sexta-feira, 29 de junho de 2018

Desafio World Cup Literário - Fase 3 (Resultados)

Olá, Pessoal!
Deixo aqui os resultados da Fase 3.


Terminei com 5 livros Nacionais (Portugueses) e 7 livros Estrangeiros *

* Não contando com os empates (que eram uma escolha).

Fase 3:
25/06: Arábia Saudita - Egito (A)
(2-1 - Perde)
Livro Estrangeiro

O Último Minuto de Sandra Brown


Ano: 2015
Sinopse: Dawson Scott é um jornalista muito respeitado recentemente regressado do Afeganistão. Assombrado por tudo o que viveu, sofre de neurose de guerra, o que é uma ameaça para todos os aspetos da sua vida. Um dia recebe o telefonema de uma fonte dentro do FBI. Houve um novo desenvolvimento numa história que começou há quarenta anos. Poderá ser a GRANDE história da carreira de Dawson, na qual ele tem um interesse pessoal.
Em breve Dawson está a investigar o desaparecimento e alegado homicídio do ex-fuzileiro naval Jeremy Wesson, filho biológico do casal de terroristas que permanece na lista dos Mais Procurados do FBI.
Dawson dá então por si a gostar cada vez mais da ex-mulher de Wesson, Amelia, e dos seus dois filhos. Porém, quando a ama de Amelia aparece morta, o caso toma um novo rumo surpreendente, com o próprio Dawson a tornar-se suspeito. Assombrado pelos seus próprios demónios, Dawson inicia a perseguição dos famosos criminosos...e da verdade surpreendente e secreta sobre si próprio.

Opinião: Acho ser um dos melhores livros dela e que mais policial tem.

25/06: Uruguai - Rússia (A)
(3-0 - Vence)
Livro Nacional (Português)

A Mulher no Crime: Submissa ou Subtil? de Inês Isabel Capão Calixto


Ano: 2017
Sinopse: Ao longo dos tempos tem-se questionado o porquê de a taxa de criminalidade feminina não ser tão elevada quanto a masculina.
Mas será que as mulheres cometem, efetivamente, menos crimes do que os homens?
Com este estudo pretende-se uma análise do fenómeno criminal através da experiência feminina, abordando a forma como as mulheres vivem o crime, principalmente no papel de agressoras. Mais especificamente, visa-se o relacionamento deste fator com a Teoria das Atividades Rotineiras, desenvolvida em 1979 por Lawrence E. Cohen e Marcus Felson, uma das quatro teorias no âmbito da Criminologia Ambiental, de forma a compreender melhor as estatísticas da criminalidade feminina.

Opinião: Acho o livro muito interessante para quem gosta de saber este tipo de informação.

25/06: Irão (Irã) - Portugal (B)
(1-1 - Empate)
Jogo com o país que eu torci - Sem livro

25/06: Espanha - Marrocos (B)
(2-2 - Empate)
Escolha de Livro: Estrangeiro

A Rapariga no Comboio de Paula Hawkins


Ano: 2015
Sinopse: Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.
Até que um dia...
Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada.
Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

Opinião: Não gostei deste livro. Acho incrível como a adaptação para cinema ficou melhor que o livro. Na "versão" para cinema fui mais enganada quanto ao verdadeiro "vilão" do que no livro. Não gostei da falta de suspense que a autora me despertou.

26/06: Austrália - Peru (C)
(0-2 - Perde)
Livro Estrangeiro

Pensa Num Número de John Verdon


Ano: 2010
Sinopse: Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça… Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.
Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?
Considerado pela crítica internacional uma obra-prima do suspense, Pensa num Núm3ro dá-nos a conhecer uma personagem fascinante, capaz de rivalizar com Sherlock Holmes ou Poirot.

Opinião: Se era para rivalizar com Sherlock Holmes fiquei desiludida. Se calhar tive uma expectativa muito alta enquanto lia o livro, mas sinceramente ficou aquém do que eu pensava.

26/06: Dinamarca - França (C)
(0-0 - Empate)
Escolha de Livro: Estrangeiro

The Shining - A Luz de Stephen King


Ano: 1977
Sinopse: Jack Torrence consegue um emprego num velho hotel, e acha que será a solução dos seus problemas e dos da sua família - as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho, Danny, vai poder voltar a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas a pairar nos antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado.

