sábado, 5 de janeiro de 2019

Desafio de Dezembro

Olá, Pessoal!
Deixo-vos aqui o Desafio de Dezembro, criado pela página Ficwriter Facts.
O Desafio é escolher um personagem de qualquer história nossa e seguir com ele por toda a jornada.

A personagem escolhida: Ana Catarina (Desejos Proibidos) de "Encontro com o 666".



1º Desafio: O personagem começa a planear os eventos do mês. Como ele se prepara para as festas de fim de ano?

Texto:

Dezembro. O mês em que toda a gente está à espera do Black Friday, dos descontos, do "tudo a metade do preço". O pior mês para trabalhar. Mas tento sobreviver, afinal é só um mês.
Peguei na minha agenda e abri-a no início do último mês do ano.

- 1 de Dezembro, folga (afinal também tenho direito a ter feriado).
- 2 de Dezembro, dia de fazer um privado.
- 12 de Dezembro, para enfeitar a árvore de Natal (a única folga e tempo livre que tenho).
- 15 de Dezembro, aniversário da Diana, tenho de ir com a Carretas à festa dela.

Calma! Dia 12 tenho de comprar o presente da Diana! Vou ter que fazer a árvore de Natal à pressa.

- 22 de Dezembro, um privado com a Carretas.
- 23 de Dezembro, dia de eu e a Carretas irmos comprar os presentes para a festa de Natal da turma.

Bem, isso se a gente estiver bem de saúde e não com uma ressaca, porque, nesse caso, passará para dia 23.

- 25 de Dezembro, Natal, dia de festa e troca de presentes.
- 28 de Dezembro, mais um dia de trabalho com um cliente importante.
- 30 de Dezembro, descanso, mais uma folga.
- 31 de Dezembro, mais uma festa da turma. Eu e a Carretas ficámos de escolher a bebida. Se calhar, pensaremos à última hora.

Respirei fundo e fechei a agenda. Nem vou escrever nada, nunca sei se vou conseguir.

2º Desafio: O personagem começa a organizar a casa. O que ele coloca como decoração?

Texto:

Dia 12. 17 horas.

Cheguei a casa cheia de sacos. Era hora de decorar a casa. A árvore de Natal de 1,75 cm foi colocada num canto da sala. Comecei a decorá-la com ursinhos, bolas, estrelas, botas e pais Natal.
Peguei no preservativo antigo, oferecido pela Carretas, e enfiei-o numa das hastes. O presépio era em forma de desenho animado, oferecido pelo Pedro Magalhães. O menino Jesus parecia o bebé do filme Incredibles.
Depois das decorações, o relógio batia as 21 horas. Hora do jantar. Atrasado. Em vez de fazê-lo à pressa, pedi uma pizza.

3º Desafio: O personagem decide quem vai convidar para os eventos. Quem está na lista?

Texto:

A emoção foi grande quando soube que seria a pessoa que iria encarregar-se de convidar e de escolher as pessoas para a festa da noite de Natal.
Sentei-me na cadeira da sala com um caderno e uma caneta à minha frente, e comecei a escrever.
"- Ana Rodrigues, Ana Martins e a Diana - Obviamente que vão;
- Ana Carretas e o Diogo - Claro que vão;
- Carolina e Pedro Magalhães - Mais que convidados;
- Andreia e Bruna - Também vão (dispenso o César, mas ele, com certeza, vem com a namorada);
- Pedro Guerra - É o primeiro da lista;
- Hugo, Henrique, João, Simone e Catarina - Dispensados;
- Madalena e Miguel - Ele sim, ela não;
- Joana e Marta - Não;
- Ana Gláucia e Cátia - Também não;"
Espero que ninguém se sinta mal com esta lista. Não sou a carretas, eu tenho coração.
Fechei o caderno e levantei-me da cadeira. Lista completa.

4º Desafio: Ele participa do amigo secreto? Quem ele tirou e que presente dará? Caso não, ele dá presentes aos amigos?

Texto:

Dia 23

Descobri que o meu amigo seria o Pedro Guerra. Eu e a Carretas caminhámos pelos corredores do Centro Comercial. A amiga secreta da Carretas era a Carolina. Ela já sabia o que iria oferecer à irmã do Diogo: Uma garrafa de Champagne. Mas, de certeza, que não seria das mais caras.
– E tu? O que pensas dar?
– Estou a pensar no novo CD do Justin Bieber.
Pois é. O Guerra era fã do cantor do "Baby, baby baby, Oh..."
– Começa a pôr de parte uns vinte euros.
Isso eu já sabia...

