domingo, 15 de novembro de 2020

Opinião: Psicopatas Portugueses - Joana Amaral Dias

Olá, Pessoal!
Este foi o livro escolhido para ler no mês de Julho do Projeto Literário 2020 - Uma Volta ao Mundo em 12 Livros.

Capa do livro

Pensei comprar este livro com o intuito de saber mais sobre os psicopatas portugueses, saber mais de forma psicológica, (ou seja, que houvesse uma abordagem mais psicológica sobre os criminosos) porém a autora não vai mais além. Apenas relata o que aconteceu e pouco mais.
Fiquei desiludida, no entanto é uma boa leitura para quem não se arrisca muito com policiais ou livros a conterem crimes.

Sinopse:

«O primeiro trabalho clínico que reúne os protagonistas da criminologia portuguesa, uma viagem ao recôndito das suas mentes perversas, uma descida às suas doentes e pérfidas motivações. Psicopatas Portugueses é também um trabalho de Psicologia Forense e procura revelar o quanto o assassínio é complexo, um fenómeno intricado que ocorre no contexto de uma imensa multiplicidade de factores pessoais e culturais.»

Os casos: Luísa de Jesus (última condenada à morte em Portugal), Francisco Esperança (Monstro de Beja), o estripador de Lisboa, Francisco Leitão (Rei Ghob), etc.

A autora:

Joana Amaral Dias é psicóloga clínica, professora universitária, ativista e autora de várias obras, nas quais emprega as ferramentas e os conhecimentos da Psicologia e da Política para ler e interpretar o mundo. É, por exemplo, o caso de Maníacos de Qualidade (2010) no qual traça psico-biografias de vários vultos da sociedade portuguesa, ou O Cérebro da Política (2014), onde analisa a forma como a personalidade, a emoção e a cognição influenciam as escolhas políticas. Colaborando assiduamente em jornais, revistas e televisão enquanto comentadora e analista política.


Links:
Foto da capa: Wook.
Biografia: Wook.
Sinopse: Wook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.