terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

365 DNI - O livro mais polémico de 2020

Olá, Pessoal!
Hoje decido falar-vos sobre o livro mais polémico de 2020: 365 DNI.
Devo dizer que não sei prever o futuro, mas 2020 começou há praticamente um mês e sinceramente não sei se até ao mês de Dezembro não haverá algum outro livro que seja mais polémico do que este.

Mas enfim...

Para quem não sabe, 365 DNI (ou 365 Dias, se preferirem traduzido)  é um livro da autora polaca Blanka Lipinska.
Livros vindos da Polónia só conhecia aqueles sob o tema Segunda Guerra Mundial (ou seja, o meu nível de leitura vindo da Polónia é quase nulo).
Este livro tornou-se tão conhecido que será já no dia 7 de Fevereiro que será lançada a adaptação em filme na Polónia.



365 DNI já é considerado um livro semelhante a 50 Shades of Grey (50 Tons de Cinza ou 50 Sombras de Grey, trazendo a tradução feita no Brasil e em Portugal).

O livro conta a história de Laura Biel, que sai de férias para a Sicília com o seu namorado e dois amigos. No segundo dia de estadia – no seu aniversário de 29 anos – a jovem é sequestrada pelo chefe de uma família da máfia siciliana, o jovem Massimo. Com um passado marcado pela morte, ele fará com que a jovem Laura o ame no período de 365 dias.

Este livro é considerado um romance dark. Um romance dark (ou Dark Romance) é um sub género do romance onde são abordados temas pesados como abuso físico e psicológico (e tudo isto geralmente com bastante descrição).

Eu não sou grande leitora deste sub género e nem de romance no geral (eu já achei 50 Shades of Grey um livro péssimo), embora eu goste de ler mortes de personagens, coisas que remetem ao medo, ou/e a coisas chocantes.

Pelo que eu já li do livro, traduzindo do polaco, porque a língua polaca é uma língua extremamente difícil de entender, principalmente para quem nem sequer viu esta língua escrita em lugar algum (tal como falei anteriormente, o meu nível de literatura polaca é quase 0), é algo totalmente chocante. Mais chocante do que aquilo que costumo ler.

O facto da mulher gostar de BDSM, sadomasoquismo e etc, por mim não vejo qualquer problema, sou uma leitora até bastante eclética no que toca a ler cenas ou capítulos que contenham nudez ou sexo. Porém, detesto quando as autoras durante a sua escrita começam a defender relacionamento abusivo. Há algumas cenas em que a personagem é obrigada a ter sexo.

Por muito que seja ficção (e algumas pessoas podem até dizer que pelo facto de eu não gostar de romance dark eu não posso dar a minha opinião) só pelo simples facto de ter lido alguns capítulos e excertos, eu posso sim dar a minha opinião. Eu dei-me ao "trabalho" de tentar conhecer este livro vindo da Polónia, sem dar grandes expectativas.

Ver mulheres, autoras, descreverem mulheres "fracas", ou a defenderem relacionamentos abusivos, ou, pior ainda, tornarem esses mesmos relacionamentos como algo romântico é algo que não me entra na cabeça.
Mas, enfim, a coisa diferente foi saber que a personagem feminina neste livro não é "fraca" como as personagens que costumamos conhecer neste tipo de livros.

Se irei ver o filme? Provavelmente não (tal como não vi a adaptação de 50 Shades of Grey).

Porque se repararmos, tal como aconteceu com 50 Shades of Grey, nada acontece no livro. Não tem nada a acontecer. Não há uma história, um desenrolar de acontecimentos, é apenas o ato em si na maioria das vezes e várias páginas/vários capítulos em que não acontece nada.

Mas acho que todos devem ler o livro para poderem ter uma noção do que é, do que se trata e para poderem opinar ou ter alguma opinião. No fim de tudo é só isso que eu defendo. E se algumas mulheres lerem e gostarem isso não faz de vocês menos do que os outros. Bullying literário não pode existir. Porém, neste tipo de livros temos que saber o que é ficção e realidade e não se devem romantizar relacionamentos abusivos. Nunca.