Dia 25

Sentámo-nos todos em roda. A minha vez chegou depois de ver os presentes da Ana Martins para o Miguel, da Ana Rodrigues para a Diana e do Pedro Guerra para o Pedro Magalhães.
Entreguei o CD ao Guerra, que ficou muito feliz. O Pedro Magalhães levantou-se da cadeira e entregou-me o seu presente. Era o livro do Kamasutra. Ele enganou-se na pessoa? Não seria para a Carretas? Não, não era! Percebi que ela recebeu um vibrador do Diogo.

***

A troca de presentes terminou. Os amigos secretos foram descobertos. A Ana Rodrigues ofereceu presente à Diana e recebeu da Carolina, o Pedro Guerra recebeu presente de mim e ofereceu ao Pedro Magalhães, a Diana ofereceu presente à Andreia e recebeu da Ana Rodrigues, a Ana Martins recebeu presente da Bruna e ofereceu um presente ao Miguel, o Miguel recebeu da Carolina e ofereceu ao Diogo, a Andreia recebeu um presente da Diana e ofereceu à Bruna, a Ana Carretas recebeu o vibrador do Diogo e ofereceu à Carolina a garrafa de Champanhe, eu ofereci o CD ao Guerra e recebi o livro do Kamasutra do Magalhães, a Carolina recebeu a garrafa da Carretas e ofereceu à Ana Rodrigues, o Diogo recebeu do Miguel e ofereceu um vibrador à Carretas, o Magalhães recebeu um presente do Guerra e ofereceu-me o livro e, por fim, a Bruna que recebeu um presente da Andreia e ofereceu à Ana Martins.

Capa do livro


5º Desafio: Algo no planeamento dá errado. Como ele lida com a situação? Quais?

Texto:

Dia 26

A troca de prendas foi ontem, mas só hoje é que eu percebi que gastei toda a minha mesada com esses presentes para a família inteira e ainda para o CD do Justin Bieber. Que grande burra! A Carretas riu-se da minha cara. Pois, eu deveria ter sabido que ia perder tudo no Natal.
Como é que vou comprar as bebidas para a festa de fim de ano? A Carretas ofereceu-se para me ajudar. Diz que vai vender o corpo no meio da estrada.
Ela deve estar louca! Só pode! Mas deve ser a única solução. Isso ou roubar...

6º Desafio: A personagem tem uma lembrança de um fim de ano de muito tempo atrás. Escreva sobre isso e que sensações causa nele.

Texto:

Dia 28

Há muito tempo que não ficava tão feliz com a chegada do Novo Ano. Consegui uns bons colegas de turma e estar com as pessoas certas é sempre bom. Quando era apenas a Ana Catarina, os meus Anos Novos eram tristes. Quando me tornei Desejos Proibidos, passava estes dias de festa ao lado de clientes para afastar a tristeza. Agora que conheci esta turma, estou feliz, sei que vou ter um fim de ano feliz. Além disso, eu é que me vou encarregar das bebidas! Quero dizer, é a Carretas também, mas se for só ela ficamos a morrer de sede.

7º Desafio: Como o personagem lida com a pressão de ser anfitrião nesse período?

Texto:

Dia 28

Não consigo deixar de estar nervosa. Estar encarregue das bebidas é muita responsabilidade. Beber é o essencial. A minha turma gosta muito.
Ver  a Ana Carretas a vender-se a troco de um garrafa de Champanhe era vergonhoso. Devia ser um problema meu. Bem... dela também, mas enfim...

8º Desafio: O personagem sai para comprar os presentes. Como foi o dia dele?

Texto:

Dia 29

– Consegui o dinheiro para as bebidas! – Disse a Ana Carretas ao entrar na minha casa. Olhei para ela com alguma vergonha. Devia ter sido eu. Mas ela lutou! Algo com que me orgulho na minha colega.
Fomos juntas às compras. A Carretas escolheu a marca. Sinceramente, podíamos ter comprado algo mais barato. Mas ela insistiu. Enfim... continuo a achar que podíamos ter poupado algum.


9º Desafio: O personagem começa a planear o dia de ano novo. O que ele prioriza?

