Hoje venho falar sobre o filme de terror "O Exorcista" (1973).
Foi um dos primeiros filmes de terror que eu vi e que me deixaram com medo. Sem contar que é um clássico.
Outra coisa que também me espantou foi o facto da atriz Linda Blair em 1973 estar tão nova...
... e a equipa de caracterização fazê-la desta maneira:
Indo para alguns factos sobre o filme:
- O Exorcista foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme (os filmes "O Sexto Sentido" e "O Silêncio dos Inocentes" não são considerados do mesmo género).
- O diretor John Boorman chegou a oferecer-se, mas posteriormente desistiu do projeto, por considerar a história cruel demais. Ele, entretanto, aceitou estar presente em O Exorcista II - O Herege, lançado 4 anos depois.
- A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que a sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demónio!"), contida no guião original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.
- As atrizes Jane Fonda e Shirley MacLaine chegaram a ser sondadas sobre a possibilidade de interpretarem a personagem Chris MacNeil.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados 4 aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultaneamente.
- Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe pela sua filha sob possessão demoníaca, Burstyn bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e está presente no filme.
- Inicialmente, a voz do demónio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demónio, só comeu ovos crus, bebeu muito álcool e fumou diversos cigarros.
- A atriz Mercedes McCambridge chegou a processar a Warner Bros., para que o seu nome como a dona da voz do demónio entrasse nos créditos do filme.
- A morada/o endereço (PT/BR) do apartamento mostrado no filme foi anteriormente habitado pelo autor do livro em que o filme foi baseado, William Peter Blatty, quando este era apenas um estudante da Georgetown University.
- Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não explicada.
- Foi relançado nos cinemas americanos em 2000, com uma nova cópia, som digital e 11 minutos de cenas extras inseridas ao longo do filme.
- O Exorcista é o primeiro de uma série de quatro filmes baseados nos personagens. Os demais foram O Exorcista II - O Herege (1977), O Exorcista III (1990) e O Exorcista - O Início/O Exorcista - O Principio (tradução em Portugal) (2004).
Factos que aconteceram enquanto o filme era filmado:
- Vários acidentes ocorreram durante as filmagens do filme. Esses acidentes ajudaram muito a divulgação do mesmo, pois muitas pessoas acreditavam que isso fosse uma maldição.
Um deles foi o incêndio no set de filmagem, que prejudicou muito as gravações. Não se sabe ao certo a origem do fogo, pois aconteceu num final de semana, sem ninguém por lá. Mas as pessoas atribuem esse incêndio a "causas desconhecidas", pois não encontraram um motivo para o acidente.
- O ator Jack Macgowran, cujo personagem morre no filme, faleceu dias depois de concluir a gravação. Parentes de outras pessoas que trabalharam no filme também morreram, como por exemplo o irmão do ator Max Von Sydon, além de um cameraman e um vigia.
Informações técnicas do filme:
Titulo Original: The Exorcist
Titulo Português: O Exorcista
Titulo Brasileiro: O Exorcista
Ano: 1973
Realização: William Friedkin
Argumento: William Peter Blatty
Atores: Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Lee J. Cobb
Géneros adicionais do filme: Drama, Thriller
"O Exorcista " é um dos maiores clássicos do terror. Na época, aquele vómito verde nem sequer existia nos filmes como hoje se vê com tanta frequência. E ainda hoje, após 40 anos de lançamento, ainda não houve nenhum a igualar o medo. Aliás, tentem ver a versão alargada lançada em 2001 e vão sentir ainda mais medo. Uma das cenas que foram cortadas da versão original foi a jovem Regan a descer as escadas como uma aranha.
Até o final foi alterado.
O filme naquela época foi feito com efeitos especiais bem rudimentares, mas ainda hoje causa medo. A razão é bastante simples, é um guião (e um filme) que causa sempre uma sensação de medo do princípio ao fim. Coisa que poucos filmes hoje em dia conseguem provocar no telespectador.
Não importa os anos que passem, "O Exorcista" será sempre um clássico do terror e, pelo menos até hoje, nenhum o iguala no medo que provoca a quem o veja.
Créditos:
Fotos: Google
Factos: Adorocinema.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.
Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.