Deixo a resenha que fiz ao filme:


125 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que já há o livro com tradução em português. Aqui nos comentários já deixaram um link :)

      Eliminar
    2. O link que está nos comentários é para o filme. Gostava de ler o livro. Não encontro em lado nenhum à venda!!!

      Eliminar
    3. No Wattpad o livro está traduzido. Não se encontra à venda com tradução (pelo menos que eu saiba). Eu tive que encontrar o original e traduzir as frases que estavam em polaco.

      Eliminar
    4. O original estava em Inglês? Se sim, pode dizer como arranjou?

      Eliminar
    5. Acho que o verdadeiro original está em polaco. Não sei ao certo se terá frases em italiano. Consegui ler em inglês com algumas frases em polaco neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
    6. Eu procurei na wattpad e não achei, onde posso encontrar?

      Eliminar
    7. https://www.adoramosromancesebook.com.br/2020/02/blanka-lipinska-trilogia-365-dias-01-ao.html?showComment=1586466528125&m=1
      Neste link tem para baixar os três livros

      Eliminar
    8. Eu tenho a trilogia completa me chame no whatsapp 11934835004 ou email flavinhadi18@gmail.com

      Eliminar
    9. vendo a trilogia completa e bem traduzida por apenas 10 reais, valor bem simbólico para esses três livros maravilhosos. Não fique curioso, entre em contato comigo e compre os PDFs para vc: (88) 9 9697-6937

      Eliminar
    10. Queria ler o livro. Quem tiver em pdf e puder enviar
      renatacfdes@gmail.com

      Eliminar
  2. Como faço pra ler o livro pelo celular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sheila!
      No celular não sei...

      Eliminar
    2. Olá sheila me chama que tenho pdf em celular da trilogia completa 365 dni 11933330133 - Nicole

      Eliminar
    3. Oi,pode me mandar também,por favor?
      Unicornioazulbrilhante15@gmail.com

      Eliminar
    4. Oi, poderia me mandar por favor? rosamaisa017@gmail.com

      Eliminar
    5. Boa tarde. Pode mandar para mim também a trilogia?
      Nora.andreia4@gmail.com

      Eliminar
    6. Bom dia. Peço para mandar me o livro. Comprimentos.

      Eliminar
    7. Olá pode me mandar por favor?
      a.f.cordeiro.silva@gmail.com
      Obrigada 😊

      Eliminar
    8. Pode me mandar os 3 livros por favor
      and.carla17@gmail.com

      Eliminar
    9. Me manda por favor rayanesouza86603@gmail.com

      Eliminar
    10. Pode mandar pra mim tb a trilogia?

      Eliminar
    11. Poderia me mandar por email por favor siahtj@hotmail.com obrigado.

      Eliminar
    12. tem como que tiver me mandar tbm estou louca pra ler mais não acho em lugar nenhum elizamonteiro116@gmail.com e se não quiser mandar pelo email preferir o watts meu numero e 87991205268

      Eliminar
    13. Pode me mandar também.
      tania52197@agpico.edu.pt

      Eliminar
  3. Vi o filme. Mas por curiosidade gostaria de ler o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já fizeram tradução em português. Aqui nos comentários deixaram um link :)

      Eliminar
    2. No Wattpad estão a fazer a tradução. Eu li na época em inglês com algumas frases em polaco.

      Eliminar
  4. Eu li o primeiro livro me apaixonei mas acho que tinha q terminar com Massimo por tudo q eles viveram e não com nacho

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de ler o livro
    Muito bom o filme amei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde conseguiu ver o filme?

      Eliminar
    2. https://drive.google.com/file/d/1pwXavV35idnfWdkg66XJVKuYydTxN6ZH/view?usp=drivesdk

      Eliminar
    3. Sabe se já gravaram a continuação?
      Acabei de assistir e fiquei louca p ver o final.

