terça-feira, 2 de abril de 2019

Tag: Livro Infantil

Olá, Pessoal!
Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil e, por esse motivo, deixo-vos a Tag: Livro Infantil.


Faça uma lista de cinco (5) livros infantis e envie para cinco (5) blogues.

1. O Gato das Botas
Autor: Charles Perrault
O conto narra a história de um jovem que recebe como herança do seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento.

2. Carta a Sarah
Autor: Modesty T. Streetlittle
Ilustração: Sarah Kay
Sarah Stanley é uma senhora muito velha que passou toda a sua vida na quinta dos pais. Uma bela manhã, pega na sua caneta e conta a história da sua vida à bisneta. Página após página, Sarah Stanley fala com ternura da sua vida de menina, do amor dos seus pais, o papá Tom e a mamã Lisbeth, e a sua rivalidade com as gémeas Kelly e Nelly.

3. Vikie, o Capitão dos Vikings
Tradução: Eva de Góis e Carmona

4. O Príncipe Eric
Autor: Serge Dalens
Sozinho ou quase, rodeado de ambiciosos, traidores, espiões e cobardes, Eric vai preservar a coroa que querem roubar ao seu primeiro-ministro?

5. Hansel e Gretel
Autores: Irmãos Grimm
Dois irmãos, Hansel e Gretel, são mandados embora de casa. Vão parar a casa de uma bruxa má que lhes quer fazer mal, mas são valentes e inteligentes, e acabam por conseguir regressar a casa.


Foi fácil conseguir lembrar-me de livros infantis. Ainda tenho alguns que ainda não guardei.
Não passarei para cinco blogues. Quem quiser fazer a tag, sinta-se a vontade!

1 comentário:

  1. Oi, Diana! Vim participar da sua tag!
    Esse livro da sua tag, Carta a Sarah, deve ser bem legal. Apesar da autoria do livro, como vi ali, não ser dela, conheço (e gosto d) o trabalho da Sarah Kay como desenhista e até já fiz uso de alguns desenhos dela em minhas postagens, em meu blog; inclusive, fiz até uma postagem falando sobre o trabalho da Sarah Kay, um texto que não foi escrito por mim, foi transcrito de uma outra página da internet para o meu blog porque achei interessante a história dela, mas os desenhos da Sarah Kay que anexei ao texto para ilustrá-lo, foram escolhidos um a um por mim e ao meu gosto.

    Bom, vamos aos livros:

    1. O Jardim Secreto (tem o filme e também o desenho além do livro; o filme e o desenho eu assisti bem antes de ler o livro, em 2001 e/ou 2002, e o livro eu só vim ler em 2010)
    Autor: Frances Hodgson Burnett
    Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary, uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais. A casa é uma mansão nas charnecas, um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.

    2. Cachinhos Dourados e os Três Ursos
    Autor: Robert Southey
    Esta é a maior coleção de clássicos infantis do Brasil! São mais de 50 histórias, dos mais consagrados nomes da literatura infantil mundial, reunidas aqui para encantar crianças de todas as idades! Contos de fadas e fábulas que ensinam, divertem e entretêm, trazendo um mundo mágico de sonhos e de pequenos ensinamentos para a vida toda.

    3. A Bolsa Amarela
    Autor: Lygia Bojunga Nunes
    A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

    4. Menina Bonita do Laço de Fita
    Autor: Ana Maria Machado
    Um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.
    O Coelhinho ainda vai além, e deseja também ter a cor da pele igualzinha à da menina!
    Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina Bonita do Laço de Fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.

    5. O Marido da Mãe
    Autor: Maria do Carmo Brandão
    Uma história tocante, onde se mostra que o amor pode substituir a saudade. Órfãos, sem pai, de repente. Duas crianças e a mãe, solitários. Um homem, um novo homem, de bigode, pouco cabelo, enamorado da mãe, apresenta-se como um novo pai. Um pai postiço, um substituto. Alguém para preencher um vazio que incomoda a alma, um vazio que não pode continuar...

    Eu também não passarei a tag para cinco blogs, mas irei reproduzir minha participação nesta tag em meu blog.
    Um abraço, Diana! Uma semana feliz para você! 🌷

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.