Opinião: Eu gosto muito de Stephen King. O livro está incrível, a adaptação para cinema deixou um pouco a desejar.

26/06: Nigéria - Argentina (D)
(1-2 - Vence)
Livro Nacional

Um Trono para Dois Irmãos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Ano: 2002
Sinopse: Os príncipes D. Pedro e D. Miguel são irmãos e disputam o trono de Portugal. 
A cidade do Porto é fiel a D. Pedro mas encontra-se cercada pelas tropas de D. Miguel. Ninguém entra, ninguém sai, as lutas prolongam-se sem vencidos nem vencedores. E a morte espreita mesmo fora dos campos de batalha porque faltam mantimentos. Em certas zonas já há quem coma ratos e outros bichos nojentos. No entanto, os homens não se rendem.
Ana, Orlando e João caem da máquina do tempo numa zona onde a guerra está ao rubro... Para escapar às balas juntam-se a um médico que anda a recolher feridos na sua charrete. Assim, são obrigadas a tomar partido.

Opinião: Acho que foi um dos livros que mais gostei de ler enquanto andei na escola.

26/06: Islândia - Croácia (D)
(1-2 - Vence)
Livro Nacional

Do Silêncio e Da Pele II de Paula OZ


Tipo: Poesia
Ano: 2017

Opinião: A poetiza escreve poesia erótica (peso desculpa caso a designação não seja essa). Estive presente no lançamento deste livro. Tem talento e admiro quem escreve poesia, porque eu já não escrevo há anos.

27/06: México - Suécia (F)
(0-3 - Perde)
Livro Estrangeiro
Fetiche de Tara Moss


Ano: 1999
Sinopse: Makedde Vanderwall é estudante de Psicologia Forense e, nas horas vagas, modelo internacional. Contactada pela agência para realizar alguns trabalhos de moda e relançar a sua carreira, viaja até Sydney, aproveitando a oportunidade para visitar a sua melhor amiga, Catherine Gerber. Mas as passarelas e as intrigas do mundo da moda depressa perdem importância quando Mak tropeça literalmente no corpo mutilado da amiga. Catherine é a mais recente vítima do «assassino dos stilettos», um homicida cruel que sequestra as suas presas e as tortura, para em seguida as matar. Incapaz de se afastar da investigação, Mak ver-se-á enredada num mortífero jogo do gato e do rato, longe de saber que ela própria se tornou na obsessão de um sádico psicopata...

Opinião: É um livro de leitura fácil que nos prende no enredo.

27/06: Coreia do Sul - Alemanha (F)
(2-0 - Perde)
Livro Estrangeiro
Em Parte Incerta de Gillian Flynn


Ano: 2012
Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?
Com uma escrita incisiva e a sua habitual perspicácia psicológica, Gillian Flynn dá vida a um thriller rápido e muito negro que confirma o seu estatuto de uma das melhores escritoras do género.

Opinião: Sem palavras para descrever este livro. Não vou comentar mais pois posso soltar spoiler. Mas aconselho para os amantes de Thrillers.

27/06: Suíça - Costa Rica (E)
(2-2 - Empate)
Escolha de Livro: Estrangeiro

O Código da Vinci de Dan Brown


Ano: 2003
Sinopse: Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.

Opinião: Não gostei deste livro. Dan Brown é um dos autores estrangeiros que eu menos aprecio. Toda a parte da História, Religião e etc... é mais marcante que a própria ficção.

27/06: Sérvia - Brasil (E)
(0-2 - Perde)
Livro Estrangeiro

A Princesa de Gelo de Camilla Läckberg


Ano: 2003
Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…

Opinião: Acho que é uma possível Agatha Christie nórdica, nos tempos de hoje.

28/06: Senegal - Colômbia (H)
(0-1 - Vence)
Livro Nacional

Crime na Universidade de Pedro Macedo


Ano: 2013
Sinopse: Quando Edward e a sua equipa do FBI, são chamados à Universidade para resolver um homicídio, nada fazia prever a sucessão de acontecimentos que viriam a acontecer. Com a ajuda de uma bela e sensual jornalista, os agentes precipitam-se numa vertiginosa luta contra o tempo, onde ninguém parece dizer a verdade e todos têm algo a perder.

