domingo, 28 de novembro de 2021

Pensamentos sobre 2021 + Mercado Literário/Editorial

  Olá, Pessoal!

 Estamos a chegar ao mês de Dezembro e ao momento em que vamos começar a voltar às folhas ou ao documento em que tínhamos escrito as nossas metas para este ano.

 Em 2021 eu pude criar uma revista literária lusófona, com o "empurrão" da Revista Perpétua, mais especificamente a Elisa e o Felipe, os Idealizadores da revista.

 Também neste ano pude ler e resenhar muitos livros, no entanto os meus projetos pessoais ficaram de parte, falo de livros.

 O meu último livro lançado foi em 2017. Estou há quatro anos sem publicar nada. Não sei se isso aconteceu por ter percebido a toxicidade existente no mercado editorial.

 O mercado literário parece ser um mar de rosas, escrever parece ser fácil, tendo em conta o que algumas pessoas dizem por aí, porém, se formos ver o outro lado é quase como caminhar no meio de espinhos.

 Não sei se parei de publicar, não sei se parei de escrever para publicar, não sei se a criação da Revista Rabisca foi o meu escape para fugir ao tóxico do mercado editorial.

 2022 será diferente, espero eu. Não sei se publicarei um novo livro, não sei se me manterei por aqui, nem sei se continuarei nos projetos onde estou.

 Espero vir a ter algum orgulho do trajeto que fiz até agora. Mas, hoje, parece que estou apenas a fugir.

 P.S - Apenas um texto que surgiu num momento frágil.

3 comentários:

  1. Oi, Diana.
    Quando você falou no texto acima que os seus projetos pessoais ficaram um pouco de lado nesse ano eu lembrei que devemos ajudar os outros, sim, mas sem esquecer de cuidar de realizar os nossos objetivos também. Não ser ruim a ponto de não ajudar, mas também não cuidar muito de ajudar as outras pessoas que porventura estejam no mesmo caminho que o nosso a ponto de esquecer da gente, das nossas metas que outrora traçamos. Precisamos saber dosar para mais tarde não nos frustrarmos. Mesmo que ajudar os outros seja o nosso trabalho, a nossa renda, ou parte dela.

    E entramos no último mês de 2021. Terrível ano que foi e ainda está sendo para mim. Espero que para você esse ano tenha sido bom.
    Receando não estar presente por aqui no mundo do Blogger, mas também da internet, para te dar as felicitações no seu aniversário, no Natal e no Ano Novo, já passo para te desejar Boas Festas!
    Se eu conseguir entrar na internet de hoje em diante e passar por aqui nessas datas festivas das quais falei eu venho felicitar você nas três datas. Mas se não, aqui me despeço desejando a você um ótimo final de ano e uma ótima e feliz passagem de ano, Diana.
    Um abraço.
    ~Cartas da Gleize. 💌🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rose!
      É verdade, é preciso dar um pouquinho para cada coisa.

      2021 foi um ano que se iniciava cheio de esperança, mas parece que não vai terminar da mesma forma...
      Obrigada e boas festas também para ti :)

      Eliminar
    2. Quem sabe isso de você dar um tempinho para cada coisa se torne uma meta para o próximo ano?! 🙂
      Um abraço. E obrigada.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.