sexta-feira, 27 de maio de 2022

Opinião: O Apagar da Minha Inocência, de Romeu Júnior

 Olá, Pessoal!

 Venho trazer-vos a minha opinião ao livro O Apagar da Minha Inocência, de Romeu Júnior.

 Aviso - Pode conter spoiler.

Capa da obra


Informações:

 Título: O Apagar da Minha Inocência
 Autor: Romeu Júnior
 Editora: Pega Editora
 Ano de Publicação: 2022
 Número de Páginas: 49

Sinopse:

 Apesar de uma narrativa sensível “O APAGAR DAMINHA INOCÊNCIA” é um grito escrito por um escritor incapaz de encarar seus fantasmas na primeira pessoa, sendo então, levado a camuflar-se nas vestes de uma menina inocente cuja história não se distingue tanto da sua. Não obstante a liberdade cedida pelo sentimento de expressar-se e abrir sua alma, o escritor ainda aproveita o ensejo para alertar e emancipar o conhecimento, sendo incisivo nas suas abordagens quanto aos males que a seu ver são como elementos radioativos expostos na sociedade, podendo atingir a todos desde que estejam inseridos na sociedade, alguns destes males (humilhação, discriminação, o amplo acesso a pornografia, assédio sexual, violência, racismo, etc.) são descritos nesta obra de forma tão bem harmoniosa, porém com a intenção de que a mensagem possa alcançar os leitores desta obra.

 Numa obra como esta, muitos leitores tendem a criticar (apenas o enredo levemente erótico); outros vão emocionar-se e envolver-se-ão com a vida da Sandra Baptista - a
personagem principal desta história. E muitos outros vão mudar seus hábitos, deixarão de acharem-se incorruptíveis compreendendo que “más companhias corrompem bons costumes”.

Opinião/Resenha:

 Esta obra é iniciada com uma dedicatória aos seropositivos e portadores de deficiência que são julgados pelos ignorantes desta sociedade.

 A protagonista é Sandra Baptista, uma jovem maltratada pela comunidade. O narrador encontra-se presente em primeira pessoa. Os pais dela são conservadores, cristãos, diferente do estilo de vida dos colegas dela. Ela era VRS (Virgem de Redes Sociais). Devido ao convívio com os colegas, ela já não era virgem de mente, apenas de corpo. O estilo de vida dela mudou. Passou a parecer mais livre, sensual e menos conservadora, uma imagem bem diferente dos seus pais.

 Num dia, perde a virgindade com um colega, chamado Carlos. Ela entra em depressão. É revelado que Carlos é seropositivo.

 O autor transmite uma mensagem de superação, a obra dá voz aos oprimidos sociais. Também mostra o verdadeiro valor da mulher.

 Aconselho a leitura desta obra.


 Pontos Fortes:
 - Narração.
 - Tema.

Nota (0 a 5 Estrelas):

⭐⭐⭐⭐⭐


 P.S - Esta opinião é apenas de uma leitora, assim como a nota de 0 a 5 estrelas que eu dou. Outros leitores poderão ter uma opinião diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.