sábado, 22 de fevereiro de 2020

22 de Fevereiro

Olá, Pessoal!
Eu não costumo partilhar este tipo de textos, porém hoje é o aniversário do meu cão que completa 11 anos e por isso decidi trazer este pequeno texto. Embora não fale concretamente do meu cão, falo do amor pelos animais de estimação e do quanto devemos amá-los da mesma forma como eles nos amam a nós.

Uma das últimas fotos tiradas ao meu cão

Um animal de estimação é uma alegria. Não importa o teu estilo de vida, traz sempre otimismo a uma casa.
Os gatos tentam sempre fazer-nos rir quando estamos tristes, enquanto que os cães recebem-nos à porta com o rabo a abanar, esperando que passemos algum tempo a brincar com eles. O meu cão não é excepção. Ele brinca, faz palhaçadas e está sempre em casa a vaguear. Mas não quero falar concretamente do meu cão. Quero falar do amor por um animal de estimação. Num mundo em que vemos pessoas a maltratarem animais, num mundo em que o respeito pelo animal é nulo, decidi escrever este texto.
Cuidar de um animal exige atenção e dedicação. Eles são especiais. Eles são seres que amam sem desconfianças, sem medos. Talvez por saberem mais do que nós, talvez por saberem amar melhor do que nós é que eles terminam a vida deles mais cedo.
Ao adotar um animal de estimação, o humano deve ser responsável. Eles são dependentes e confiam em nós.
Os professores ensinam-nos a saber, os animais ensinam-nos a amar. Eles estão sempre presentes quando nos sentimos tristes ou solitários. Mas, acima de tudo, estão sempre presentes.
Sigmund Freud dizia que "os cães não têm a personalidade dividida, a maldade do homem civilizado, nem a vingança do homem contra a sociedade pelas restrições que ela impõe", ou seja os cães eram seres incríveis que apenas sabiam amar. Aliás, os cães e todos os animais de estimação deixam cair por terra a tão conhecida frase de que "ninguém te vai amar mais do que tu próprio". Ter um animal de estimação aumenta a nossa autoestima, porque eles gostam de nós.
Quem ama um animal com todo o seu coração mostra também o seu bom caráter, mostra a sua personalidade. Uma pessoa que goste de um animal, tem uma alma mais bonita, torna-se uma pessoa confiável. Quem é cruel com os animais nunca será uma boa pessoa, nunca será de bom caráter.
Se não for para cuidar, não adote. Se não for para amar, não adote. Se não for para respeitar, não adote. Um animal precisa de receber o mesmo nível de carinho. Um animal precisa de se sentir protegido.
A forma como alguém trata um animal reflete a sua própria alma. Se não consegue ter esse nível de amor e respeito, não faça mal.


"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais"

- Immanuel Kant


OBS: Um texto escrito numa época em que as notícias sobre o abandono de animais estava tão presente (e, infelizmente, ainda estão).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.