" de Rafael. No fim, o mistério é totalmente exposto por Joana e André a Rafael. Rafael descobre que Mariana, afinal, gostava era dele, mas João era um obcecado por ela e, por esse motivo, Mariana nunca conseguiu aproximar-se de Rafael após a saída de João da prisão. Mariana tentou o suicídio não porque gostava de João, mas pela obsessão que ele tinha por ela e pela impossibilidade de chegar a Rafael e ser feliz com ele. No fim, Longas Palavras Perdidas refere-se às palavras que Mariana queria dizer a Rafael e não pôde devido à relação abusiva com João.

Gostaram do conto?

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    Compreendi tudo agora, todo o mistério! E agora o título do conto fez ainda mais sentido. Sentido completo! As ideias estavam soltas na minha mente, mas agora foram todas reunidas com esse final e suas explicações.
    Afinal de contas os verdadeiros protagonistas e mocinhos da história de amor (como eu vejo) eram o Rafael e a Mariana (O João afinal não passava de um vilão, como eu já havia comentando em partes anteriores a respeito). Pena que não puderam continuar o romance com a morte de Mariana. Fiquei triste com isso, mas gostei do final. :)
    Agora vou tentar prosseguir na leitura da degustação e capítulos de ¨A Escola do Terror¨ que eu havia chegado à metade e lido até o capítulo 21; precisei parar, pois não dava para eu acompanhar duas ou mais histórias ao mesmo tempo. Mas tentarei dar continuidade agora. Espero que você não tire logo do ar, pois irei devagar na leitura... :) Paciência com essa leitora. :)
    ~Boa noite!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.