quarta-feira, 8 de abril de 2020

#10YearsChallenge - 2009 Vs 2019

Olá, Pessoal!
Hoje trago um desafio que surgiu em 2018, mas só recentemente é que conheci.
2020 já chegou, é certo, mas como já estou neste mundo do Blogger há quase 11 anos, decidi participar.

Vamos lá:



O blogue era criado por impulso

Em 2009 (ou 2008), a gente criava blogs no Blogger por impulso. O nome era muitas vezes copiado de letras de músicas, conhecidas ou não, o template era o mais simples do site, havia quem usasse uma foto da Internet como fundo (eu cheguei a usar uma imagem de uma rosa num banco de imagens grátis) e até o cabeçalho muitas vezes era apenas uma foto sem qualquer preparo.

Hoje em dia pensamos mais sobre o tema do blogue, o visual, se cansa a vista, se se lê bem (antes era só pela estética).

Blogues enfeitados

Há 10 anos, os designs dos templates eram todos a lembrar purpurinas e glitter. Havia quem criasse enfeites a caírem do rato, música ao entrar no blog, usava-se sites como o SCM Music Player, ou https://cooltext.com/, ou ainda http://glitter-graphics.com/, ou ainda http://www.pageplugins.com/ (eu usava este último).
Os cabeçalhos eram apenas uma imagem simples, ou sem a ajuda de editores como Photoshop ou Photoscape, usava-se editores online como o montafoto.com ou fazia-se uma colagem de fotos em sites online.
Era em sites como o histats.com que o autor reparava no número de pessoas online.
E Cbox? Quem não se lembra de conversar por lá quando tinha alguma dúvida, ou queria comentar algo? Cbox morreu hoje em dia e os que ainda persistem nos blogues foram vitimas de vírus, ou têm links suspeitos, ou ainda conteúdo +18 (melhor não me alongar nisto).
Hoje em dia os blogues não são tão enfeitados. Dá-se uma maior preferência ao conteúdo e os autores dão mais um pouco do seu tempo para colocar o blogue apresentável, mas também um pouco "adulto".

Posts sem imagens

Os posts dos blogs em 2008/2009 não tinham imagens, era apenas um texto (grande ou não).
Hoje em dia os posts têm pelo menos uma imagem.

Imagens com chuva de estrelas

Quando existiam posts com imagens eram sempre gifs ou tudo enfeitado com glitter e enfeites em sites falados acima.
Hoje em dia é uma imagem apenas bonita, sem tanto enfeite.

Sem SEO

Em 2008/2009 não sabíamos o que era SEO. Para darmos alguma publicidade e divulgarmos o nosso blog seguíamos a fazer spam nos blogs amigos, ou íamos conhecer outros blogs para fazer parceria. A lista de imagens numa página só de parceiros era assustadora.
Nem me vou alongar o que se faz hoje em dia, porque está bastante óbvia a mudança neste aspecto.
A única coisa que não mudou foi o spam, esse continua, mas hoje é em Grupos do Facebook e não no Twitter, ou no falecido Orkut ou MySpace (ainda hoje estou triste pela perda da playlist de rap e de algum rock gótico que tinha de lembrança da minha pré-adolescência).

Posts muito curtos, ou muito longos

Não havia posts pensados, ou começados num dia, deixados nos rascunhos e terminados apenas uma semana depois. Os posts eram feitos na hora e postados na hora. Alguns eram grandes, outros mais pequenos e outros apenas diziam "Não tive tempo para vir aqui mais cedo, desculpem, voltarei em breve" (se não eram com estas palavras, de certeza que eram com algo semelhante).
Hoje em dia quando alguém quer começar a postar é possível que pesquise durante muito tempo sobre o assunto e que decida o conteúdo com antecedência.

Partilhar só no MSN, ou Orkut, ou MySpace

O Facebook em 2009 era só mato (como se costuma dizer na linguagem popular) e o Twitter era usado para se falar dos artistas, ninguém partilhava nada a não ser que fossem fanfics de Jemi ou Zanessa, casais vindos da Disney. O que sobrava? As restantes redes sociais da época: Orkut e MySpace. As playlists eram criadas no MySpace, a gente convidava os amigos pelo Orkut e no MSN levávamos com reprimendas dos leitores. Esta era a nossa vida!
Hoje o spam é em Grupos do Facebook, ou no nosso próprio perfil do Facebook. Bloqueamos os escritores e os bloggers chatos e assim vivemos também no Twitter e no Instagram, com milhares de hashtags e divulgação (além do SEO, que já falei acima).

Milhões de Comentários

Confesso que aqui o ano de 2009 era muito melhor. As pessoas tinham tempo para comentar e faziam comentários com conteúdo e grandes. Aqui está a diferença, agora partilha-se mais do que se comenta. Hoje os comentários são quase nulos, ou escritos à pressa. Na outra época existiam vários que animavam o autor.

O blogue era um "escape", hoje é uma fonte de rendimento

Termino com esta. Em 2009 o blog era usado para passar o tempo, ser feliz, contar coisas como se fosse um diário, fazer amigos, etc... Hoje é pensado para se ganhar um extra.


Gostaria de terminar o post com uma das minhas playlists do MySpace (de 2010), mas a rede social apagou tudo, deixando-me sem memórias.
E nem falei do Hi5, outra rede social bem usada em 2009 pelos fãs de blogs.

Se eu quiser terminar com uma playlist aqui talvez tenha que ser no Spotify, ou no SoundCloud.

Mas enfim... termino dizendo que podem rever os meus primeiros textos de 2009 (já que têm algumas músicas por lá).

1 comentário:

  1. Oi, Diana.
    Bom saber um pouco, através dessa postagem, como eram as coisas no mundo dos blogs do Blogger há cerca de 11, 12 anos, quando eu ainda nem sonhava em fazer ninho por aqui...
    Uma pequena aula de História que vale a pena conhecer. Eu gosto de contar e ouvir histórias de como eram as coisas em uma determinada época.

    Um abraço. 🖂

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.