sexta-feira, 21 de julho de 2023

Dicas do escritor Hemingway para começar a escrever um romance

 Olá, Pessoal!
 Eu decidi hoje deixar-vos este post bastante interessante sobre como começar a escrever um romance.

 As dicas são do escritor Ernest Hemingway.

Crédito da imagem: Beco das Palavras

 Primeira dica: Para começar, escreva uma sentença verdadeira.
 Hemingway tinha um truque para superar o bloqueio de escritor. Ele escreveu:

 "Algumas vezes quando eu estava a escrever uma nova história e não conseguia seguir em frente, eu ia para a frente do fogo e espremia laranjas só para ver o fogo azul crepitar".
 "Eu também ficava a olhar para os telhados de Paris e pensava, Não se preocupe... Sempre conseguiu escrever antes e irá escrever agora. Tudo o que tem que fazer é escrever uma sentença verdadeira. que conheça. Então finalmente eu escrevia uma sentença verdadeira, e tudo partia dali. Ficava fácil porque sempre existem frases que eu conhecia, que tinha ouvido alguém dizer ou tinha visto".

 Segunda dica: Sempre pare num ponto em que sabe o que acontecerá a seguir.
 Há uma diferença entre parar e naufragar. Para haver progresso, muito mais importante do que contar palavras, é já ter ideia do que irá escrever a seguir, nunca esvaziar a imaginação.
A melhor maneira é sempre parar quando há ainda algo a acontecer. Se fizer isso todos os dias quando está a escrever um romance, nunca terá um bloqueio.

 Terceira dica: Nunca pense na história quando não estiver a trabalhar nela.
 Deixe que subconsciente trabalhará o tempo todo, não precisa de pensar enquanto não a escreve. Se pensa na história o tempo todo, irá matar o seu cérebro de cansaço antes de reiniciar.

 Quarta dica: Quando é hora de escrever, sempre leia o que já escreveu até então.
 Para manter a continuidade, Hemingway tinha o hábito de ler o que já tinha escrito antes.
A melhor maneira é ler tudo todos os dias é corrigindo enquanto faz isso.

 Quinta dica: Não conte uma emoção, mostre!
 O segredo é prestar atenção em eventos externos, mas também notar as emoções envolvidas nos eventos e então traçá-las e identificá-las precisamente o que causou aquela emoção. Se puder identificar a real emoção causada e passar para a sua história, os seus leitores irão sentir a mesma emoção.

 Sexta dica: Use um lápis.

 Sétima dica: Seja breve.
 Aprenda a dizer não para o excesso de palavras.


 São estas as dicas de Hemingway, algumas um pouco já fora do contexto em que estamos. Hoje em dia, poucas pessoas usam o lápis para escrever. O autor usava a máquina de escrever.
 Mas, enfim, cada autor revela as suas técnicas ao mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.