terça-feira, 4 de agosto de 2020

O Outro Lado da Literatura: Rivalidades

Olá, Pessoal!
Comecei o primeiro subtema a falar sobre escritores hipócritas, fui para preconceito e agora vou para rivalidades.

É bastante comum a gente ver rivalidades no mundo literário. É o que mais se percebe visto do lado de fora. Há quem deseja estar no topo da escadaria e, por esse motivo, querer derrubar os que estão no mesmo degrau, ou mais abaixo ou acima para conseguirem ser os únicos a chegar ao destino.
Mas a rivalidade acaba por ser mais entendida por aqueles que trabalham para o mundo literário, mas não dentro dele. Falo dos designers e leitores beta.

Os designers são muitas vezes "puxados" pelos braços como se fossem uns bonecos de trapos. Se forem bons, são constantemente "chamados" pelos autores. Se eles forem apenas designers e não escritores a coisa ainda é boa, mas caso contrário são vistos de lado. Alguns designers costumam ser escritores de fantasia e ficção cientifica e o trabalho deles como designers acaba por ser prejudicado por certos autores, principalmente se eles também escreverem o mesmo género literário. São vistos de lado por serem também escritores e muitos pensam que o designer vai copiar algo do trabalho deles. Ou seja, já começam a ver rivalidade onde não existe.


Outros problemas em que eles se envolvem no mundo da literatura são situações de plágio. Temos em alguns grupos de escritores aqueles (e aquelas) que criticam a capa de um livro, ou tentam achar semelhanças para gritarem que é plágio de alguma coisa deles. Se a capa é feita por algum designer é ele quem vai responder por essa acusação. Acaba por não ser algo bonito se o autor quer criticar um outro autor e não necessariamente quem fez a capa.



Já os leitores beta... Coitados... Esperemos que eles sejam apenas leitores e não escritores. Se forem apenas leitores, tudo certo, se forem escritores também lá vem a desconfiança de serem possíveis plagiadores.

Mas também existe o inverso. Muitas vezes, por uma pessoa ser escritora, outros escritores pensam que ela é também leitora beta e então querem que ela leia e critique. Muitas vezes a pessoa que escreve não tem o dom de ler as histórias dos outros, ou ainda de criticar. Critica como leitora, se for, mas não como leitora beta.

Até mesmo quem é escritor e leitor beta tem que saber diferenciar as duas coisas porque as duas juntas não só vai dar problema para quem pretende usufruir dos seus serviços como leitora beta, como para a própria pessoa. Quando a pessoa une as duas coisas está sujeita a ser vitima da raiva de algum outro autor e as suas próprias histórias a serem "culpadas" pelo trabalho de leitor beta que o seu autor tem.
Tem que existir um certo cuidado nisso.
Eu, na verdade, nem sei por que falo isto, talvez o facto de ter ganho a fama de ser uma pessoa cruel tivesse vindo dos meus tempos como leitora beta em que criticava fanfics e originais do Blogger, mas pelo menos acho que sempre soube dividir eu como autora e eu como leitora beta. Acho que isso ajuda e impede sentimentos de ódio.

O problema é realmente quando um escritor não é leitor beta, mas é solicitado para trabalhar como beta, quando não o é, e ainda ser acusado de fazer más críticas e ser julgado nas redes sociais e "queimado" em plena "praça pública" (lê-se Facebook e apenas Facebook porque nas outras redes sociais não se vê tanto isso).

Também há aqueles leitores beta que rivalizam com outros leitores beta (choque!).



Pois é! A questão aqui é a seguinte: Quem critica melhor? Quem faz melhores críticas? Quem é mais neutro? (não vamos fazer uma crítica perfeita à história da amiga, ou da vizinha da rua abaixo só porque ela é nossa conhecida) Quem retifica mais erros? Quem é mais ou menos simpático? (Graças à "Deusa", eu nunca fiz competição para parecer cruel, sei que venceria qualquer um só pela minha "fama")
Mas enfim... é isto que temos. Preconceito, rivalidade, inveja, raiva... só sentimentos negativos.

Conclusão: Nunca aceite fazer algo que não sabe. Vai iniciar um sentimento negativo.
Segunda Conclusão: Tenha cuidado com a crítica. Pense bem antes de falar/escrever.
Terceira Conclusão: Resguarde-se nas redes sociais ou será "enxovalhado" como se fosse uma mulher ruiva na época da inquisição. E as razões são as mesmas: Preconceito e implicância.
Quarta Conclusão: Se calhar, nem sequer critique. Melhor para todos.
Quinta conclusão: Diga sempre que sim a quem o solicitar para fazer uma crítica, ou alguém começará a sentir ódio gratuito.
Sexta...  Enfim... No fim, façam o que quiserem, a rivalidade sempre existirá.

No próximo post irei falar sobre editoras. Rivalidade entre autores da mesma editora, problemas editoriais, invejas... Esta parte vai ser mais delicada porque é o lado delicado do sentimento negativo que existe no meio literário. Aqui não estamos a falar mal apenas de autores, de designers, leitores beta, leitores, etc... estamos a culpar editoras.

O post virá em breve!

1 comentário:

  1. Oi, Diana!
    Muito boa postagem e necessária para expor alguns problemas que circulam pelo meio literário que de fora ou antes de entrar, se juntar e fazer parte dele a gente não percebe, não é capaz de perceber ou sequer imagina que acontecem.
    No caso de alguns escritores serem confundidos com leitores beta só porque são escritores, porque por acharem que são escritores, logo, presumem-se que sejam também leitores beta, foi algo que aconteceu comigo certa vez e é realmente um problema aceitar fazer algo que não domina, como um escritor que é só escritor ir ler os originais de outro(s) escritor(es) quando não se tem a competência para fazê-lo.
    Saber se impor, se posicionar e saber dizer 'não' quando é necessário dizer 'não'. Isso poderá passar má impressão aos olhos dos outros e ficar com a fama de uma pessoa "ruim", mas agindo dessa forma no momento que é preciso agir talvez a pessoa pode estar se livrando de um grande problema.
    Quando alguém me pediu para ler alguns capítulos do livro que estava escrevendo, eu só aceitei porque não quis ou não tive a coragem de dizer 'não', porque a pessoa me era amiga na época; só que por não ter sido firme e dito que eu não poderia realizar aquilo foi que eu me vi metida no meio de uma confusão que eu não procurei e não esperava.
    Enfim.

    Nossa! Existe rixa até entre os leitores beta! Isso eu não pensava também.
    E a questão envolvendo os ilustradores/capitas?! 😮
    Quanto mais a gente lê, mais a gente fica sabendo das coisas.

    O próximo post parece ser ainda mais interessante. Aguardo por ele!
    Até mais!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.