Texto:

Dia 29

Cheguei a casa ao lado da Carretas. Peguei no bloco de notas e numa caneta e escrevi:
- Bebidas ✔️
- Roupa ✔️
– A roupa depois da bebida? Eu comprei o vestido primeiro. – Disse a Carretas.
Eu ri-me. Claro que ela diria isso.
– Só ligo para a bebida.
– Nem as cuecas amarelas?
– amarelas? Não seriam azuis?
– Se não queres ter dinheiro para o ano, isso é contigo.
Recomecei a rir.





10º Desafio: O personagem compra os itens da ceia de Natal. Como foi o seu dia?

Texto:

Assim que a Carretas saiu de casa abri o meu diário. Lembrei-me do que escrevi no dia 23, a noite de Natal. O bacalhau preparado, o presente que comprei para mim mesma: um livro de romance cliché.
Foi uma noite agradável.
E o dia seguinte também com a entrega dos presentes entre a turma.

11º Desafio: O personagem pensa em que roupa vai vestir nesses eventos. O que escolhe?

Texto:

Virei a página. Dia 25. "A Carretas riu-se do meu vestido". Comecei a rir com o que tinha escrito. Que louca! Mas ela tinha razão, o vestido era horrível. Mas ela não era fã da Gaga? Não foi aquela cantora quem levou um vestido de carne para um evento? A Carretas podia gostar do meu vestido. Mas enfim...

12º Desafio: Alguém importante para o personagem avisa que não poderá estar presente no Natal. Quem é, porque e como o personagem reage?

Texto:

No dia 24 não tive uma colega de trabalho a passar o Natal comigo. Deixou-me sozinha nessa noite. Não quis virar a página para trás. Era triste. Este ano passei a noite de Natal sozinha.
Péssimo Natal!

13º Desafio: Feliz Natal! Descreva a noite do personagem e dos amigos e/ou parentes.

Texto:

... (continuação do texto do desafio anterior) Não tive ninguém a bater-me à porta de casa, a Carretas disse que me ia ligar, mas não ligou (mas também imagino onde ela poderia ter estado). Enfim... passei a noite a ver televisão, lá pelas 23 horas vi um filme que gostei e foi isso. Nada de excitante! Mais valia ter estado a trabalhar, pelo menos estava entretida com algum cliente. Enfim...

14º Desafio: O personagem continua com os preparativos com o Ano Novo enquanto reflete sobre a experiência do Natal. Como ele se sente?

Texto:

Eu espero que o Ano Novo não seja como o Natal foi. Estou a fazer de tudo para que a minha turma esteja feliz. Bem, se depender de mim e tendo em conta que eu iria pensar nas bebidas, acho que está tudo sob controlo. Respirei fundo e voltei a olhar novamente para o diário. Por hoje, chega de memórias.

15º Desafio: Quase lá! Há algum detalhe que o seu personagem deixou escapar. Qual? Porquê? Como ele resolve isso?

Texto:

Dia 30

A Carretas chegou a minha casa, de manhã, a rir-se. Não devia ser coisa boa.
– Sabes uma coisa? Põe algum dinheiro de parte em Janeiro. – Começou ela.
– Porquê?
– Porque a garrafa de champanhe que a gente tem foi emprestada.
Olhei para ela, com um misto de preocupação e irritação.
– O quê?
– Falei com um amigo nosso e ele disponibilizou o dinheiro para comprarmos a bebida.
– Tu não trabalhaste?
A Carretas negou com a cabeça. Eu respirei fundo. Mais uma despesa.
– Carretas, parece-me que vais ter que trabalhar mais?
– O quê?
Ela fez um ar surpreendido.
– Foi isso mesmo que ouviste.
– Mas se eu pedi emprestado é porque não quis trabalhar mais.
– Mas agora temos uma divida! – Gritei.
Ela percebeu porque notei-a séria.
E lá vamos nós para mais uma despesa. A primeira de 2019.

16º Desafio: Feliz Ano Novo! Qual a avaliação do personagem do ano que passou e o que ele deseja fazer no ano seguinte?

Texto:

Dia 31

Eu e a Carretas preparámo-nos para a festa de Ano Novo. Não nego que o Ano foi bom. Foi mesmo! Mas ter o trabalho que tenho é algo que eu não quero ter no próximo ano. Espero sinceramente ter um maior equilíbrio financeiro e talvez vá morar com a Carretas. Não sei... bem, mas eu não quero criar metas, quero viver um dia de cada vez.
Bom Ano Novo!

E deixo-vos aqui o último desafio feito em 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.