      Eliminar
    4. Devido à COVID 19 eles adiaram as gravações.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Existe em ebook neste blogue: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
    2. Olá Diana
      Pode me enviar o livro??? Estou a meses procurando, grata
      vanessac271094@gmail.com

      Eliminar
    3. Olá!
      Só tenho o primeiro e em inglês com algumas frases em polaco. Consegui neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
  7. Eu vi o filme mas não não li o livro, e pelos comentários que eu li o filme é melhor, muito melhor. Pelo simples fato dela não ter sido uma submissa pra ele, muito pelo contrário, tem também o fato do sexo ser consentido, mas tem uma coisa que tenho curiosidade, eu vi alguns comentários que o filme é muiyo diferentr do livto e pelos spoilers que recebi-e agradeço- no livro ele é... como posso dizer, bem "mal" com ela, já no filme não, pelo contrário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que queria saber era como termina no livro

      Eliminar
    2. Sim, isso é verdade. O filme é um pouco melhor porque não contém abuso. Só por isso já é melhor.
      O livro já tem sido traduzido para português. Acho que andam links por aí a circular pela Internet.

      Eliminar
  8. Obrigada pelo comentário.
    Tive a possibilidade de poder ver o filme, até porque tenho uma amiga escritora que viu e disse que era um pouco diferente do livro. Até que é... pelo menos não há abuso, o que é bom.

    ResponderEliminar
  9. ela fica com ele no final do primeiro livro ou do último????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, acho que são três.

      Eliminar
    2. São 03 livros, mas infelizmente no livro ela fica com o Nacho e não com o Mássimo

      Eliminar
    3. Jura? Quem é Nacho?

      Eliminar
    4. Será o cara que irá salvá-la de um atentado ele está no livro e ficará com ela não gostei, tomara que no filme, ela fique com o Massimo

      Eliminar
    5. Boa noite então é o bebé que ela estava a espera o que lhe acontece no livro?

      Eliminar
  10. Hoje tive a possibilidade de ver o filme, posso dizer que me prendeu totalmente à História! Tanto que tenho que comprar o livro. 🙏😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa leitura!
      Só aconselho a manter a mente aberta, porque a versão do livro é pior que a versão do filme...

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Olá, RubianeAndressa!
      Já há aqui um link nos comentários :)

      Eliminar
  12. Li o livro e NÃO TEM NADA DE ESTUPRO OU ABUSO! Sério, não entendi de onde o povo tirou isso... Claro o primeiro encontro dos dois não é ideal, ele é um mafioso! Mas enfim, ela sempre se mostrou bem receptiva às investidas sexuais dele, então no fim achei o livro bem legal.

    ResponderEliminar
  13. Nao consegui o livro ainda ...porem amai o filme ...mas fiquei de boca aberta com o final ...gente tem que ter continuaçao porfavor...

    ResponderEliminar
  14. O livro tem continuação e o filme também, porém as gravações do filme foram adiadas devido ao Coronavírus.

    ResponderEliminar
  15. alguém sabe algum site que posso estar baixando o livro pra ler podem falar pra mim no meu email nataliaheidrich@hotmail.com

    grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Há neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
    2. Olá
      Poderia me mandar os livros para o meu e-mail?
      bamg1990@gmail.com
      Obrigada

      Eliminar
    3. Também gostaria muito de receber os livros obrigado

      Eliminar
  16. Gostaria que me mandasse o livro por favor no meu email

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, pode enviar-me o livro também?
      Meu e-mail: narivalda24@gmail.com

      Eliminar
    2. Olá Diana, pode enviar me o livro também por favor? Meu e-mail é saavedradiana221@gmail.com obrigada

      Eliminar
    3. Ola! Poderia me enviar o livro por email?
      Email: zilmarsilvadossantos@gmail.com

      Eliminar
    4. Irei enviar o ebook (é o único que tenho).

      Eliminar
    5. Bom dia, poderia me enviar o ebook por favor? helaineperon@gmail.com

      Eliminar
    6. Pode me enviar também: aformagimleao@hotmail.com

      Eliminar
    7. Enviando... mas aviso que não está em português.
      Só tenho o primeiro livro e em inglês com algumas frases em polaco. Consegui neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
    8. pode enviar os 3?
      naoperderagora@gmail.com

      Eliminar
    9. Olá Diana me manda tbm o livro

      Eliminar
    10. Boa tarde. Pode enviar para mim também?
      Nora.andreia4@gmail.com

      Eliminar
    11. Pode me enviar tbm!
      christsilva100@yahoo.com.br
      Obg!

