sexta-feira, 8 de março de 2019

Tag: Girl Power

Olá, Pessoal!
Hoje, 8 de Março, sendo o dia da Mulher, decidi postar esta Tag. Se quiserem fazer também, fiquem à vontade.



1- Personagem Favorita.
R: Tenho algumas, mas irei falar da Meggan Pinch do livro "O Crime da Porta ao Lado" da autora (com o mesmo nome que o meu) Diana Couto. Não é a personagem principal, mas fascinou-me muito mais ela do que a Maryhana. A Meggan é mais destemida e independente.

2- Escritora Nacional Favorita.
R: Sinceramente, nenhuma me vem à cabeça.

3- Escritora Estrangeira Favorita.
R: A escritora sueca de romances policiais Camilla Läckberg (pelo menos, de momento).

4- Antagonista Favorita.
R: Não sei se é favorita, mas, de momento, lembro-me da Bellatrix (e interpretada pela Helena Bonham Carter ainda mais gostei da personagem).

5- Melhor livro Escrito por uma mulher.
R: De momento, "A Princesa de Gelo" de Camilla Läckberg.

6- Melhor cena protagonizada por uma personagem feminina.
R: No livro "É Proibido Sorrir" de Esther Lya existe uma cena em que as mulheres, antes de serem descobertas pelos militares, dizem umas frases (não vou especificar devido à possibilidade de spoiler).

7- Melhor conto escrito e/ou protagonizado por uma mulher.
R: O primeiro que me veio à memória foi "A Aia" de Eça de Queiroz.

8- Um livro com uma personagem negra.
R: O meu próprio livro "A Escola do Terror".

9- Um livro com uma personagem LGBT+.
R: Não há muitas personagens LGBT nos livros, pelo menos que me recorde.
Mas existe uma bissexual na trilogia Millennium do autor, já falecido, Stieg Larsson: a personagem Lisbeth Salander.

10- Um livro em que a mulher salva o mocinho.
R: É impossível não lembrar, para quem leu, da Katniss de "Jogos da Fome".

11- Uma personagem que pior representa o género feminino.
R: Acho que a minha resposta irá gerar polémica, mas as personagens Bella Swan de "Crepúsculo" e Anastacia Steel de "Cinquenta Sombras de Grey", para mim, são péssimas.

12- Um livro escrito por uma mulher que você indica (e porquê).
R: Eu amo policiais nórdicos (acho que os nórdicos sabem escrever policial como ninguém), e, por esse motivo, todos os livros da Camilla Läckberg, até ao momento, parecem-me ser bons. Isso se gostarem de ser surpreendidos com os finais.


E termina aqui!
Feliz dia da Mulher!

3 comentários:

  1. Alguns livros e escritoras que citarei aqui eu ainda não li, mas estão na minha estante ou lista de leitura para ler futuramente.
    Como sou escritora, eu poderia citar os meus próprios livros e personagens, mas por não ter publicado nenhum deles ainda, eles vão por enquanto sendo mantidos em segredo, sob sigilo, então citarei outras autoras, obras e personagens.

    1 -
    R: Viviane (a Vivinha), de ¨Um girassol na janela¨.

    2 -
    R: Ruth Rocha. Há outras, claro, mas aqui resolvi citar esta.

    3 -
    R: Helen Oyeyemi.

    4 -
    R: Nossa! É bem ruim (difícil) eu gostar de antagonistas... na verdade sempre desenvolvo aversão a eles/elas justamente por serem antagonistas e geralmente praticarem a maldade. Por isso não vem nenhuma à minha mente. Desculpa. 😀

    5 -
    R: ¨O diário de Anne Frank¨.

    6 -
    R: As cenas de quando a Pollyanna, do livro ¨Pollyanna¨, vai aos poucos conhecendo o personagem Mr. John Pendleton. Falei em mais de uma cena, porque a protagonista não conhece o Mr. Pendleton de uma só vez, numa cena só e num só dia, as cenas vão se dando aos poucos, dia após dia. Para mim, juntando essas cenas todas, são ao fim, encantadoras. É que amo o personagem Mr. John Pendleton, depois da personagem Pollyanna.

    [Continua... 🌝]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [Editando essa segunda parte para consertar um erro.]

      7 -
      R: Vou de ¨Madalena Pipoca¨, escrito por Maria Heloísa Penteado. É infantil, mas é conto, escrito e protagonizado por mulheres. 🌝

      8 -
      R: ¨O garoto do cachecol vermelho¨, de Ana Beatriz Brandão. O livro é uma duologia, até onde sei, havendo o segundo livro da série, o ¨A garota das sapatilhas brancas¨. A protagonista da história é negra.

      9 -
      R: Olívia tem dois papais. [Infantil], de Márcia Leite.

      10 -
      R: A personagem Rosa, de ¨A tulipa negra¨, que visita e passa a visitar o protagonista e botânico Cornélio Van Baerle na prisão, preso injustamente, e passa a ajudá-lo através dessas visitas.

      11 -
      R: Olha, vou concordar com você e citar também a Bella Swan, de ¨Crepúsculo¨, pois não me vem nenhuma outra à mente agora; entretanto, a personagem dela não me cativou, não me representa, não tem nada a ver comigo e por isso não gosto nem de lembrar, hahaha.

      12 -
      R: ¨A menina Ícaro¨, de Helen Oyeyemi, não especificamente pelo livro em si; bem, esse foi o primeiro livro que ela publicou, mas o indico não tanto pelo livro, mas pela história de vida da autora, que muito me admira.: Helen Oyeyemi nasceu na Nigéria em 1984 e se mudou para Londres aos quatro anos. Escreveu A menina Ícaro quando ainda estava no ensino médio. É também autora do romance The opposite house e das peças Juniper's Whitening e Victimese. Graduou-se em Ciências Sociais e Políticas no Corpus Christi College, em Cambridge.
      A autora levou para a ficção uma das questões que a consumiram na adolescência passada na Inglaterra: a inadaptação a uma e outra cultura. A sensação de não-pertinência aos dois países inspirou uma literatura que agradou à crítica e ao público.
      Filha do professor de uma escola para crianças especiais, que também trabalhou como segurança para sustentar a família, Helen Oyeyemi teve uma infância isolada. Os pais a proibiam de brincar com os vizinhos, o que dificultava o cotidiano de imigrante, levando-a à depressão e, como meio de sobrevivência, à escrita. Por A menina Ícaro, a escritora obteve um adiantamento de 400 mil libras, valor recorde na Inglaterra para autores iniciantes, oferecido na época pela editora Bloomsbury.

      Então é isso. Acho que eu consegui, não é? Responder todas as perguntas propostas da sua tag.
      Obrigada por ter me convidado a participar, para mim foi um desafio, me senti desafiada, mas eu amei, é a primeira vez que participo da tag de um blog, por isso quando respondi ao seu comentário de convite na postagem do meu blog, eu disse que não entendia muito bem a respeito de tags. Mas acho que nessa primeira, consegui me sair bem.
      Irei reproduzi-la em meu blog e indicar juntamente o seu blog e a respectiva postagem na qual participei comentando, para que os meus visitantes e leitores venham a saber e para que conheçam o seu blog também.

      Um abraço,
      ~Rose Gleize. 🌼🌼🌼

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.