quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Opinião: Saturno, O Vampiro, de Humberto Lima

 Olá, Pessoal!

 Trago-vos a minha opinião a mais um livro.

 Aviso
 - Pode conter spoiler.

Capa do livro


Informações:

 Título: Saturno, o Vampiro
 Autor: Humberto Lima
 Ano de Publicação: 2020
 Número de Páginas: 168

Opinião/Resenha:

 Um livro de terror, que traz regionalismo. Para uma leitora portuguesa, devo dizer que a opinião será, talvez, um pouco diferente. Não faço, primeiramente, parte do público-alvo, mesmo sendo fã de terror. É um livro de literatura brasileira, mas que, claro, como se encontra envolvida a própria História de Portugal, o livro poderá ser igualmente interessante para um leitor português fã de terror.

 O autor descreve com bastante afinco todo o caminho feito pelos vampiros, pelos navegadores (como curiosidade para os leitores portugueses aqui no blogue, temos Fernão de Magalhães, por exemplo, citado), na verdade, por todos os personagens da obra.

 O livro possui algumas notas de rodapé, com muitas palavras da História. E, para os portugueses aqui presentes, quem não se lembra dos Mouros, por exemplo?!

 Indo para o conteúdo da obra, antes de conhecermos realmente Saturno, temos primeiro a revelação da sua ascendência. Saturno é filho de uma índia brasileira e de Saturnino, um espanhol que teve uma missão importante dada pela Santa Sé para esconder peças no solo brasileiro. O europeu alterou a ordem da missão que deveria ter e acabou por se transformar numa personagem maligna.

 Saturno cresce na sua tribo, mas acaba transformado por um vampiro milenar. A partir daí, as coisas complicam-se para o protagonista. Em dada altura, encontra Ivan que seria o seu meio-irmão. O tempo passa com Saturno a aprender bastante com este personagem.
 Uma traição surge no meio e os caminhos deles são separados. No entanto, Saturno não desiste da sua vingança contra Ivan.

 Toda a procura de Saturno é muito interessante, a descrição de todo o momento e o sentimento do protagonista chega ao leitor em forma de curiosidade.

 O enredo é "cru", não é embelezado, o vampiro não é um Edward Cullen da vida (ou da morte!), aliás, Saturno é um personagem amargurado, sempre com o sentido da vingança bem presente, sempre com um certo poder de protagonista bem vincado, tem História de Portugal envolvida com História do Brasil e é uma ótima obra para ser levada a Portugal. Talvez necessite de maiores esclarecimentos quanto às tribos. Acredito que os leitores portugueses ficarão ligeiramente "desnorteados" com a quantidade de tribos existentes e tentarão separá-las na mente com uma pequena dificuldade. Talvez leiam de forma mais devagar para perceber.

 É uma boa obra para o seu público-alvo, leitores brasileiros fãs de terror estão totalmente na sua leitura predileta. Quanto aos leitores de outros países de Língua Portuguesa, é provável que apreciem a obra e consigam entender um pouco mais sobre a História do Brasil, um pouco confuso no sentido da realidade, mas não deixa de ser uma ótima obra a ser lida caso gostem de um bom livro de terror.

 Humberto Lima é parceiro da Revista Perpétua, tal como eu, e agradeço por ter me dado a oportunidade de ler esta obra. Espero conseguir, de certa forma, levar este livro para os leitores portugueses.

Pequena Biografia:


Humberto Lima, Professor de geografia e sociologia.
Pai, escritor e apaixonado pelo gênero terror. Com participações em diversas antologias físicas e virtuais do gênero terror, horror e fantástico em diversas editoras, tais quais, Empirêo, Luva, Quimera e Arkanus.
É autor do livro "Saturno, o Vampiro" da Editora Arkanus. Organizou o livro "Amores Virtuais, Perigo Real", “Repente Envenenado” e “Sangue & Àgua Benta”.
É desenhista em HQs, com gravuras publicadas em livros e revistas.

 Pontos Fortes:
 - Terror.
 - Boa descrição de sentimentos e lugares.
 - Bem centrado historicamente.

 Ponto Fraco:
 - Regionalismo (tornando a obra dirigida apenas para um certo tipo de público).

Nota (0 a 5 Estrelas):

⭐⭐⭐⭐


 P.S - Esta opinião é apenas de uma leitora, assim como a nota de 0 a 5 estrelas que eu dou. Outros leitores poderão ter uma opinião diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.