      Eliminar
    12. Olá bom dia pode me enviar o livro TB por favor
      aparecidacrisciane@gmail.com

      Eliminar
    13. vendo a trilogia completa e bem traduzida por apenas 10 reais, valor bem simbólico para esses três livros maravilhosos. Não fique curioso, entre em contato comigo e compre os PDFs para vc: (88) 9 9697-6937

      Eliminar
    14. Oii pode me enviar também?? Queria muuito

      Eliminar
    15. ciella.ritterb@gmail.com pode me enviar nesse email queria muuuito

      Eliminar
    16. ola poderia me enviar os 3 livros
      thiara.r.silva@gmial.com

      Eliminar
    17. Boa tarde, podem enviar-me pff os 3 livros sff. Obrigada
      tatianarevez@gmail.com

      Eliminar
  17. Ola! Poderia me enviar o livro por email?
    Email: joana.rm.novais@gmail.com@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Só tenho o primeiro e em inglês com algumas frases em polaco. Consegui neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
    2. Não estou conseguindo baixar no site. Será que poderia enviar no meu email heloisethome@outlook.com?

      Eliminar
  18. Olá, Será que me podia enviar os livros desta saga?
    O e-mail é: anaritaparicio@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Rita!
      Só tenho o primeiro e em inglês com algumas frases em polaco. Consegui neste site: http://the-ebook-realm.blogspot.com/

      Eliminar
  19. Li os 3 livros, terminei ontem, e quando você termina a trilogia, você percebe que a história não é sobre um casal, é sobre Laura, é sobre ela. Sobre ficar em um relacionamento abusivo ou tentar ser livre e mudar de vida. Sim, tem estupro, tem abuso físico e psicológico, se você não gosta, não leia. Mas esse tipo de livro pra quem gosta como eu, me surpreendeu porque no final da trilogia não fica clichê e não é NADA do que você espera. Ela acha que o amor é o que Massimo oferece a ela .. mas aquilo é um amor dele por ela... Doentio. Sobre a crítica, achei ela muito inocente, muito sonsa em algumas situações, de chegar a sentir raiva dela por tanta sonseira, mas fazer o que né... Lembrando, é minha individual opinião. E vale a pena lê a TRiLOGIA antes de vê o primeiro filme que se baseia no livro 1 e um pouco do livro 2. Valeu cada leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Karen!
      Já li que a autora foi obrigada a mudar casal e a deixar a Laura sozinha pelas críticas. A E. L. James não necessitou disso, mas há quem fale que a Polónia tem outra mentalidade e a autora foi realmente muito "massacrada" pelos leitores.
      Estou tentada a ler os outros livros apenas por essa mudança (relembrando que na época que escrevi o post ainda não tinha lido a notícia de final diferente e nem das críticas à autora).
      Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
    2. Olá me manda os livros por favor no meu e-mail
      miria-ha@hotmail.com

      Eliminar
    3. Olá Karen, pode enviar me os livros? patyfoloma@gmail.com

      Eliminar
    4. oiii, poderia me enviar os livros por favor?
      gabypopcom@hotmail.com

      Eliminar
    5. OLA PODERIA ME PASSAR ONDE BAIXO OS 3 LIVROS
      OU PODERIA ME MANDAR ?
      cssousa2009@gmail.com

      Eliminar
    6. Poderia me mandar os livros por e-mail por favor? kadellossosantos@gmail.com

      Eliminar
    7. Como assim mudar o terceiro livro e aí ela fica sozinha isso? Eu odiei ela não ter ficado com o Massimo e respeito as pessoas que gostaram e no final para mim Olga foi a que mais se deu com a história.
      Confesso sofri muito só fundo do último livro.
      Queria um quarto com muitas reviravoltas e no final Laura e Massimo.

