sábado, 11 de janeiro de 2020

Que Tipo de tom Usar?

Olá, Pessoal!
Deixo-vos mais uma dica escrita por mim para o Grupo Fábrica de Histórias.



Que Tipo de Tom Usar?


Os problemas de tom são uma dificuldade nos primeiros textos que escrevemos. E esse problema complica-se ao escrevermos o primeiro conto, ou história longa. Os nossos professores de português sempre falam nas aulas para escrevermos de uma forma formal num texto literário. Porém, quando se trata de um livro, podemos escrever de algumas formas, no entanto sem parecer que estamos perdidos no meio das palavras.

Problemas de registo podem assassinar um texto de um autor, porque o leitor entende que o escritor não está confortável na forma como está a escrever. Autores que escrevem o tão conhecido “P.O.V.”, alterando muitas vezes o tipo de narrador, cansa o leitor. Além disso, também pode ficar confuso e/ou os personagens acabarem por saírem “todos iguais” se o autor não tiver atenção em diferenciá-los. Em narrativas em que usamos o ponto de vista do personagem (e não meramente a terceira pessoa observadora ou omnisciente), fatores como género, bagagem cultural e nível educacional, época em que a história se passa, além de gostos pessoais e grupos em que possam estar inseridos vão fazer toda a diferença na hora de descobrirmos que tom usar e também as palavras empregadas. É mais verossímil usar gírias modernas num texto contado por um adolescente dos tempos atuais, do que por uma senhora refinada dos anos 20. Se o autor não tiver cuidado, o leitor entenderá que o escritor tem dificuldades em manter um tom próprio e deixará dúvidas sobre a sua capacidade de contar uma história. Se, por exemplo, a intenção do texto é mostrar algo mais formal, convém usar palavras nesse contexto. Então, como fazer? Quando for revisar, tenha em atenção três frases.

- Para quem é a história.
- O que pretende com ela.
- Coerência.

Mas tenha em atenção que também é possível o narrador falar num tom mais formal e a personagem não. Isso também é legítimo, mas o autor tem que estar mais atento. Uma mistura de tons é mais utilizada num texto irónico, ou quando se quer dar a entender que o narrador quer dar informações que estão dentro da cabeça da personagem. 

Se souber responder às três perguntas atrás, saberá que tom usar no texto e qual será o seu público alvo. Se fizer isso, não irá perder a verdadeira intenção do texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.