segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Opinião: Afroerotismo em Contos, de Lucas Cassule

  Olá, Pessoal!

 Venho trazer-vos a minha opinião ao livro Afroerotismo em Contos, de Lucas Cassule.

 Aviso - Pode conter spoiler.

Capa da obra

Informações:
 Título: Afroerotismo em Contos
 Autor: Lucas Cassule
 Editora: Ésobrenós
 Ano de Publicação: 2019
 Número de Páginas: 103

Sinopse:

 Rui Vilela é um jovem benguelense, residente em Cabinda há alguns anos, um profissional de sucesso e bem destacado na sociedade. Porém, a tensão que vivencia em sua casa, protagonizada pela esposa, faz com que ele perceba que os milhões na conta tinham valor zero pelo facto de não conseguir satisfazer a amada sexualmente, decidindo então fazer o uso do famoso “Pau de Cabinda” para resolver a equação. Porém, ao fazer o uso do dito milongo, um terrível fenômeno surpreende-o, agravando ainda mais a situação do casal, ali nas terras de Chiazi.

Opinião/Resenha:

 Esta será uma resenha interessante para quem já me conhece, pois trata-se de um livro de romance erótico e, como sabem, só fiz uma resenha positiva sobre um livro deste género até ao momento. Mas, hoje, deixa de ser apenas uma resenha positiva e passam a duas resenhas positivas.

 Esta obra contém 103 páginas, inicia com uma dedicatória, uma mensagem de consciencialização para o sexo seguro, seguido de agradecimentos e um prefácio escrito por duas profissionais: Marleyh Selo, Consultora de Imagem, Formadora e Escritora, e Elizabeth Lorena Alves, uma professora de literatura de Manaus, no Brasil. De forma incrível preparam o leitor para o livro que irá ler.

 Elizabeth, como brasileira, escreve de forma direta para o leitor brasileiro, algo que me chamou a atenção pelo facto de ser portuguesa. Ou seja, aqui entende-se uma expansão das obras pelo mercado lusófono. É um prefácio interessante vindo de uma pessoa de outro país da lusofonia e para quem apoia a sua união e expansão são palavras deliciosas de ler.

 A obra possui seis contos e aborda o erotismo de forma técnica. O autor, mais uma vez, traz a cultura angolana ao povo lusófono e de uma forma simples, sem qualquer dificuldade, o que faz com que todo o público que fale a língua portuguesa, mas que não conheça a cultura, acabe por se aproximar, até porque as histórias contadas nesta obra poderiam ter acontecido com qualquer pessoa, sem importar a nacionalidade.

 Como protagonista, desta vez, iniciamos com Rui Vilela, um jovem benguelense, residente em Cabinda há alguns anos, um profissional de sucesso e bem destacado na sociedade. No entanto, a nível pessoal não é um homem realmente de sucesso, não satisfazendo a amada sexualmente. E aqui começa a nossa aventura por entre este livro. O pobre personagem tenta usar afrodisíacos, o famoso "Pau de Cabinda", depois temos o tema da traição no casamento, onde o desejo do protagonista já não é assim tão pobre, se me permitem a brincadeira com a palavra. Os contos estão todos escritos na primeira pessoa e temos vontade de gargalhar em algumas situações que o autor descreve, porque poderia acontecer com qualquer um de nós.

 O erotismo é o tema central, porém é um romance erótico que pode ser lido por leitores que não apreciem a literatura erótica.

 A obra é apaixonante e, posso dizer, prazerosa. Convido todos a lerem! Ou melhor, convido todos os leitores maiores de idade!


 Pontos Fortes:
 - Narrador presente.
 - Erotismo sem parecer vulgar.
 - Textos atuais.

 Pontos Fracos:
 - Talvez exista preconceito por parte de leitores envolta da obra devido a ser romance erótico.

Nota (0 a 5 Estrelas):

⭐⭐⭐⭐⭐


 P.S - Esta opinião é apenas de uma leitora, assim como a nota de 0 a 5 estrelas que eu dou. Outros leitores poderão ter uma opinião diferente.

1 comentário:

  1. Muito obrigado, Diana, por me ler e recomendar. Fico feliz que o livro tenha te interessado. Um abraço angolano

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.