      Eliminar
    8. Teria como vc me enviar por email por favor siahtj@hotmail.com

      Eliminar
  20. Tem a segunda parte do filme ,muita aventura ,ela é sequestrada, ele enlouquece com tudo isso ,mas no final das contas ela não Fica com ele ....

    ResponderEliminar
  21. Na verdade, não existe segunda parte do filme. As gravações foram adiadas devido à Covid 19. Se já viu trailers do suposto filme 2 são mentira. Estava tudo pronto para as gravações, mas devido à pandemia adiaram. Irão começar a gravar após isso tudo acabar.

    ResponderEliminar
  22. Alguem tem a trilogia em Português já? Se puderem me enviar eu agradeço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ruivinha!
      No Wattpad estão a fazer a tradução. O primeiro livro já foi até todo traduzido. Não sei se haverá disponível em pdf ou em algum site.

      Eliminar
    2. olá tenho PDF TRADUZIDO Português me chama no whats 11933330133

      Eliminar
    3. eu tenho traduzido a trilogia me chama no whatsapp 11934835004 um email flavinhadi18@gmail.com

      Eliminar
  23. Alguém tem os livros em português? Ou saiba algum lugar onde possa ler????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joseanne!
      No Wattpad estão a fazer tradução. O primeiro livro já foi até todo traduzido.

      Eliminar
    2. eu tenho Joseanne me chama 11933330133

      Eliminar
    3. vendo a trilogia completa e bem traduzida por apenas 10 reais, valor bem simbólico para esses três livros maravilhosos. Não fique curioso, entre em contato comigo e compre os PDFs para vc: (88) 9 9697-6937

      Eliminar
  24. Ola Boa Noite...
    Já vi o filme e gostaria de ler o livro mais n estou encontrando quem tiver pfv me envia elizabethramalhosilva1@gmail.com

    ResponderEliminar
  25. Para interessados tenho PDF trilogia completa traduzida em português, me chama no whats 11933330133 - Nicole

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite nicole eu assistir o filme mas tenho muito interesse de ler o livro manda pra mim por favor no momento estou sem celular o meu caiu no chão e quebrou manda pro meu imail rejane01.02@hotmail.com

      Eliminar
    2. Olá Nicole. Não consigo chama la no whatsap. É possível mandar pelo e-mail?
      irinachipca@gmail.com

      Eliminar
    3. Aproveitando... Se me conseguirem enviar tambem agradecia. Sara.b_tavares@hotmail.com

      Eliminar
  26. boa tarde alguem tem a trilogia em portugues em pdf que me pode mandar sff mail majinkira@gmail.com muito obrigado

    ResponderEliminar
  27. Tenho trilogia completa em PDF traduzido me chama no whats 011 933330133 Nicole

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor Nicole poderia mandar por email: agnesdi908@gmail.com

      Eliminar
    2. Olá Nicole, poderia me enviar por email por favor siahtj@hotmail.com.

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Tenho trilogia completa do livro 365 DNI em PDF, traduzido. Me chama no whats 011 933330133 ou e-mail liivroos.pdf@gmail.com – Nicole!

    ResponderEliminar
  30. Eu tenho a trilogia completa traduzida em PDF chame no whatsapp 11934835004ou email flavinhadi18@gmail.com

    ResponderEliminar
  31. vendo a trilogia completa e bem traduzida por apenas 10 reais, valor bem simbólico para esses três livros maravilhosos. Não fique curioso, entre em contato comigo e compre os PDFs para vc: (88) 9 9697-6937

    ResponderEliminar
  32. eu tenho a trilogia completa traduzido para o português chame no whatsapp 11934835004 ou email flavinhadi18@gmail.com

    ResponderEliminar
  33. Eu vi o filme, confesso que a unica coisa que gostei foram as cenas picantes. Comecei ler o livro por pura curiosidade, porém nao encontrei ele completo. Caso alguém tenha e puder me mandar ou me passar um site para baixar serei muito grata. Meu email maserig@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, 365 Dias faz realmente jus ao subgénero dark romance no que toca a cenas picantes. Foi bem conseguido!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.