Opinião: Fiquei desiludida por descobrir todo o final, mas é um bom livro.

28/06: Japão - Polónia (H)
(0-1 - Perde)
Livro Estrangeiro

Misery de Stephen King


Ano: 1987
Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor de romances cor-de-rosa, tornado célebre pela personagem principal das suas obras, Misery Chastain. Porém, Sheldon entendeu que estava na hora de virar a página e decidiu «matar» Misery. 
É então que sofre um terrível acidente de viação e é socorrido por Annie Wilkes, uma ex-enfermeira que o leva para sua casa para o tratar. O que Paul não sabe é que Annie, a sua salvadora, é também a sua maior fã, a mais fanática e obcecada de todas — e está furiosa com a morte de Misery.
Ferido e incapaz de andar, totalmente à mercê de Annie, Paul é obrigado a escrever um novo livro para «ressuscitar» Misery, como uma Xerazade dos tempos modernos nas mãos de uma psicopata tresloucada que há muito deixou de distinguir a realidade da ficção.
Repleto de complexos jogos psicológicos entre refém e captor, Misery é uma obra de suspense e terror no seu estado mais puro.

Opinião: Um livro completamente incrível com uma adaptação para cinema também incrível.

28/06: Inglaterra - Bélgica (G)
(0-2 - Perde)
Livro Estrangeiro

A Casa Da Morte de David Ellis e James Patterson


Ano: 2015
Sinopse: Uma casa com vista para o mar e um segredo mortal que teima em não ficar enterrado.
O n.º 7 da Ocean Drive é uma propriedade multimilionária nos Hamptons, com vista para o mar, onde o dinheiro e o estatuto social não conhecem limites. Mas a sua fachada em magnífico estilo gótico esconde um passado terrível: a casa foi palco de uma série de homicídios sádicos e brutais que nunca foram resolvidos. Conhecida como «A Casa da Morte», encontra-se agora abandonada, e os habitantes locais preferem passar à distância. Um casal assassinado e segredos chocantes revelados.
Quando um homem influente e poderoso e a sua amante são encontrados mortos naquela propriedade, a violência do local do crime choca a detetive Jenna Murphy. E o que a princípio parece ser um caso simples acaba por revelar tantos segredos chocantes como a própria Casa da Morte.
Só há uma escolha possível: a verdade ou a morte
À medida que mais cadáveres vão surgindo, Jenna descobre que os segredos que a Casa da Morte encerra remontam ao seu próprio passado. E antes que a fatídica casa faça mais uma vítima, a detetive percebe que terá de arriscar a própria vida para descobrir a verdade. A Casa da Morte é um thriller arrepiante e de leitura compulsiva sobre homicídio e vingança, que não vai deixar o leitor indiferente.

Opinião: Um livro incrível. O enredo prende-nos desde o primeiro capítulo e foi um dos raros livros que eu não acertei sobre o final.

28/06: Panamá - Tunísia (G)
(1-2 - Vence)
Livro Nacional

Curso de Escrita Criativa I de Pedro Sena Lino


Ano: 2013
Sinopse: Tem ideias mas não sabe como passá-las ao papel? Sente-se a bloquear sempre que tenta iniciar um texto? Saiba que está a um passo de se libertar destas inquietações! Alicerçado em dez anos de experiência do autor, em que mais de cinco centenas de alunos frequentaram os seus cursos, este livro divide-se em dezoito ferramentas, exemplos literários, exercícios simples testados por quem já os realizou e conclusões assentes na prática da escrita.
O Curso de Escrita Criativa I - Criative-se: usar em caso de escrita é um manual que pretende abolir para sempre a tortura da página em branco, ou o refrão aprisionante: "Eu não tenho imaginação".
Tornar-se-á decerto o melhor amigo da sua escrita: para começar, traçar percursos, ir mais longe - e recomeçar.
Cativante e criativo, este livro surpreendente ajudá-lo-á a soltar as amarras da sua criatividade e a estimular o grande escritor que há em si!

Opinião: A pessoa percebe que já não tem muitas opções de escolha quando mostra um livro para ajudar a "escrever melhor". Enfim... Este livro é bom para outros escritores iniciantes ou não. Aconselho!

E aqui estão os meus resultados à Fase 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.